Indy 500: Quinta sessão de treino – 18 de Maio, saiba como foi o dia dos Brasileiros

Quinta e “penúltima” sessão oficial de treinos – O tempo colaborou mais uma vez e o treino de hoje contou com 31 carros no trabalho de acertos para a 90a. Edição da Prova de 500 Milhas de Indianápolis. O piloto mais veloz foi, novamente Sam Hornish que virou 224.951mph, seguido pelo seu companheiro, Hélio Castroneves com 224.437mph.

Hélio Castroneves – São Paulo/SP/Brasil – Marlboro Team Penske – carro 3 e 3t, foi o 2o. mais rápido – 224.951mph / 40.1004seg: “Hoje tava meio que uma montanha-russa o tempo, começou quente, choveu e agora tá frio, ventando muito….mas o carro começou bem, um pouquinho….a pista tava um pouquinho limpa porcausa da chuva mas depois foi melhorando. E tÁ´ bem confidante, os tempos também foram bons e agor é continuar nesse mesmo ritmo.“

Tony Kanaan – Salvador/BA/Brasil – Team 7-Eleven – carro 11 e 11T, foi o 7o. mais rápido – 221.707mph / 40.5941seg: “Um dia meio frustrante pra gente, porque a gente não conseguiu achar o nÁ­vel de aderência que a gente queria no carro, mas a chuva não tá ajudando….com certeza….então, vamos lá, tem que trabalhar. O resto vai ter que vir com o tempo, acho que tem que trabalhar todo mundo junto com os cinco carros e tentar aÁ­ achar um pouquinho mais de Velocidade pra eu poder brigar pela vitória.“

Felipe Giaffone – São Paulo/SP/Brasil – ABC Supply Co./AJ Foyt Racing – carro 14 e 14T, foi o 20o. mais rápido – 218.110mph / 41.2636seg: “Ah, hoje foi um dia que começou muito ruim, meu carro não tava nada bom, fizemos umas mudanças mas não adiantou. A gente tá andando aÁ­ com uma pressão aerodinâmica de corrida, então no finalzinho melhorou, fizemos algumas mudanças aÁ­ que melhorou. Mas precisa melhorar um pouco mais, vamos ver amanhã. Choveu de novo hoje, vamos ver se amanhã agora a gente tem um dia bom sem chuva“

VÁ­tor Meira – BrasÁ­lia/Brasil – Panther – carro 4 e 4T, foi o 10o mais veloz – 221.180mph / 40.6909seg: “Hoje foi bom, a gente…na verdade, hoje foi o dia que a gente melhor….que o carro teve o melhor em acerto de corrida com o tanque cheio. Todo mundo, mais ou menos, fez isso, mas eu acho que e gente é um dos que consegue andar melhor em tráfego. O carrot á muito bom. Agora é esperar, a gente teve muito pouco tempo de treino, gostaria de ter mais, vamos ter amanhã ainda mas amanhã vai ser classificação, a gente vai treinar essa parte de classificação e vê o que acontece. Agora é esperar e ver o que acontece pra amanhã.”

Thiago Medeiros – São Paulo/SP/Brasil – PDM Racing – carro 18 – foi o 23o. mas rápido – 216.791mph / 41.5146seg: “Tava vindo na reta, vi que o Matsuura tava atrás de mim e ele tava vindo…mas como era muito tarde já, tava muito perto da curva, não achei que ele ia tentar ultrapassar. Quando meu “spotter” falou que ele tava embaixo – eu tinha feito uma entrada de curva um pouco mais alta pra dar espaço pra ele. O “spotter” falou que ele tava abaixo, eu achei que ele tinha colidido. Eu tentei mudar um pouco a minha linha, subi um pouco na pista, com isso aÁ­ eu tive uma balançada, um desequilÁ­brio no carro, entrei na sujeira e perdi a traseira do carro.”

Airton Daré – Baurú/SP/Brasil – Sam Schmidt Motorsports – carro 88, foi o 29o. no dia de hoje – 211.432mph / 42.5668seg: “A gente não viu…não achou que seria necessário andar muito hoje por causa do tempo, o tempo tá muito ruim hoje, tá tendo rajadas de vento e provavelmente isso que deve ter acontecido com o Thiago e com o Luyendyk Jr. Quando você entrava na curva um, balançava muito o carro. Como a gente tem um limite de voltas pra andar até Sexta-feira a gente decidiu andar menos hoje, pra poder andar mais amanhã”

Sessão de treinos continuam na Sexta, e no Sábado de manhã, pilotos tem uma última chance de acertas os últimos detalhes nos carros antes da tomada de tempo marcada para o Meio-Dia – 33 posições serão determinadas no Sábado. Pilotos têm três chances de classificar seu carro dia 20. E no Domingo é a última oportunidade para os carros tentarem uma melhor colocação no Grid com o “Bump Day”. Carb Day acontece no dia 26 e a largada para a 90a. Edição da Prova de 500 Milhas de Indianápolis acontecerá Á s 13hrs do horário de Indianápolis, 14hrs do horário de BrasÁ­lia do dia 28 de Maio no Autódromo de Indianápolis.