GT3 Brasil: Daniel Serra e Ferrari são destaques de velocidade na primeira metade do campeonato

Mesmo estreando apenas na terceira rodada, o Ferrari Scuderia já tem números impressionantes em 2009.

O Itaipava GT3 Brasil inicia neste final de semana (dias 22 e 23) a segunda metade da temporada, no autódromo de José Carlos Pace, em São Paulo. Até o momento, a liderança é do Ferrari F430 da dupla Rafael Derani e Claudio Ricci, que tem 107 pontos, 14 a mais que Thiago Camilo, competidor do Porsche 997.

Outro destaque positivo do campeonato é o outro modelo da Ferrari, o Scuderia, que foi homologado para a competição este ano e estreou em terras brasileiras na quinta etapa da temporada, também no Autódromo de Interlagos. Em quatro disputas, Daniel Serra – companheiro de Chico Longo no supercarro italiano -, conquistou duas pole positions (uma em Interlagos e outra em Londrina), além de três melhores voltas durante o ano.

“O carro é realmente muito bom, muito equilibrado, senão não terÁ­amos um bom desempenho. Ninguém faz mágica”, disse Daniel, que no ano passado também competiu na categoria ao lado de Longo, mas com um Ferrari F430. “Mas estamos trabalhando muito com a equipe e melhorando a cada corrida para tirar o melhor desempenho do Ferrari e, com um pouco mais de confiança, vamos vencer”, completou.

O modelo F430 também conquistou três poles, dando larga vantagem Á  marca do cavallino rampante. “Isso mostra a nossa competitividade. Mesmo com o lastro desportivo, conseguimos um bom desempenho. Mas, em uma corrida como o Itaipava GT3, o importante é manter a regularidade para conquistar um bom resultado no final”, disse o lÁ­der da temporada Cláudio Ricci, que marcou duas poles no ano com o Ferrari número três.

O supercarro americano Dodge Viper Coupé também foi destaque na primeira metade de 2009. Ramon Matias cravou duas poles – uma em Curitiba, onde inclusive venceram a corrida, e outra em São Paulo (quinta etapa).

Mostrando a competitividade do Itaipava GT3 Brasil, outros supercarros mostraram sua força. O Porsche 997 conquistou uma pole, com Miguel Paludo, em Londrina – onde venceu junto a Ricardo MaurÁ­cio. E Thiago Camilo, na quinta etapa, em Interlagos marcou a melhor volta a bordo do bólido alemão. O Ford GT, campeão do torneio no ano passado, também tem em sua conta uma pole e uma volta mais rápida, ambas conquistadas no autódromo paulista.

Confira o placar de pole positions entre os carros:
Ferrari F430 – 2 poles
Ferrari Scuderia – 2 poles
Dodge Viper – 2 poles
Ford GT – 1 pole
Porsche 997 – 1 pole

Confira o placar de melhores voltas entre os carros:
Ferrari Scuderia – 3 voltas mais rápidas
Ferrari F430 – 3 voltas mais rápidas
Ford GT – 1 volta mais rápida
Porsche 997 – 1 volta mais rápida

Confira a programação da quinta rodada dupla do Itaipava GT3:

Sexta-feira, 21/08
11:00 Á s 12:00 – 1º Treino Livre
15:10 Á s 16:10 – 2º Treino Livre

Sábado, 22/08
08:00 Á s 08:45 – 3º Treino Livre
11:00 Á s 11:20 – Treino Classificatório 9ª etapa
11:40 Á s 12:00 – Treino Classificatório 10ª etapa
15:30 Á s 16:30 – Largada 9ª etapa

Domingo, 23/08
08:40 Á s 08:55 – Warm-up
12:00 Á s 13:00 – Largada 10ª etapa

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocÁ­nio da Itaipava e co-patrocÁ­nio da Pirelli. A Petrobras é o combustÁ­vel oficial da categoria.