GT3 Brasil: Categoria terá acompanhamento de técnicos da FIA

O delegado-técnico Jean Vinatier chega ao paÁ­s no dia 8.

A primeira temporada do Campeonato Brasileiro de GT3, a nova categoria vinda da Europa que se instala a partir de agosto no paÁ­s, terá acompanhamento de técnicos da FIA (Federação Internacional do Automóvel), a mesma entidade que fiscaliza a Fórmula 1. A cada etapa, especialistas coordenados pelo francês Jean Vinatier virão da Europa para acompanhar, como convidados, a aplicação do regulamento e também a fiscalização dos sofisticados modelos da GT3 durante corridas e treinos. Os técnicos virão ao Brasil a convite do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN), órgão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Para a primeira etapa, marcada para os dias 11 e 12 de agosto, em Tarumã (RS), o próprio Vinatier estará presente. O especialista francês é delegado-técnico da FIA e responsável pelo regulamento e fiscalização de todos os campeonatos do tipo GT (ou Gran Turismo) da entidade máxima do esporte a motor mundial.

“A idéia é manter aqui exatamente os mesmos padrões de controle e de qualidade nas vistorias técnicas que foi estabelecido na Europa, onde a GT3 alcançou um sucesso fantástico em apenas duas temporadas”, diz Antonio Hermann, um dos sócios do empreendimento ao lado do também empresário brasileiro Walter Derani. Os dois fundaram a SRO Latin America em parceria com a SRO Organization, empresa especializada em campeonatos automobilÁ­sticos que organiza e administra vários certames referendados pela FIA. “Hoje, além do torneio europeu original, criado em 2006, a GT3 se expande criando campeonatos nacionais, como o Alemão e o Belga. O Brasil é o primeiro paÁ­s não-europeu a sediar um torneio completo deste certame”, observa Derani.

“Para a CBA é importante estar perto da FIA”, comentou o presidente do CTDN, o gaúcho Nestor Valduga, durante o evento de lançamento da GT3 em São Paulo. “O regulamento da GT3 é inteligente, simples e objetivo. É exatamente igual ao aplicado na Europa e, por isso, a CBA resolveu fazer este convite para que os comissários da FIA possam acompanhar o nosso trabalho”, continuou Valduga, responsável pelos regulamentos e respectiva aplicação técnicas de todos os campeonatos realizados no paÁ­s. A GT3 será a primeira categoria do tipo Turismo da história do automobilismo nacional a competir com um regulamento exatamente igual a seu similar europeu, em um texto que passo pela aprovação de Valduga e outros membros do CTDN.

Jean Vinatier deve chegar a São Paulo, vindo da França, no próximo dia 8 de agosto. No dia seguinte, segue para Porto Alegre, a fim de acompanhar a primeira rodada dupla da GT3 fora do território europeu. As corridas estão marcadas para os dias 11 e 12 de agosto, no circuito de Tarumã, situado a 40 quilÁ´metros da capital gaúcha. A GT3 é disputada por modelos sofisticados e muito cobiçados, como Ferrari F430, Porsche 997, Dodge Viper, Maserati GranSport Light e Lamborghini Gallardo.

Foto: GT3 Brasil-Divulgação