Indy Lights: Mario Romancini começa temporada com provas em circuito de rua na Florida

Rodada dupla de São Petersburgo já tem 28 pilotos inscritos e representa desafio extra para os estreantes no campeonato.

A temporada de 2009 da Fórmula Indy Lights começa neste fim de semana com a realização da rodada dupla de São Petersburgo, na Flórida. A etapa inaugural do campeonato já tem 28 pilotos inscritos e será disputada em um circuito de rua de quase 3 km, que representa um dos maiores desafios do ano para os pilotos – em especial para os estreantes.

Com 13 curvas e retas que podem ser consideradas longas para esse tipo de traçado, a sede das corridas deste sábado e domingo têm em comum com outras pistas desse tipo o fato de estar localizada em uma cidade litorânea – e de também exigir perícia e muito sangue frio por parte dos pilotos.

“Esta é uma pista interessante, mas que representa um grande desafio para os pilotos que, como eu, estão estreando na categoria”, opina o paulista Mario Romancini, que faz sua estréia na competição pela equipe RLR Andersen. “A programação do evento prevê a realização de apenas um treino livre de uma hora antes do início da sessão de classificação, então teremos pouco tempo para conhecer o traçado”, completou ele.

Esta não será, no entanto, a primeira experiência de Mario Romancini em um traçado de rua. Ele já teve contato com esse tipo de circuito em Vitória (ES), quando competiu na F-Renault Brasileira, e em Mônaco, pela World Series. E, por isso mesmo, conhece bem as dificuldades que terá de enfrentar logo na estréia.

“A programação será a mesma da etapa de Mônaco da World Series, com apenas uma hora de treino antes da classificação. E sei bem o quanto é difícil pegar a mão de um traçado de rua em tão pouco tempo. Por isso meu objetivo nesta sessão será o de permanecer o maior tempo possível na pista, aumento gradativamente o ritmo para não cometer erros que me impeçam de treinar”, completou.

Recém-chegado à categoria, Mario Romancini vive uma fase que ele mesmo classifica como a mais importante de sua carreira, por representar o início de um caminho que pode levá-lo a se profissionalizar no esporte. E, mesmo antes do início da temporada, ele já conheceu de perto a importância que os norte-americanos dão para o marketing esportivo.

“No último fim de semana participei em Nashville de um evento da Lafarge, um dos patrocinadores da equipe, que foi ótimo. Aqui nos Estados Unido o esporte é uma ferramenta de marketing bastante importante, e isso permite que atletas de todas as modalidades, entre elas do automobilismo, possam sonhar em viver do esporte. E esse é o meu grande objetivo ao direcionar minha carreira para a Indy Lights”, encerrou o brasileiro.

No ano passado, a Indy Lights teve como campeão o mineiro Rafa Matos.

O calendário completo da Fórmula Indy Lights em 2009 é o seguinte:
4/5 de abril        –      São Petersburgo – circuito de rua e rodada dupla
19 de abril         –      Long Beach – circuito de rua
26 de abril         –      Kansas Speedway
22 de maio        –      Indianapolis Motor Speedway
31 de maio        –      Milwaukee Mile
20 de junho       –      Iowa Speedway
04 de julho        –      Watkins Glen International
11 de julho        –      Toronto – circuito de rua
26 de julho        –      Edmonton Airport
01 de agosto     –      Kentucky Speedway
09 de agosto     –      Mid-Ohio Sports Car Course
23 de agosto     –      Infineon Raceway
29 de agosto     –      Chicagoland Speedway
09 de outubro    –      Homestead Speedway

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *