GT Brasil: Ramon Matias e Renato Cattalini vencem com o Dodge Viper Competition Coupé

Dupla conquista a vitória e fica a um ponto da liderança do campeonato

A corrida de domingo da categoria GT Premium não teve chuva, mas foi igualmente movimentada. Depois de largar da quinta colocação da categoria e em 12o na geral, a dupla formada por Renato Cattalini e Ramon Matias levou o Dodge Viper Competition Coupé para a vitória que parecia certa na corrida de sábado, antes de Renato Cattalini sofrer com problemas de freios.

Renato, que largou, fugiu dos problemas e tentou se adaptar melhor ao carro. “Eu nunca tinha dirigido o Viper, então foi um final de semana de aprendizado, porque ele é difÁ­cil de pilotar, porém muito rápido de reta e eu não consegui me adaptar com os freios”, contou Cattalini, que revelou estar aquém do seu desempenho, mas ficou feliz com a vitória que rende o segundo lugar na tabela de pontos, um atrás dos lÁ­deres, Andersom Toso e Carlos Kray.

Ramon Matias já havia pilotado o Dodge Viper Competition Coupé em alguma etapas da temporada 2009, então teve uma fácil adaptação ao carro. Quando recebeu o carro das mãos de Cattalini, fez várias voltas em ritmo de classificação. “Eu fui pra pista um pouco pra trás e recebi pelo rádio que se mantivesse um ritmo forte, teria chance de chegar nos primeiros. Quando eu vi o Toso fui pra cima dele e ganhei a posição”, disse Ramon.

A dupla formada pelos gaúchos Andersom Toso e Carlos Kray conquistou mais uma vez a segunda colocação, após sofrerem com problemas de estabilidade no Lamborghini LP520. “SaÁ­mos daqui sem a vitória que era nosso objetivo. Infelizmente o carro perdeu muito desempenho por desgaste de pneus. Se não fosse isso acho que conseguiria manter a vantagem”, contou Toso, que com seu parceiro, Kray, lidera o campeonato com 32 pontos.

Os irmãos gêmeos, Felipe e VinÁ­cius Roso estrearam na categoria GT Premium com o modelo F430 da Ferrari. Depois da largada, VinÁ­cius chegou a cair para a última posição entre seus concorrentes, mas conseguiu se recuperar. “Nas 10 primeiras voltas o carro estava muito bom, mas os pneus foram acabando e eu fui tirei o pé pra entregar o equipamento em condições para o Felipe. Foi uma boa primeira etapa, ainda mais por ser em casa”, disse VinÁ­cius.

Felipe por sua vez, não teve como manter a posição e se disse feliz pelo resultado. “Como recebemos o carro durante essa semana conseguimos fazer apenas uma revisão e vir pra pista, então essa corrida foi para nos adaptarmos Á s condições de dirigibilidade do Ferrari”, disse Felipe, que quando recebeu o carro do VinÁ­cius, o F430 já estava com os pneus muito gastos. “No final, fizemos pódio, foi um ótimo resultado”, finalizou. A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo acontece nos dias 26 e 27 de maio no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na cidade de Pinhais, no Paraná.

Classificação final da corrida:
1 – C.Faria/D.Rosa (MB, SP/RS), 35 voltas em 50:13.842 (média de 147,57 km/h)
2 – F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR), a 2.005
3 – C.Bueno/C.Dahruj (BM , SP/SP), a 9.046
4 – M.Hahn/A.Kohdair (LA , SP/SP), a 10.729
5 – V.Faria/R.Guerra (MB , SP/SP), a 30.111
6 – H.Assunção/R.Kastropil (LA , SP/SP), a 1 volta
7 – R.Cattalini/R.Mathias (VI , SP/SP), a 1 volta
8 – C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS), a 1 volta
9 – F.Roso/V.Roso (FE , RS/RS), a 2 voltas
10 – C.Almeida/P.Ventura (LA , RS/RS), a 2 voltas
11 – F.Poeta/W.Derani (LA , RS/SP), a 3 voltas
12 – F.Tozzo/R.Mascarello (FE , RS/MT), a 34 voltas

Classificação da GT Premium após 2/18 etapas:
1 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520 – 32 pontos
2 – Ramon Matias/Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé – 31
3 – Cristiano de Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 30
4 – Felipe Roso/VinÁ­cius Roso – Ferrari F430 – 24
5 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo – Ferrari F430 – 20