GT3: SRO Group confirma o Brasil como organizador do único campeonato de GT3 fora da Europa

Juntamente com Bélgica e Alemanha, o Brasil será o próximo pais a contar com um campeonato regular de GT3, a categoria que mais cresce no mundo.

Em entrevista coletiva concedida na Europa Stephane Ratel, da SRO Motorsports Group, anunciou a ampliação das atividades de empresa para mais três paÁ­ses, além de Inglaterra e França, e a realização de quatro novos campeonatos ― no Brasil, Bélgica e Alemanha, na categoria GT3, além da estréia da recém implantada GT4 European Cup. A SRO Motorsports também comunica que essa expansão envolverá a abertura de três novos escritórios, um deles no Brasil.

Responsável pela promoção de vários campeonatos, entre eles o FIA GT Championship, que está entrando em sua 11ª edição, e o FIA GT3 European Championship, torneio extremamente bem-sucedido em seu primeiro ano na Europa. Em 2007 o SRO Group também assumirá a série Belcar, o primeiro campeonato de carros do tipo GT da Bélgica, o que resultou na abertura de uma filial da empresa naquele paÁ­s. A GT3 será o foco principal do Belcar.

A SRO Bélgica também cuidará da gestão de um novÁ­ssimo campeonato que tem sua estréia programada para este ano, o GT4 European Cup. Esse torneio foi idealizado para ser uma disputada competição de GT (Gran Turismo) para pilotos estreantes, barrando a participação de profissionais. A categoria está reservada para modelos não tão potentes quanto os que competem no GT3, e serão permitidas somente pequenas modificações com relação aos carros de produção normal de série.

Também foi apresentado com grande sucesso o Campeonato Alemão de GT3, que terá sua organização a cargo da SRO Alemanha. Em 2007 o torneio alemão terá seis corridas, incluindo a etapa de Oschersleben, quando correrá juntamente com o FIA GT Championship.

Stephane Ratel também anunciou que o primeiro campeonato de GT3 realizado fora da Europa será disputado no Brasil em 2007. Na entrevista, o empresário lembrou que a organização do torneio está a cargo da SRO Latin America, uma sociedade entre ele e os empresários brasileiros Antonio Hermann (que também responde pela organização da Mil Milhas) e Walter Derani. “Estou extremamente satisfeito com a expansão das atividades da SRO Motorsports Group. Isso se tornou possÁ­vel, em parte, pelo inovador sucesso do formato de competição do GT3”, comenta Ratel. “Estou seguro de que 2007 será uma temporada próspera para todos os nossos Campeonatos”.