GT3 Brasil: Ford GT V8 já está com campeões

Carro chegou ao Brasil e será comparado com o Viper V10 por Xandy e Mattheis.

Um exemplar do Ford GT V8 ― supercarro que vem sendo a sensação da temporada 2008 do Telefônica Speedy GT3 Brasil ― já está no País em poder dos atuais campeões, Xandy Negrão e Andréas Mattheis. A dupla, que ocupa a vice-liderança no atual torneio, vinha competindo com o Dodge Viper Competition V10 e já havia cravado uma vitória, em Interlagos, durante a segunda rodada dupla da temporada. Mas os detentores do título apostam no modelo da Ford, único a vencer duas corridas até agora, e um dos fatores que levou os estreantes Walter Salles e Ricardo Rosset a liderar o torneio desde a rodada de abertura, em Curitiba. Xandy e Mattheis, no entanto, devem realizar um teste comparativo entre o Ford GT V8 e o Viper V10 ― bólido que os ajudou a conquistar o primeiro título da GT3 colocado em jogo no Brasil ― no Autódromo de Brasília no próximo dia 12.

No Campeonato Europeu, onde também foram realizadas duas rodadas duplas, o Ford GT V8 é líder da classificação com o inglês Ian Khan e o alemão Thomas Mutsch, que somam 26 pontos. Totalizando dois pontos a menos, o segundo lugar é dos franceses Arnaud Peyroles e James Ruffier, que utilizam o Corvette Z06R GT3 – supercarro campeão europeu por equipes em 2007. O terceiro supercarro melhor classificado é o Porsche 997 GT3 Cup S (idêntico ao utilizado no Brasil pelos irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi), que ocupa a quinta colocação com o finlandês Mikael Forsten e o belga David Loix (14 pontos). O supercarro que faturou o título do campeonato de pilotos – Ferrari F430 V8 – aparece apenas no sexto lugar, pelas mãos do uruguaio José Manuel Balbiani (11 pontos). Na GT3, os pilotos podem trocar de parceiro, e por isso Balbiani está isolado naquela posição.

Apesar do impacto da chegada do Ford GT V8 à GT3 brasileira, a tabela de pontuação mostra um cenário bastante equilibrado. Salles e o ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Rosset lideram com 28 pontos, contra 26 de Xandy/Mattheis e 24 da dupla paranaense Thiago Marques e Alceu Feldmann, cujo Lamborghini Gallardo V10 faturou a primeira prova do ano, na rodada dupla de Curitiba – a outra foi vencida pelo Ford GT de Salles/Rosset, que também obteve um primeiro lugar na rodada de Interlagos.

A terceira rodada dupla do Telefônica Speedy GT3 Brasil acontecerá nos próximos dias 14 e 15 de junho, em Brasília (DF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *