GP2 Series: Lewis Hamilton vence a primeira em Nürburgring

O inglês Lewis Hamilton (ART Grand Prix) venceu neste sábado a primeira prova do final de semana da Fórmula GP2, disputada no circuito alemão de Nürburgring, na Alemanha.


De forma dominante, Hamilton assumiu a ponta logo na largada e, mesmo punido com um drive-through, conseguiu ultrapassar seu companheiro de equipe, o francês Alexandre Prémat para receber a bandeira quadriculada com 19s642 de vantagem na dobradinha da ART. Completando o pódio apareceu o inglês Adam Carroll (Racing Engineering).

O melhor brasileiro na corrida foi Xandinho Negrão (Medley). Largando da 18ª posição, Xandinho adotou uma estratégia diferente dos rivais, que realizaram o pit-stop obrigatório nas voltas iniciais, e passou boa parte da corrida em quarto lugar. Após a parada, voltou em 12º e foi melhorando gradativamente, até se beneficiar da briga entre o austríaco Andreas Zuber e o japonês Hiroki Yoshimoto para ultrapassá-los e assumir o sétimo lugar, terminando colado no venezuelano Ernesto Viso, o sexto. “Não larguei muito bem, mas isso acabou sendo bom, pois andei sozinho uma boa parte do tempo e imprimi um ritmo bom, conseguindo retardar minha parada nos boxes. A equipe mudou bastante o acerto do carro e voltamos a usar uma configuração antiga, parecida com a do Nelsinho. Não é o melhor carro da categoria, mas melhorou bastante. Estou bastante feliz com meus primeiros pontos”, afirmou.

Com o resultado, Xandinho partirá da primeira fila na segunda corrida, já que os oito primeiros da primeira prova largam com as posições invertidas no grid, e espera pular na frente logo no início. “Vou tentar ir pra cima logo no começo, mas o mais importante é chegar pela primeira vez no pódio”, completou.

Os outros brasileiros não tiveram a mesma sorte. Nelsinho Piquet (Piquet Sports), o pole, largou mal e caiu para oitavo. Quando brigava pela quarta posição, seu pneu dianteiro esquerdo, bastante deteriorado, estourou e o brasileiro bateu na barreira de pneus. Já Lucas Di Grassi (Durango) fez uma corrida discreta, terminando em 18º. Mesmo abandonando, Nelsinho lidera o campeonato com 27 pontos, sete a mais que Hamilton, empatado com o francês Nicolas Lapierre (Arden International) na segunda posição. Xandinho é o 14º, com dois pontos.

Confira o resultado final da corrida em Nürburgring:

1. Lewis Hamilton (Inglaterra), ART Grand Prix, 35 voltas in 1h01min26s097
2. Alexandre Premat (França), ART Grand Prix, a 19s642
3. Adam Carroll (Inglaterra), Racing Engineering, a 28s756
4. Jose Maria Lopez (Argentina), Super Nova, a 29s782
5. Nicolas Lapierre (França), Arden International, a 30s073
6. Ernesto Viso (Venezuela), iSport, a 35s784
7. Xandinho Negrão (Brasil), Piquet Sports, a 38s426
8. Hiroki Yoshimoto (Japão), BCN, a 40s107
9. Javier Villa (Espanha), Racing Engineering, a 55s748
10. Michael Ammermuller (Alemanha), Arden, a 56s638
18. Lucas Di Grassi (Brasil), Durango, a 1 volta

Classificação após cinco corridas: 1, Nelsinho Piquet, 27 pontos; 2, Lewis Hamilton e Nicolas Lapierre, 20; 4, Ernesto Viso, 19; 5, Gianmaria Bruni, 18; 6, Adam Carroll, 16; 7, Alexandre Prémat, 13; 8, Jose Maria Lopez, 9; 9, Hiroki Yoshimoto e Adrian Valles, 6; 14, Xandinho Negrão, 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *