Stock: No extremo do país Nextel Stock Car vive etapa ‘européia’

Starostik com setup “campeão” na manga quer lutar por pontos em Santa Cruz.

 


A temporada 2007 da Copa Nextel Stock Car chega exatamente à sua metade neste final de semana, com a 6ª etapa, que será disputada no extremo sul do país, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.  A cidade de clara colonização alemã, vive basicamente do cultivo de fumo sendo o pólo nacional de produção e beneficiamento de tabaco, e é onde acontece a terceira maior Ocktoberfest do mundo, atrás somente de Munique (Alemanha) e de Blumenau (Santa Catarina) em número de participantes. Esta etapa devido a arquitetura da cidade, ao clima e ao povo é sem dúvidas a mais européia do calendário.
 
O curitibano William Starostik (Jota Quest – Até aonde vai/ TVL) da escuderia RCM Motorsport parte otimista para esta etapa, e quer repetir o handicap que vem exibindo na Fórmula 3 Sul-Americana, onde está em quarto no campeonato. Starostik já competiu em Santa Cruz do Sul em duas oportunidades; em 2005 na Fórmula Renault e no último ano na Stock Light.
 
“Gosto muito deste traçado que tem curvas de alta, de média e de baixa. Diria que é uma das pistas mais divertidas do calendário”, falou o paranaense. “Ano passado com a Light consegui com meu engenheiro um ótimo compromisso para o carro, larguei em sexto, e terminei nos pontos. Vamos partir do setup usado ano passado e apesar da categoria principal ter muito mais potência que a Light, espero que sejamos competitivos de cara”, completou o piloto.
 
O clima no sul do país segue instável e a previsão é de temperaturas baixas neste fim de semana, com a probabilidades de chuvas à partir de sexta-feira. O Autódromo de Santa Cruz do Sul é localizado dentro de um belíssimo parque e o público dispõe de boas acomodações e uma excelente visão na quase totalidade do traçado.
 
A pista, que foi inaugurada em 2005, tem uma extensão total de 3.530 metros que são percorridos no sentido anti-horário e divididos em 14 curvas e uma reta de 752 metros. Os recordes da pista na Stock Car são os seguintes:
Classificação – Thiago Camilo 1m20s407 (158,04 km/h) – 02/09/06
Super Pole – Luciano Burti 1m20s566 (157,73 km/h) – 02/09/06
Melhor Volta – Luciano Burti 1m21s896 (155,17 km/h) – 03/09/06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *