GT3 Brasil: Piloto e supercarro mais veloz da GT3 só serão conhecidos no final da temporada

Ferrari F430 é superior em voltas mais rápidas em corrida,enquanto os Lamborghini se destacam na conquista de poles. Claudio Ricci lidera entre os pilotos, mas “tÁ­tulos” estão indefinidos.

Quem é o mais veloz? Essa é a pergunta que todos se fazem ao ver de perto os belos e sofisticados supercarros do Brasil GT3 Championship, categoria internacional que disputa seu primeiro torneio no PaÁ­s. Os números das quatro rodadas duplas realizadas até aqui mostram um panorama bastante interessante, com algumas definições e revelações sobre o desempenho dos bólidos e pilotos envolvidos.

Duas façanhas são costumeiramente utilizadas para registrar quem realmente é veloz na pista: a autoria da pole position e da melhor volta em corrida, registradas em condições técnicas completamente distintas, mas igualmente exigentes em todos os aspectos tanto para pilotos quanto para os carros. No item pole position (veja rankings abaixo), os pilotos equipados com o Lamborghini Gallardo têm se saÁ­do melhor, embora haja um inesperado empate técnico: Paulo Bonifácio e seu parceiro Alceu Feldmann estão emparelhados, com duas poles cada, com Andréas Mattheis – único a obter uma pole com o Lamborghini e outra com o Viper Coupé. Neste quesito, os Lambo registraram seis poles no total, contra uma do Viper e outra do Ferrari.

Mas nas melhores voltas em corrida a coisa muda bastante de figura. Faltando apenas duas provas (dia 2 de dezembro, em Interlagos), o gaúcho Claudio Ricci já garantiu o tÁ­tulo de piloto mais veloz em corridas, registrando com seu Ferrari F430 seis giros mais rápidos em prova. Os demais ficaram por conta de Xandy Negrão, com duas voltas mais rápidas a bordo do Gallardo.

O mais veloz de todos – Na disputa que soma a quantidade de melhores voltas e de pole positions, o desempenho de Ricci nas corridas lhe dá a liderança com seis pontos, com Xandy ocupando a vice-liderança (3 pontos, resultado da soma de uma pole e duas melhores voltas) e Mattheis, Boni e Feldmann empatados no terceiro lugar (2 pontos cada). Entre os modelos, o tÁ­tulo de “carro mais veloz da GT3” está provisoriamente com o Lamborghini, que lidera o ranking somando oito pontos (seis poles + duas melhores voltas) contra sete do Ferrari F430 (seis melhores voltas + uma pole). Como ainda há quatro pontos em jogo (relativos Á s duas poles e Á s duas melhores voltas nas provas da rodada dupla de Interlagos), o piloto e o carro mais velozes da primeira temporada da categoria só serão conhecidos no final da temporada.

Confira os números registrados até aqui pelos participantes do Brasil GT3 em 2007:

Ranking de Pole Positions

Piloto/Carro utilizado:

Paulo Bonifácio/Lamborghini Gallardo, 2
Alceu Feldmann/Lamborghini Gallardo, 2
Andréas Mattheis/Lamborghini Gallardo e Viper Coupé, 2
Xandy Negrão/Lamborghini Gallardo, 1
Roberto Moreno/Ferrari F430, 1

Ranking das Melhores Voltas

Cláudio Ricci/Ferrari F430, 6
Xandy Negrão/Lamborghini Gallardo, 2

Ranking Geral

Soma de poles e melhores voltas:

Cláudio Ricci/Ferrari F430, 6
Xandy Negrão/Lamborghini Gallardo, 3
Paulo Bonifácio/Lamborghini Gallardo, 2
Alceu Feldmann/Lamborghini Gallardo, 2
Andréas Mattheis/Lamborghini Gallardo e Viper Coupé, 2
Roberto Moreno/Ferrari F430, 1