GT3 Brasil: Preparado pela Alpina, o badalado BMW Série 6 será outra opção para os pilotos brasileiros da categoria

Tradicional preparadora de carros da marca BMW, a empresa já acertou com a FIA os detalhes para a produção dos itens especÁ­ficos de competição. Meta é enfrentar os supercarros da GT3.

As tratativas tiveram inÁ­cio ainda em novembro de 2007. Representantes da Alpina Automobiles entraram em contato com dirigentes da FIA ― Federação Internacional do Automóvel ― para definir a homologação de um modelo BMW da Série 6, destinado a participar do FIA GT3 European Championship – ou Campeonato Europeu FIA de GT3.

Embora o carro possa não estar pronto para participar da temporada de 2008 do Campeonato Europeu, que tem seu inÁ­cio previsto para o próximo dia 20 de abril, o Série 6 fará sua estréia ainda este ano em torneios nacionais como o ADAC GT Masters (campeonato de carros do tipo Gran Turismo baseado na Alemanha, mas que também atua em paÁ­ses vizinhos) antes de se unir oficialmente ao grid do FIA GT3 em 2009.

O Série 6, mais especificamente o top de linha 650i Coupé, é um modelo de grande sucesso da marca bávara, que vem equipado com um motor V8 de 4,8 litros, quatro válvulas por cilindro e 367 cv de potência. O torque é de 49,9 kgfm. Claro que esses são dados do modelo normal de série. A Alpina deverá aumentar consideravelmente os números de torque e potência para deixar o Série 6 apto para disputar as primeiras posições do grid em igualdade de condições com os demais modelos homologados.

Ficha Técnica – BMW 650i (modelo de série)*
Motor – V8 de 90 graus e 32 válvulas
Cilindrada – 4.799 cm³
Potência – 367 cv a 6.300 rpm
Torque – 49,9 kgfm a 3.400 rpm
Comprimento – 4.820 mm
Altura – 1.885 mm
Largura – 1.374 mm
Entreeixos – 2.780 mm
Câmbio – manual de seis marchas
Pneus dianteiros – 245/45 R 18
Pneus traseiros – 245/45 R18
0 a 100 km/h – 5,5s
0 a 1.000m – 24,5s
Vel. Máxima – 250 km/h (limitada eletronicamente)

* Informações fornecidas pela fábrica na Europa