Indy 500: Sai neste sábado o Pole das 500 Milhas de Indianápolis

O pole-position das 500 Milhas de Indianápolis será definido neste sábado, dia 12, durante o “Pole Day”, que também classifica os 11 primeiros colocados para a principal prova da Fórmula Indy. Por isso, é grande a expectativa do baiano Tony Kanaan, da Andretti Green, que já conquistou a posição de honra em 2005.

“Quando fui o pole de Indianápolis, senti o que realmente significa essa prova. A repercussão das 500 Milhas é incrível. Foram dezenas de entrevistas e eventos com patrocinadores, além do carinho dos fãs. É uma classificação diferente de qualquer outra prova, a começar por você ser o pole-position durante duas semanas”, explicou o campeão da categoria em 2004.

O grid de largada em Indianápolis será formado em partes. Após o Pole Day no sábado, no domingo (13) outros dez pilotos garantem suas vagas entre o 12º e 22º colocados. Na semana seguinte, no sábado (19), mais dez, de 23º a 33º. No entanto, no domingo (20), acontece o “Bump Day”, última oportunidade de classificação, isso se um piloto superar o tempo do pior no grid.

Aí sim, a Fórmula Indy conhecerá os 33 pilotos que alinharão seus carros no dia 27 de maio, precisamente às 13h (horário de Brasília), 5ª etapa de 2007, sem dúvida, a mais cobiçada do ano. Em Indianápolis, até os números são grandes. Serão 250 voltas no tradicional oval de 2.5 milhas, cerca de 3 horas de prova e a média de velocidade superior aos 350km/h. 38 carros estão inscritos para tentarem uma vaga nessa disputa que premia o vencedor em quase U$ 2 milhões (dólares). No ano passado, o norte-americano Sam Hornish Jr. faturou U$ 1.744,855 (dólares). O 33º colocado recebeu U$ 211.555 (dólares).

A 91ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, que iniciou em 1911, também marca a volta de grandes nomes à categoria, como o dono da equipe de Kanaan, o norte-americano Michael Andretti, e o bicampeão de Indianápolis, Al Unser Jr, que pilotará um carro da equipe AJ Foyt.

Kanaan não esconde que vencer a prova é o seu grande sonho e ressalta o trabalho da equipe nesse objetivo. “Com certeza é um sonho e pretendo realizá-lo. Em Indianápolis, tudo ganha uma dimensão maior. Nós trabalhamos desde o ano passado para essa prova, sem falar dos treinos que iniciam amanhã (hoje) e vão até a semana da corrida. Tudo é muito importante e qualquer detalhe faz uma grande diferença”, comentou o brasileiro, que detém o recorde de ser o único piloto que liderou voltas em todas as suas participações no Indianápolis Motor Speedway.

Como adiantou Kanaan, os treinos livres começam nesta terça-feira (8), entre 13h e 19h, e prosseguem até sexta. A programação se repete na semana que vem, mas com inicio na quarta-feira (16). No dia 25, sexta-feira, os pilotos terão mais uma hora para os últimos acertos durante o “Carburation Day”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *