GT3 Brasil: Com apenas dois treinos, GT3 já anda mais que Stock Car

Equipes consideram que carros podem ser ainda mais velozes pois houve pouco tempo para desenvolvimento.

Foi apenas um dia de treinos coletivos, mas os bólidos da Brasil GT3 Championship já mostram seu potencial. Além de reunir carros esportivos considerados os mais bonitos do mundo – em um verdadeiro desfile de beleza sob rodas – os GT3 são extremamente rápidos: em apenas um dia completo de treinos na quinta-feira seus tempos já superaram os obtidos pelos Stock Cars – carros de concepção distinta voltada exclusivamente para a velocidade. Apesar de as duas categorias disputarem espaços distintos no unverso do automobilismo, para pilotos e chefes de equipe as comparações de performance e tecnologia são inevitáveis. “Tivemos pouquíssimo tempo de trabalho com nossos GT3”, resumiu Carlos Chiarelli, chefe da equipe Boni Sports, que opera o rápido e estilisticamente impecável Lamborghini Gallardo, bólido italiano pilotado por Alceu Feldmann e Paulo Bonifácio. “Na Stock, onde também trabalho, já usamos os carros há vários anos – então eles estão muito bem desenvolvidos. Nosso Lamborghini teve apenas algumas horas de treino conosco. Garanto que, em 2008, quando retornarmos a Tarumã, nossos tempos serão muito mais rápidos do que os que estamos registrando neste fim de semana”.

Com Feldmann ao volante, o “Lambo” Gallardo registrou a marca de 1min02s993, com média de média de 179,73 km/h. Já a pole position mais veloz da Stock para os 3.016 metros da pista foi assinalada em 2005 pelo goiano Rubem Fontes, em 1min03s525 (170,91 km/h). Segundo expectativas das equipes, o tempo de Feldmann deve cair cerca de um segundo até as tomadas de tempo no sábado, caso as condições de tempo ajudem – a previsão é de chuva nesta sexta-feira, mas o sol deve retornar no sábado e domingo segundo o site especializado em metereologia www.windguru.cz.

“Estes carros possuem uma sofisticação que nos permitirá avançar bastante em termos de ganho de velocidade”, explica Chiarelli. “É só uma questão de tempo, de podemos trabalhar para ganhar alguns décimos aqui e outros ali. É um prazer enorme trabalhar com carros como estes”, completa o chefe de equipe da Boni Sports e da Scuderia 111 da Stock Car.

Nesta sexta-feira os supercarros da GT3 volta à pista a partir das 10h para reiniciar seus treinos, com portões abertos ao público. As corridas serão disputadas no domingo, com largada às 10h30 e às 14h30. Os ingressos para assistir às provas serão vendidos apenas no próprio domingo, diretamente nos portões do circuito. Adultos pagarão R$ 15, enquanto estudantes desembolsarão apenas meia-entrada, e menores de dez anos de idade terão acesso livre às arquibancadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *