GT3 Brasil: Maior vencedor em Curitiba, Alceu Feldmann tenta triunfo com Porsche

Um dos pilotos mais experientes do Itaipava GT3 Brasil venceu cinco corridas com dois carros diferentes no traçado paranaense.

Alceu Feldmann corre em casa pela quinta vez em Curitiba pelo Itaipava GT3 Brasil. O piloto, que nas oito corridas que disputou venceu cinco, prova que seu retrospecto com o traçado de 3.695 metros não dependeu unicamente do carro. Feldmann triunfou a bordo de dois modelos diferentes: Lamborghini Gallardo e Dodge Viper. Agora, em 2009, no Porsche 997 da equipe WB Motorsport, ele tenta fazer história ao ser o primeiro piloto do Itaipava GT3 a vencer com três carros diferentes.

Diferente da maioria dos competidores, que têm em Interlagos o autódromo com mais “horas de vÁ´o”, Alceu conta que seu inÁ­cio no asfalto foi no traçado de Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense. “Foi aqui em Curitiba que aprendi a pilotar carro de corrida. Comecei nas pistas de terra e decidi mais tarde começar no asfalto, e não tive aquela base do kart, que quase todo mundo teve”, aponta. “Então, tudo o que aprendi foi nesse traçado e é onde obtive meus melhores resultados no Itaipava GT3 e na Stock Car. Por isso que é tão especial”, explicou o piloto, que deu a dica: “Neste traçado, o ponto de maior dificuldade é o ‘S’ de alta. E é ali de onde tiro mais vantagem”.

Vencedor de Curitiba com Lamborghini Gallardo – em parcerias com Paulo Bonifácio e posteriormente com Thiago Marques – e Dodge Viper (com Lico Kaesemodel), Alceu destaca que cada carro tem sua dose de contribuição no resultado, mas que o essencial é o acerto. “Tem que haver, sim, o casamento entre o carro e o piloto. Aliás, a ‘tocada’ (estilo de pilotagem) destes carros é muito diferente. O Lamborghini freia mais dentro das curvas, tem ABS e câmbio do tipo borboleta (que é acionado atrás do volante); o Viper tinha câmbio em H, tradicional, com motor mais forte e ‘tocada’ mais agressiva. E o Porsche tem um sistema de suspensão fantástico, que ‘gruda’ o carro ao chão”, analisou Feldmann, que não apontou uma preferência.

“Cada um se adapta melhor a determinados traçados. Se pudesse escolher, faria o seguinte: correria de Viper em São Paulo e Curitiba, e nas outras pistas, como Santa Cruz do Sul, por exemplo, com o Porsche. O Lamborghini dá prazer de dirigir, mas se adapta melhor a pistas com curvas mais fechadas, como em Londrina”, explicou.

Alceu tenta em Curitiba sua sexta vitória no Itaipava GT3 Brasil e com o terceiro carro diferente – e correrá em parceria com Thiago Camilo. E o paranaense alimenta uma certeza: a de que será competitivo. “Não tenho dúvida quanto a isso. O Camilo é muito rápido e o equilÁ­brio na dupla é primordial. Vamos brigar pelas vitórias, mas os irmãos (Fábio e Wagner) Ebrahim (Dodge Viper), o Claudio Ricci e o Rafael Derani (Ferrari F430), além do Ricardo Rosset e o Clemente Lunardi (Ford GT) são os favoritos na minha opinião. Isso sem esquecer do Ramon Matias e do Matheus Stumpf (Dodge Viper), que sempre são muito rápidos em Curitiba. Vai ser um final de semana bem disputado”, prevê.

O Itaipava GT Brasil é o maior evento de Gran Turismo do PaÁ­s, e reúne o Itaipava GT3, Itaipava Trofeo Maserati e a Copa Renault Clio como categoria de suporte. Em Curitiba, Itaipava GT3 e Copa Renault Clio disputam respectivamente a segunda rodada dupla e segunda etapa do campeonato 2009, enquanto o Itaipava Trofeo Maserati realiza na capital paranaense sua terceira prova do ano.

Confira a programação para a segunda etapa do Itaipava GT Brasil:

Sexta (29)
08:40 – 09:30 – 1º Treino Livre: Copa Renault Clio
09:40 – 10:30 – 1º Treino Livre: Itaipava Trofeo Maserati
10:50 – 11:50 – 1º Treino Livre: Itaipava GT3
12:10 – 13:00 – 2º Treino Livre: Itaipava Trofeo Maserati
13:20 – 14:10 – 2º Treino Livre: Copa Renault Clio
14:20 – 15:10 – 3º Treino Livre: Itaipava Trofeo Maserati
15:25 – 16:25 – 2º Treino Livre: Itaipava GT3
16:40 – 17:30 – 4º Treino Livre: Itaipava Trofeo Maserati

Sábado (30)
08:00 – 08:45 – 3º Treino Livre: Itaipava GT3
09:00 – 09:50 – 3º Treino Livre: Copa Renault Clio
10:05 – 10:55 – 5º Treino Livre: Itaipava Trofeo Maserati
11:10 – 11:30 – Treino Classificatório 1ª corrida: Itaipava GT3
11:40 – 12:00 – Treino Classificatório 2ª corrida: Itaipava GT3
13:15 – 13:55 – Treino Classificatório: Copa Renault Clio
14:05 – 14:25 – Treino Classificatório Q1: Itaipava Trofeo Maserati
14:30 – 14:45 – Treino Classificatório Q2: Itaipava Trofeo Maserati
15:25 – 1ª corrida: Itaipava GT3

Domingo (31)
08:40 – 08:55 – Warm-up: Itaipava GT3
09:10 – 09:25 – Warm-up: Itaipava Trofeo Maserati
10:00 – Corrida: Copa Renault Clio
12:00 – 2ª Corrida: Itaipava GT3 Brasil
13:40 – Corrida: Itaipava Trofeo Maserati