GT Brasil: Cristiano Federico e Caio Lara vencem prova GT4 em Pinhais

Dupla se aproveitou do toque entre os lÁ­deres Sérgio Laganá e Marçal Melo

A dupla Cristiano Federico e Caio Lara, com um Ferrari Challenge, venceu a prova deste sábado (23) da Itaipava GT4 no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Com um ritmo forte, os pilotos se aproveitaram de um toque entre os lÁ­deres Sérgio Laganá, parceiro de pilotagem de Alan Hellmeister, de Ferrari Challenge, e Marçal Melo, que divide um Ginetta G50 com William Freire. O acidente, que encerrou a corrida sob bandeira amarela, garantiu a vitória de Cristiano Federico e Caio Lara.

“Durante o final de semana, não esperávamos vencer a prova. SabÁ­amos que a nossa posição real seria algo próximo do quarto lugar. Quando fui entrar no carro, já estávamos muito para trás, mas a intervenção do safety car nos recolocou na disputa. E com o toque entre os lÁ­deres, conseguimos vencer. O resultado foi muito importante pensando no campeonato”, disse Cristiano Federico, que ampliou a vantagem na liderança da Itaipava GT4.

Leonardo Burti, que divide um Ginetta G50 com Carlos Burza, largou na pole position, teve uma corrida confusa em função de uma rodada na largada, mas ainda chegou em segundo. “Para mim foi um péssimo inÁ­cio de corrida. Fui espremido e acabei rodando para não bater. Cai para último, mas fui com calma, me recuperando e passando todo mundo”, descreve. Para Carlos Burza, o pódio foi importante para recuperar a confiança no próprio desempenho.

“Foi um resultado muito positivo, tudo que eu queria era chegar até o final da corrida após tantas quebras neste ano. Eu lamento pelo que houve entre o Laganá e o Marçal, mas estamos superando uma fase de azar, de coisa ruim, onde eu já estava até perdendo a confiança, mas hoje deu para superar tudo isso e estamos de volta na disputa”, fala Carlos Burza. As voltas finais acabaram premiando também os esforços dos vice-lÁ­deres da Itaipava GT4, Valter Rossete e Fábio Greco.

Eles chegaram em terceiro lugar e estão dez pontos atrás de Cristiano Federico e Caio Lara. “Estou satisfeito com o resultado, mas estamos encarando um desafio grande com a troca do carro. Deixamos o Ferrari Challenge, que era um carro vencedor, campeão, pelo Maserati Gran Turismo, que precisa melhorar. Foi inesperado, mas muito bom conquistar este terceiro lugar”, diz Valter Rossete, atual campeão da Itaipava GT4.

O RESULTADO FINAL EM PINHAIS

1º) 72 – C.Federico/C.Lara (FC , SP/SP)
2º) 81 – C.Burza/L.Burti (GI , SP/SP)
3º) 21 – V.Rossete/F.Greco (MA , SP)
4º) 51 – Otavio Mesquita (FC , SP)
5º) 17 – M.Sant’Anna/C.De Rey (FC , SP)
6º) 55 – J.Gonçalves/C.Coelho (GI , SP/SP)
7º) 6 – Valter Pinheiro (GI , SP)
8º) 57 – S.Laganá/A.Hellmeister (FC , SP/SP)
9º) 82 – M.Melo/W.Freire (GI , SP/SP)
10º) 52 – André Posses (PS , SP)

CLASSIFICAÇÁƒO EXTRA-OFICIAL DA ITAIPAVA GT4 (APÁ“S 9 DE 20 CORRIDAS)

1 Cristiano Federico/Caio Lara (Ferrari Challenge), 138 pontos
2 Valter Rossete/Fábio Greco (Maserati Gran Turismo), 128
3 Sérgio Laganá/Alan Hellmeister (Ferrari Challenge), 117
4 Marçal Melo/William Freire (Ginetta G50), 116
5 Otávio Mesquita (Ferrari Challenge), 102
6 João Gonçalves/Caê Coelho (Ginetta G50), 56
7 Marcello Sant’Anna/Christian De Rey (Ferrari Challenge), 51
8 Carlos Burza/Leonardo Burti (Ginetta G50), 50
9 Valter Pinheiro (Ginetta G50), 39
10 Eduardo Ramos/Leandro Almeida (Aston Martin), 29
11 Oswaldo Federico/Marcelo Losasso (Maserati Trofeo), 27
12 João Paulo Mauro/Eduardo Furlanetto (Maserati Trofeo), 22
13 Valter PatrocÁ­nio/Demétrio Mendes (Maserati Trofeo), 8
14 Fúlvio Marote/Fernando Fortes (Maserati Trofeo), 8
15 Felipe Roso/Vinicius Roso (Maserati Trofeo), 6
16 André Posses (Porsche 996), 1