Stock: líderes estão perto da vaga aos playoffs

Camilo e Maurício podem sair de Santa Cruz do Sul como primeiros finalistas.

 


A sexta etapa da Stock Car pode definir já neste domingo, com duas corridas de antecedência, os primeiros finalistas da temporada. O líder Thiago Camilo (Vogel/Texaco) e o segundo colocado Ricardo Maurício (Medley) têm a chance de garantir matematicamente no circuito gaúcho de Santa Cruz do Sul a entrada nos playoffs, fase decisiva que apontará o campeão de 2007. “Claro que a idéia é sempre ganhar, mas se terminar entre os cinco acho que já dará para comemorar”, avisa Maurício, que abriu o calendário com a vitória em Interlagos.


Depois da oitava etapa, estarão classificados à fase final os dez primeiros da tabela, que definirão o título nas últimas quatro corridas. No ano passado, o 10º colocado no encerramento do período preliminar foi Guto Negrão (Medley), com 45 pontos. A “nota de corte” deve se manter neste patamar. Atualmente, o décimo colocado é Ruben Fontes (JF Racing), com 30, um a menos que a pontuação de Guto na mesma época do ano passado.


Camilo, com 77, e Maurício, com 61, vivem uma situação confortável. Mas só sacramentarão a passagem aos playoffs caso saiam de Santa Cruz do Sul, cidade na região central do estado e distante 155 km de Porto Alegre, com 50 pontos sobre o 11º, posição ocupada por Giuliano Losacco (Vogel/Texaco), com 26. Mantendo a média registrada nas cinco provas já realizadas, o trabalho estaria praticamente concluído e os oito finalistas restantes seriam conhecidos em Curitiba (8 de setembro) e Brasília (23 de setembro).


“A vaga traria uma grande tranqüilidade. Com ela, a possibilidade de ser um pouco mais agressivo nas próximas duas corridas e buscar o pontinho extra que cada vitória leva para os playoffs, embora o mais importante de tudo na Stock Car seja receber a bandeirada na zona de pontos”, lembra Maurício. O passado dos líderes na curta história de Santa Cruz do Sul, circuito inaugurado pela Fórmula Renault e Copa Clio em 2005, reforça a expectativa positiva. Na estréia da Stock Car na pista, Maurício terminou em 3º. No ano passado, ainda correndo por uma equipe média, chegou em 6º. Camilo tem no 5º lugar de 2006 o melhor resultado em duas participações.


Em vista do interesse despertado na região pelo automobilismo em geral e pela Stock Car em particular, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz dobrou a capacidade das arquibancadas que margeiam a reta dos boxes e que agora passam a comportar 20 mil torcedores. As áreas de escape receberam reforço na proteção de pneus para aumentar a segurança dos pilotos. O circuito de 3.530 metros será aberto na sexta-feira para os treinos livres, em sessões das 10h30 às 12 h e das 14h00 às 15h30 h. Sábado, as tomadas classificatórias serão realizadas das 10h50 às 12h20 e das 12h50 às 13h00 (superclassificação). Domingo, a largada será autorizada às 13h00, com transmissão ao vivo pelo SporTv.


Depois do monótono espetáculo proporcionado em Londrina, onde as características do traçado inviabilizam as ultrapassagens, Maurício acredita que as emoções estarão de volta em Santa Cruz do Sul. “Não que seja fácil passar naquela pista, mas há duas boas oportunidades. Uma logo na largada, já que a reta que leva à primeira curva é longa. E, durante a prova, novamente no final da reta, se você conseguir entrar colado no carro da frente. Só sei que todos esgotarão o estoque de nitro, tanto para atacar quanto para defender.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *