GT3 Brasil: Categoria comemora sucesso de público e equilibrio na terceira etapa em Interlagos

Onze mil pessoas assistiram de perto a vitória do terceiro modelo diferente em seis corridas disputadas em 2010

O Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace completou na última semana 70 anos de história e recebeu de presente um fim de semana de festa com o Itaipava GT Brasil. Mais de onze mil pessoas acompanharam das arquibancadas a terceira etapa do campeonato, com as corridas de número cinco e seis, ambas vencidas pela dupla Valdeno Brito e Matheus Stumpf, com Ford GT. O bom público foi recompensado com o que o campeonato pode oferecer de melhor: excelentes disputas entre os carros mais desejados do mundo, no momento de maior equilÁ­brio em 2010.

Com o processo de equilÁ­brio de desempenho, as marcas estão mais próximas do que nunca, tanto que a sexta corrida do ano teve pole position da Ferrari, volta mais rápida da Lamborghini e vitória da Ford . “Estamos muito felizes com o resultado do trabalho da SRO Latin America, da CBA e da Auto+ Entretenimento. É muito bom ver as arquibancadas cheias e garantir ao público um bom espetáculo, graças ao equilÁ­brio de desempenho que vem sendo feito com muito cuidado, com as informações que chegam da Europa devidamente adequadas ao Brasil”, afirma Antonio Hermann, sócio da SRO Latin America.

A competitividade permitiu, por exemplo, as duas primeiras vitórias de um carro equipado com pneus Michelin em 2010. Nas quatro corridas anteriores, foram quatro conquistas da Pirelli. Agora, a expectativa é em relação a chegada dos novos pneus da Michelin, iquais aos utilizados na Europa e que ainda não estavam disponÁ­veis no Brasil. A previsão é de que eles possam ser aproveitados pelas equipes já na quarta etapa do campeonato, marcada para os dias 17 e 18 de julho, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro (RJ).

O autodromo do Rio de Janeiro é exatamente o circuito que garantiu o melhor público do Itaipava GT Brasil em 2009. Com a temporada se aproximando da metade, cinco dos nove modelos inscritos no campeonato já venceram corridas: Lamborghini Gallardo LP560, Ferrari F430 e Ford GT na classe Itaipava GTBR3 e Maserati Trofeo e Ferrari Challenge na Itaipava GTBR4.

Os únicos modelos sem vitória até o momento são o Dodge Viper Competition Coupe, que vem alcançando bons resultados mas ainda não dispõe dos pneus adequados, o Lamborghini Gallardo LP500, carro da geração anterior que continua mostrando força em 2010, o Porsche 997 Cup “S”, que participou apenas da primeira rodada, e a Ferrari Scuderia, que ainda não estreou.

Para a proxima etapa estão sendo esperadas as estreias do Audi R-8 na categoria Itaipava GTBR3 e dos Ginetta na Itaipava GTBR4.

O nÁ­vel das disputas vem agradando o público tanto nas arquibancadas quanto no sofá de casa: pela segunda vez no ano, a corrida de domingo foi exibida ao vivo pela RedeTV! com bom Á­ndice de audiência e, depois, reprisada ao longo de toda a semana na ESPN Brasil. O campeonato Itaipava GT Brasil tem a liderança de Matheus Stumpf e Valdeno Brito, com Ford GT, seguidos pelas duplas Claudio Dahruj e Rafael Daniel e Marcelo Hahn e Allam Khodair, ambas com Lamborghini Gallardo LP560. Esta é a quarta e melhor temporada da categoria no Brasil.Â