IMSA SportsCar Championship: Christian Fittipaldi/João Barbosa vencem em Watkins Glen

A dupla formada pelo brasileiro Christian Fittipaldi e o português João Barbosa (Action Express Racing Chevrolet Corvette DP) venceu no domingo (03/07) a Sahlen’s Six Hours of the Glen, no circuito de Watkins Glen, sexta etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship . A dupla norte-americana Dane Cameron/Eric Curran completou a dobradinha da Action Express. O trio formado pelo brasileiro Oswaldo Negri, o norte-americano John Pew e o francês Olivier Pla (Michael Shank Racing Ligier JSP2-Honda) terminou em terceiro.

Barbosa assumiu a liderança na rodada final de pits stops, faltando 40 minutos para o final. O português manteve o controle em duas relargadas nos minutos finais, para receber a bandeirada com 0s709 de vantagem sobre Cameron.Â

O português Filipe Albuquerque foi inscrito nos dois carros da AXR, mas não guiou nenhum deles durante a prova.

“Estou extremamente contente com a vitória. Não éramos o carro mais rápido nesta prova e ganhamos. Paramos nos momentos certos, os pits foram perfeitos e nós dois fizemos um ótimo trabalho na pista e isso acabou nos colocando nesta posição”, comentou Fittipaldi.

“Estou muito feliz pela equipe, por também termos feito essa dobradinha e não poderÁ­amos ter começado melhor a segunda parte da temporada. Foi algo fora do comum e isso deu um gás a mais para o restante do ano. Estamos muito motivados”, completou o brasileiro.

O companheiro João Barbosa também elogiou o novo asfalto do circuito. “Foi provavelmente uma das provas mais rápidas que já disputei. Eles fizeram um trabalho incrÁ­vel no recapeamento da pista. Conseguimos manter o ritmo por um bom tempo”, disse.

“Fizemos algumas mudanças depois do classificatório e conseguimos vencer. A equipe vinha trabalhando duro por essa vitória e conseguimos em grande estilo. Foi uma corrida muito dura, mas maravilhosa”, finalizou o português.

O brasileiro Luis Felipe Derani , em trio com os norte-americanos Johnnes Van Overbeek e Scott Sharp (Ligier JSP2-Honda/ ESM) alinhou na pole-position (Van Overbeek marcou o melhor tempo). Mas abandonou com problemas de motor na parte final da prova.

“Algumas vezes estes contratempos fazem parte das corridas”, comentou Derani. “Mas agradeço muito Á  equipe Tequila Patrón Extreme Speed Motorsport e Á  Honda pelo comprometimento e apoio durante o final de semana, eles foram fenomenais, mais uma vez”, continuou o brasileiro de 22 anos.

“Estávamos lutando pela vitória, mas não era para ser desta vez. Mas ainda estamos na briga pelo campeonato e vamos continuar trabalhando forte para Petit Le Mans no final do ano”, completou.
 
Barbosa e Fittipaldi lideram o campeonato na classe Prototype, a principal da categoria, com 187 pontos, sete a mais do que Curran/Cameron.

Pela classe PC vitória da dupla Renger van der Zande/Alex Popow (Starworks Oreca-Chevrolet).

A dupla Richard Westbrook/Ryan Briscoe (Chip Ganassi Racing Ford GT) venceu na classe GTLM.

O brasileiro Daniel Serra, em dupla com o italiano Alessandro Pier Guidi (Scuderia Corsa Ferrari 488 GTE) terminou na quinta posição na classe GTLM, e 15ª no geral.

Pela GT Daytona, vitória do trio Christina Nielsen/ Alessandro Balzan/Jeff Segal (Scuderia Corsa Ferrari 488 GTE).
 
A próxima etapa da temporada acontece domingo que vem (10), no Canadian Tire Motorsport Park, em Clarington, no Canadá.

Final:

1 – Barbosa/Fittipaldi (Coyote-Corvette) – AXRacing – 197 voltas
2 – Cameron/Curran (Coyote-Corvette) – AXRacing – 0”709
3 – Pew/Negri/Pla (Ligier JSP2-Honda) – Shank – 1”048
4 – Taylor/Taylor/Angelelli (Dallara-Corvette) – Taylor – 7”302
5 – Long/Miller/Devlin (Lola-Mazda) – SpeedSource – 1 volta
6 – Goossens/Dalziel (Coyote-Corvette) – SDR – 1
7 – Van Der Zande/Popow (Oreca FLM09) – Starworks – 1
8 – French/Marcelli/Koch (Oreca FLM09) – Perf.Tech – 2
9 – Kvamme/Ruscitti/Bradley (Oreca FLM09) – Starworks – 2
10 – Goikhberg/Simpson/Miller (Oreca FLM09) – JDC-Miller – 3
11 – Briscoe/Westbrook (Ford GT) – Ganassi – 7
12 – Hand/Mueller (Ford GT) – Ganassi – 7
13 – Auberlen/Werner (BMW M6) – Rahal – 7
14 – Gavin/Milner (Corvette C7.R) – Corvette – Scuderia Corsa – 7
15 – Pier Guidi/Serra (Ferrari 488) – 7
16 – Fisichella/Vilander (Ferrari 488) – Risi – 7
17 – Garcia/Magnussen (Corvette C7.R) – Corvette – 7
18 – Edwards/Luhr (BMW M6) – Rahal – 7
19 – Pilet/Tandy (Porsche 911) – CORE – 7
20 – Bamber/Makowiecki (Porsche 911) – CORE – 9
21 – Legge/Rayhall/Chaves (Elan DWC13-AER) – Panoz – Scuderia Corsa
22 – Nielsen/Balzan/Segal (Ferrari 488) – 12
23 – Potter/Lally/Von Moltke (Audi R8) – Magnus – Alex Job – 12
24 – Farnbacher/Riberas/James (Porsche 911) – 12 
25 – Keating/Bleekemolen (Dodge Viper) – Riley – Alex Job – 13
26 – MacNeil/Keen/Jeannette (Porsche 911) – 13
27 – Aschenbach/Bell (Audi R8) – Stevenson – Black Swan – 13
28 – Pappas/Pilgrim/Catsburg (Porsche 911) – 13
29 – Nunez/Bomarito/Pigot (Lola-Mazda) – SpeedSource – Park Place – 17
30 – Lindsey/Bergmeister/McMurry (Porsche 911) – Change – 24
31 – Lewis/Pumpelly (Lamborghini Huracan) – 29
32 – Marsal/Palttala (BMW M6) – Turner – 37
33 – Sharp/Derani/Van Overbeek (Ligier JSP2-Honda) – ESM – 39
34 – Alon/Kimber-Smith/Gutierrez (Oreca FLM09) – PR1 – 40
35 – Bennett/Braun/Wilkins (Oreca FLM09) – CORE – 67
36 – Liddell/Davis (Audi R8) – Stevenson – 87
37 – Sellers/Snow/Miller (Lamborghini Huracan) – Miller – 106
38 – Curtis/Klingmann (BMW M6) – Turner – 133
39 – Yount/Mowlem/McMurry (Oreca FLM09) – BAR1 – 178