IMSA Sportscar Championship: Eric Curran e Dane Cameron são os campões de 2016

Com o quarto lugar na última etapa da temporada, a Petit Le Mans em Road Atlanta, a dupla Dane Cameron/Eric Curran (Coyote-Corvette/ Action Express Racing) conquistou o tÁ­tulo do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Foi o primeiro tÁ­tulo da dupla na categoria.

A vitória na prova ficou com o trio Oswaldo Negri Jr/Olivier Pla/John Pew (Ligier JSP2-Honda/ Michael Shank Racing), que alinhou na pole-position, e após dez horas de prova, completou 412 voltas.

O trio Pipo Derani/Scott Sharp/ Johannes van Overbeek (Ligier JSP2-Honda/ESM) terminou em segundo, seguido pelo trio Ricky Taylor/Jordan Taylor/Max Angelelli (Dallara-Corvette/Wayne Taylor Racing).

Cameron/Curran/Simon Pagenaud terminaram em quarto, seguidos pelos parceiros de equipe João Barbosa/Christian Fittipaldi/Filipe Albuquerque.

Cameron e Curran iniciaram a prova com um ponto de vantagem sobre Barbosa e Fittipaldi, que buscavam o tricampeonato do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Quando faltavam quatro horas para o final, e com Albuquerque no comando, o carro da classe Daytona Prototype ocupava a segunda posição, quando teve o pneu traseiro direito furado. A parada nos boxes custou duas voltas para o trio.

Cameron e Curran somaram 314 pontos, três a mais do que Barbosa/Fittipaldi.

Pelo Norte-Americano de Endurance, que incluiu as quatro provas de longa duração da temporada (24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring, 6 Horas de Watkins Glen e 10 Horas de Petit Le Mans) Barbosa/Fittipaldi foram tricampeões com 43 pontos, dois a mais do que Sharp/Derani/van Overbeek.

Final:

1 – Pew/Negri/Pla (Ligier JSP2-Honda) – Shank – 412 voltas
2 – Sharp/Derani/van Overbeek (Ligier JSP2-Honda) – ESM – 3”524

3 – Taylor/Taylor/Angelelli (Dallara-Corvette) – Taylor – 11”745
4 – Curran/Cameron/Pagenaud (Coyote-Corvette) – AXRacing – 14”258
5 – Barbosa/Fittipaldi/Albuquerque (Coyote-Corvette) – AXRacing – 2 voltas
6 – Alon/Gutierrez/Kimber-Smith (ORECA FLM09) – PR1 – 8
7 – French/Marcelli/Koch (ORECA FLM09) – Perf.Tech – 9
8 – Long/Miller/Pigot (Lola-Mazda) – Speedsource – 11
9 – Fisichella/Vilander/Calado (Ferrari 488) – Risi – 14
10 – Hand/Mueller/Bourdais (Ford GT) – Ganassi – 14
11 – Gavin/Milner/Fassler (Corvette C7.R) – Corvette – 14
12 – Garcia/Magnussen/Rockenfeller (Corvette C7.R) – Corvette – 15
13 – Goikhberg/Miller/Simpson (ORECA FLM09) – JDC-Miller – 17
14 – Bamber/Makowiecki/Christensen (Porsche 911) – CORE – 17
15 – Kvamme/Bradley/Hanratty (ORECA FLM09) – Starworks – 19
16 – Edwards/Luhr/Wittmer (BMW M6) – Rahal – 21
17 – Keating/Bleekemolen/Miller (Dodge Viper -R) – Riley – 27
18 – Bergmeister/McMurry/Lindsey (Porsche 911) – Park Place – 28
19 – Nielsen/Balzan/Segal (Ferrari 488) – Scuderia Corsa – 28
20 – Marsal/Palttala/Lawrence (BMW M6) – Turner – 28
21 – Sellers/Snow/Miller (Lamborghini Huracan) – Miller – 29
22 – Bell/Aschenbach/von Moltke (Audi R8) – Stevenson – 29
23 – Ruberti/Persiani/Sbirrazzuoli (Lamborghini Huracan) – Dreamacing – 29
24 – Liddell/Davis/Skeen (Audi R8) – Stevenson – 30
25 – Yount/Drissi/Mowlem (ORECA FLM09) – BAR1 – 33
26 – Briscoe/Westbrook/Dixon (Ford GT) – Ganassi – 40
27 – James/Farnbacher/Riberas (Porsche 911) – Alex Job – 46
28 – Curtis/Klingmann/Freiberg (BMW M6) – Turner – 48
29 – Serra/Pier Guidi/Bertolini (Ferrari 488) – Scuderia Corsa – 62
30 – Lewis/Pumpelly/Antinucci (Lamborghini Huracan) – Change – 62
31 – Potter/Lally/Seefried (Audi R8) – Magnus – 63
32 – Auberlen/Werner/Farfus (BMW M6) – Rahal – 95
33 – Van der Zande/Popow/Heinemeier Hansson (ORECA FLM09) – Starworks – 125
34 – Pilet/Tandy/Lietz (Porsche 911) – CORE – 183
35 – Dalziel/Goossens/Hunter-Reay (Coyote-Corvette) – SDR – 214
36 – Legge/Rayhall/Meyrick (DeltaWing DWC13) – Panoz – 243
37 – Nunez/Bomarito/Pigot (Lola-Mazda) – Speedsource – 298
38 – Dayson/Lall/Coletti (ORECA FLM09) – Starworks – 362