Grand-Am: Quarteto da Brumos Racing vence as 24 Horas de Daytona

O quarteto formado por David Donohue/ Darren Law/ Buddy Rice/ Antonio Garcia, num Porsche Riley da Brumos Porsche, venceu neste domingo (25/01), a 47ª edição das 24 Horas de Daytona, abertura da temporada 2009 da Grand-Am.

Donohue ultrapassou Juan Pablo Montoya, num Lexus Riley da Chip Ganassi, faltando 39 minutos para o final da longa prova. O colombiano pressionou Donohue até a bandeirada final, com o norte-americano vencendo, depois de 735 voltas, com apenas 0s167 de vantagem. A vitória da Brumos Racing, a primeira desde 2003, quebrou uma série de três vitórias consecutivas da Chip Ganassi na prova. Donohue igualou o feito do pai, Mark, que em 1969, também largou na pole e venceu a prova.

Montoya teve como parceiros de equipe os atuais campeões, Scott Pruet e Memo Rojas.
 
O trio João Barbosa/ J.C.France/ Hurley Haywood/ Terry Borcheller, no segundo Porsche Riley da Brumos Racing chegou em 3º.

Raphael Matos, com um BMW Riley, da Level 5 Motorsports, foi o único brasileiro a completar a prova, em 19ª lugar. Christophe Bouchut,/ Scott Tucker/ Ed Zabinski foram seus parceiros de equipe.Oswaldo Negri (junto com Colin Braun/ Ryan Hunter-Reay/ Mark Patterson, com o Ford Riley da Michael Shank  Racing) e Ricardo Zonta (que teve Nic Jonsson e Darren Turner como parceiros no Ford Lola da Krohn Racing), abandonaram.

O quinteto formado por Jorg Bergmeister/ Andy Lally/Patrick Long/ Justin Marks/ RJ Valentine, num Porsche GT3 da TRG, venceu pela classe GT, sendo 9º no geral.

Final:

1 – Donohue/Law/Rice/Garcia (Porsche /Riley) – Brumos – 735
2 – Pruett/Rojas/Montoya (Lexus /Riley) – Ganassi – 0.167
3 – France/Barbosa/Borcheller/Haywood (Porsche /Riley) – Brumos – 5.504
4 – Taylor/Angelelli/Frisselle/Lamy (Ford /Dallara) – SunTrust – 10.589
5 – Dixon/Franchitti/Lloyd (Lexus /Riley) – Ganassi – 4 voltas
6 – Briscoe/Bernhard/Dumas (Porsche /Riley) – Penske – 18
7 – Johnson/Gurney/Fogarty/Vasser (Pontiac /Riley) – Stallings – 21
8 – Wallace/Finlay/Patrick/Mears (Pontiac /Crawford) – Childress-Howard – 33
9 – Marks/Lally/Valentine/Bergmeister/Long (Porsche 997) – TRG – 40
10 – Ballou/Pumpelly/George Jr/Collard/Lietz (Porsche 997) – TRG – 41
11 – Martien/Zacharias/Maassen/Pilet (Porsche 997) – Wright – 44
12 – Edwards/Collins/Magnussen (Pontiac GXP.R) – Banner Racing – 46
13 – Farnbacher/Lux/Marsh/Roush (Porsche 997) – Farnbacher – 47
14 – Liddell/Davis/Bucknum (Pontiac GXP.R) – Stevenson – 51
15 – Johnson/Lacey/Nearn/Westbrook/Sofronas (Porsche 997) – Farnbacher – 55
16 – Keen/Werner/Henzler/Westbrook/Farnbacher (Porsche 997) – Farnbacher – 59
17 – Assentato/Segal/Longhi/Plumb (Mazda RX-8) – SpeedSource – 60
18 – Jacalone/Jacalone/Pobst/Bonilla/Lewis (Porsche 997) – Gotham – 60
19 – Tucker/Bouchut/Zabinski/Matos (BMW /Riley) – Level5 – 70
20 – Taylor/Beyer /Taylor/Marti (Pontiac /Riley) – Beyer – 73
21 – Forest/Merrill/Barrett/Westphal/Salvo (Pontiac GXP.R) – PR1 – 79
22 – Gue/Long/Eversley/Beiker (Corvette) – Stevenson – 85
23 – Cosmo/Russell/Pridmore/Ward (Porsche /Coyote) – Spirit of Daytona – 86
24 – von Moltke/Sellers/Peterson/Cameron (Mazda RX-8) – Racers Edge – 88
25 – Gutierrez/Pallis/Miller/Schr (Porsche 997) – TRG – 110
26 – Rosa/Kaffer/Petrobelli/Simonsen (Porsche 997) – Farnbacher – 113
27 – Gomez/Graeff/Henzler/Yarab Jr/Campollo (Porsche 997) – Farnbacher – 131
28 – Haskell/Tremblay/Ham/Bomarito (Mazda RX-8) – SpeedSource – 144
29 – Quinlan/Ledoux III/Watkins/Zadig/Kossmann (Porsche 997) – TRG – 163
30 – Paquette/Bentley/Carter/Nixon (Porsche 997) – Bullet Racing – 216