Em sete campeonatos da categoria, seis bólidos diferentes levaram seus pilotos ao tÁtulo no ano passado.
Desde que foi criada no Velho Continente em 2006, a GT3 busca a equalização dos supercarros que disputam a categoria para garantir emoção para os torcedores. Em 2008 essa tática funcionou e os condutores de Porsche 997, Ferrari F430, Dodge Viper, Ford GT, Lamborghini Gallardo e Corvette Z06R, entre outros, puderam comemorar a conquista do campeonato de pilotos na Europa e também no TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil.
Mas apenas o Lamborghini Gallardo venceu em mais de um paÁs. O supercarro italiano faturou o campeonato na sua terra natal, com os pilotos Giacomo Piccini e Matteo Grassotto, ficando Á frente do norte-americano Steven Earle e do suÁço Loris Kessel, que competiram com o Ferrari F430. O outro tÁtulo foi conquistado na GT3 francesa, na qual a marca reinou. David Tuchbant e Antoine Leclerc foram campeões frente a outro Gallardo de Arnaud Peyroles e James Ruffier.
Os pilotos vice-campeões na França também participaram do FIA GT3 European Championship – o Campeonato Europeu da categoria -, e garantiram o tÁtulo. Peyroles e Ruffier disputaram a temporada continental com o Corvette Z06R, veÁculo que ainda não estreou em pistas brasileiras, deixando na segunda posição o igualmente inédito no paÁs Aston Martin DBRS9, de Thomas Accary e Pierre-Brice Mena.
Em outros campeonatos, os vencedores também pilotaram supercarros de origens diversas. O Porsche 997 levou Tim Bergmeister, que trocou várias vezes de companheiro, ao tÁtulo da temporada na Alemanha. Na Inglaterra, o bólido norte-americano Dodge Viper garantiu o tÁtulo a Jon Barnes e James Gornall. Já no Campeonato Belga, a Ferrari conseguiu seu tÁtulo em 2008 com o F430 guiado por Damien Coens e Fred Bouvy.
No Brasil, em 2008 o Ford GT garantiu o tÁtulo com Andreas Mattheis e Xandy Negrão, Á frente da dupla Walter Salles e Ricardo Rosset, que utilizaram o mesmo modelo. A primeira prova de 2009 do TelefÁ´nica Speedy GT3 será em Interlagos (SP), no dia 26 de abril.