Stock: lÁ­deres estão perto da vaga aos playoffs

Camilo e MaurÁ­cio podem sair de Santa Cruz do Sul como primeiros finalistas.

 


A sexta etapa da Stock Car pode definir já neste domingo, com duas corridas de antecedência, os primeiros finalistas da temporada. O lÁ­der Thiago Camilo (Vogel/Texaco) e o segundo colocado Ricardo MaurÁ­cio (Medley) têm a chance de garantir matematicamente no circuito gaúcho de Santa Cruz do Sul a entrada nos playoffs, fase decisiva que apontará o campeão de 2007. “Claro que a idéia é sempre ganhar, mas se terminar entre os cinco acho que já dará para comemorar”, avisa MaurÁ­cio, que abriu o calendário com a vitória em Interlagos.


Depois da oitava etapa, estarão classificados Á  fase final os dez primeiros da tabela, que definirão o tÁ­tulo nas últimas quatro corridas. No ano passado, o 10º colocado no encerramento do perÁ­odo preliminar foi Guto Negrão (Medley), com 45 pontos. A “nota de corte” deve se manter neste patamar. Atualmente, o décimo colocado é Ruben Fontes (JF Racing), com 30, um a menos que a pontuação de Guto na mesma época do ano passado.


Camilo, com 77, e MaurÁ­cio, com 61, vivem uma situação confortável. Mas só sacramentarão a passagem aos playoffs caso saiam de Santa Cruz do Sul, cidade na região central do estado e distante 155 km de Porto Alegre, com 50 pontos sobre o 11º, posição ocupada por Giuliano Losacco (Vogel/Texaco), com 26. Mantendo a média registrada nas cinco provas já realizadas, o trabalho estaria praticamente concluÁ­do e os oito finalistas restantes seriam conhecidos em Curitiba (8 de setembro) e BrasÁ­lia (23 de setembro).


“A vaga traria uma grande tranqüilidade. Com ela, a possibilidade de ser um pouco mais agressivo nas próximas duas corridas e buscar o pontinho extra que cada vitória leva para os playoffs, embora o mais importante de tudo na Stock Car seja receber a bandeirada na zona de pontos”, lembra MaurÁ­cio. O passado dos lÁ­deres na curta história de Santa Cruz do Sul, circuito inaugurado pela Fórmula Renault e Copa Clio em 2005, reforça a expectativa positiva. Na estréia da Stock Car na pista, MaurÁ­cio terminou em 3º. No ano passado, ainda correndo por uma equipe média, chegou em 6º. Camilo tem no 5º lugar de 2006 o melhor resultado em duas participações.


Em vista do interesse despertado na região pelo automobilismo em geral e pela Stock Car em particular, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz dobrou a capacidade das arquibancadas que margeiam a reta dos boxes e que agora passam a comportar 20 mil torcedores. As áreas de escape receberam reforço na proteção de pneus para aumentar a segurança dos pilotos. O circuito de 3.530 metros será aberto na sexta-feira para os treinos livres, em sessões das 10h30 Á s 12 h e das 14h00 Á s 15h30 h. Sábado, as tomadas classificatórias serão realizadas das 10h50 Á s 12h20 e das 12h50 Á s 13h00 (superclassificação). Domingo, a largada será autorizada Á s 13h00, com transmissão ao vivo pelo SporTv.


Depois do monótono espetáculo proporcionado em Londrina, onde as caracterÁ­sticas do traçado inviabilizam as ultrapassagens, MaurÁ­cio acredita que as emoções estarão de volta em Santa Cruz do Sul. “Não que seja fácil passar naquela pista, mas há duas boas oportunidades. Uma logo na largada, já que a reta que leva Á  primeira curva é longa. E, durante a prova, novamente no final da reta, se você conseguir entrar colado no carro da frente. Só sei que todos esgotarão o estoque de nitro, tanto para atacar quanto para defender.”