GT3 Brasil: Perfeita no fim de semana, Lamborghini fica com as duas poles

Só deu o carro laranja da dupla lÁ­der do campeonato. Treino foi marcado pelas ‘escapadas’ de Marcelo Fernandes e Xandy Negrão.

O Lamborghini Gallardo da dupla Paulo “Boni” Bonifácio/Alceu Feldmann manteve a escrita dos treinos livres e cravou a pole position para as duas provas deste domingo válidas pela segunda rodada dupla do Brasil GT3 Championship, no autódromo de Curitiba.

No treino que definiu o grid da primeira corrida, Boni foi o único piloto a andar abaixo de 1min21s na sessão, completando sua melhor volta em 1min20s879. “Não acho que estejamos com boa vantagem. Não foi fácil virar esse tempo. Andei no limite e trabalhamos muito no acerto geral, pilotagem, carro e pneus para melhorar ainda mais esse limite”, afirmou o piloto paulista, que lidera a classificação com seu parceiro Alceu Feldmann.

O carioca Andreas Mattheis confirmou a força do conjunto que integra ao lado de Xandy Negrão no Dodge Viper e assegurou a vaga na primeira fila do grid, ao lado do Lamborghini. “Foram 13 anos sem correr. Ainda estou acordando os neurÁ´nios que estavam adormecidos após tanto tempo”, brincou, referindo-se ao fato de ter dado uma longa pausa na carreira de piloto para dedicar-se Á  direção de sua equipe de Stock Car, que agora também atua na GT3. “Estou mais integrado com o carro e pilotando mais Á  vontade. O Lamborghini é superior, em parte porque tem uma dupla de pilotos muito equivalente”, analisou.

Bólido alemão – O paranaense Lico Kaesemodel mostrou a evolução do Porsche 997 GT3 Cup e vai largar em terceiro na primeira prova. Em Curitiba, a equipe estréia o kit de atualização homologado para esta temporada. “Melhorou bastante, mas o carro continua um pouco instável. Vou andar forte no meu turno de pilotagem na corrida para entregar o carro ao meu companheiro em uma boa colocação, Temos chance de andar bem aqui”, disse.

Já o paulista Rafael Derani foi o melhor piloto com Ferrari no grid da terceira etapa, garantindo o quarto lugar. “Estamos com uma nova equipe de mecânicos e engenheiros, que são muito bons, mas ainda estamos nos entrosando. Fomos melhorando nos treinos, e acredito que a equipe do Lamborghini já começou o final de semana com o carro bem acertado”, avalia o companheiro do goiano Alencar Junior.

Segunda corrida – Completando o bom trabalho de Paulo Bonifácio na primeira sessão classificatória, seu parceiro Alceu Feldmann baixou ainda mais a melhor marca classificatória e cravou 1min20s699. Entretanto, a vantagem do Lamborghini Gallardo foi insignificante em relação ao segundo colocado, Cláudio Ricci: apenas 22 milésimos. “O Cláudio fez uma bela volta e isso mostra que nessa categoria os carros estão parelhos”, disse o lÁ­der do campeonato.

Para o gaúcho Ricci, sua adaptação e do parceiro Walter Derani, de São Paulo, com os novos mecânicos e engenheiros tem sido rápida. Ele aposta no ritmo de corrida de seu modelo F430:“A cada prova estamos mais competitivos. Não conquistamos a pole por um detalhe, uma diferença insignificante, e nossa corrida em Tarumã provou que estamos com um ritmo de corrida mais forte que do Lamborghini”, avisou o piloto gaúcho.

O americanense Fábio Casagrande foi o melhor piloto entre os que conduzem o Dodge Viper Coupé e colocou seu carro na quarta posição. “Teremos um ótimo ritmo de corrida”, acredita ele.

Escapadas – O segundo treino classificatório foi também marcado por duas escapadas quando os pilotos tentavam suas voltas rápidas. Marcelo Fernandes rodou com o Ferrari F430 na saÁ­da do “S” de alta velocidade, indo parar na grama, mas sem danos ao carro. Outra rodada que chamou atenção foi a do Viper de Xandy Negrão, na Curva da Vitória. Com perÁ­cia, o paulista da cidade de Campinas evitou que o carro acertasse o muro interno da reta. LuÁ­s Otávio Paternostro vinha atrás, bem perto, mas também conseguiu evitar o choque, que provavelmente arruinaria a corrida de ambos neste domingo.

A programação do domingo começa com o treino de aquecimento, Á s 8h30. A largada da primeira prova está marcada para as 10h30, e a da segunda, para as 14h30. Confira o grid da primeira corrida:

1º)  P.Bonifacio/A.Feldmann  (LG, SP/PR), 1min20s879, média de 164,46 Km/h
2º)  A.Mattheis /X.Negrão (VC, RJ/SP), 1min21s275
3º)  L.Kaesemodel /A.Hermann  (P9, PR/SP), 1min21s601
4º)  R.Derani/Alencar Jr  (F4, SP/GO), 1min21s943
5º)  R.Cattalini/Paternostro  (F4, PR/SP), 1min22s061
6º)  P.Tarso/L.Burti  (VC, PR/SP), 1min22s650
7º)  A.Collares/F.Casagrande  (VC, SP/SP), 1min22s680
8º)  A.Mazzochi/R.Matias  (VC, RS/RS), 1min22s920
9º)  W.Derani/C.Ricci  (F4, SP/RS), 1min24s111
10º)  S.Laganá/M.Fernandes  (F4, PR/RS), 1min24s644

Grid da segunda corrida:

1º) A. Feldmann/ P.Bonifácio (LG, PR/SP), 1min20s699, média de 164,83 Km/h
2º) C. Ricci/ W.Derani (F4, RS/SP), 1min20s721
3º) L. Paternostro/ R.Cattalini (F4, SP/PR), 1min21s399
4º) F.Casagrande/ A.Collares (VC, SP/SP), 1min21s481
5º) L.Burti/P.Tarso (VC, SP/PR), 1min21s853
6º) R.Matias / A.Mazzochi (VC, RS/RS), 1min21s979
7º) X.Negrão/A.Mattheis (VC, SP/RJ), 1min21s985
8º) R.Derani/Alencar Jr (F4, SP/GO), 1min22s107
9º)  M.Fernandes/ R.Matias (F4, RS/PR), 1min22s362
10º) A.Hermann/L.Kaesemodel  (P9, SP/PR), 1min24s925

Fonte: Cronomap