Indy Lights: TÁ­tulo pode ser decidido neste sábado

O norte-americano J.R. Hildebrand precisa apenas de uma 13ª colocação para ficar com a taça com uma corrida de antecipação.

Após dominar por completo a 13ª etapa da Indy Lights, o norte-americano J.R. Hildebrand chega a Chicago, com uma das mãos na taça. Com 90 pontos de vantagem sobre o colombiano Sebastian Saavedra – seu companheiro de equipe que ocupa a vice-liderança -, ele precisa de apenas um 13º lugar na 14ª e penúltima etapa, para assegurar o tÁ­tulo da categoria de acesso Á  Fórmula Indy com uma prova de antecipação e sem depender de outros resultados.

A corrida acontece neste sábado (29/08), a partir das 19h15 (horário de BrasÁ­lia). O site oficial da categoria (www.indycar.com/indylights) faz a cobertura em tempo real e mostra as imagens ao vivo.

As duas últimas etapas da temporada (Chicago e Miami) serão disputadas em circuito oval. O brasileiro Rodrigo Barbosa não vê a hora de acelerar no trioval de 1,5 milhas. “Estou bastante confiante, pois Chicago é parecido com Kentucky, e eu andei bem lá”, afirma o piloto, que faz sua primeira temporada na categoria. A pista tem praticamente as mesmas caracterÁ­sticas da prova válida pela 11ª etapa da temporada. “O acerto do carro é o mesmo. Só vamos ajustar alguns detalhes que faltaram em Kentucky para andarmos mais de reta”, explica.

Rodrigo Barbosa encara com bons olhos o retorno aos circuitos ovais, apesar de admitir que demorou algum tempo até se sentir Á  vontade no estilo de corrida que mais agrada aos norte-americanos. “No começo da temporada estava muito difÁ­cil correr nos ovais, pois eu não me sentia tão seguro andando sempre no vácuo e lambendo o muro”, conta. No entanto, ele agora garante estar mais adaptado. “Agora estou mais confiante, mais acostumado. Posso até dizer que estou gostando dos ovais”, completa o titular da equipe brasileira ELFF Racing, que também compete pela primeira vez na Indy Lights.

Um dos fatores positivos que Rodrigo vê para essa corrida é o fato de sair de uma prova em circuito misto (Sonoma) e vir para um oval. Como essa mudança exige uma alteração radical de configuração do carro, o equipamento é desmontado e remontado por inteiro. “Dessa forma a equipe é obrigada a fazer a revisão completa em todas as peças e aspectos do carro, aumentando a possibilidade de detectarmos e solucionarmos algum eventual problema ou desgaste”, explica o piloto da região de Sorocaba, interior de São Paulo.

Apesar de a maioria das corridas da Indy Lights acontecer em cidades pequenas e interioranas, a próxima etapa será disputada na terceira maior metrópole dos Estados Unidos. “Eu prefiro correr numa cidade grande como Chicago. Numa metrópole geralmente o público é bem bacana, as arquibancadas lotam e o final de semana fica mais legal”, conclui.

Confira a programação para o fim de semana em Chicago (horários de BrasÁ­lia):

Sábado, 29/08
12h30 – 13h30: Treino livre
15h30 – 16h30: Treino classificatório
19h15: Largada para as 100 milhas de Chicago (67 voltas)

Esta é a classificação da Indy Lights após 13 etapas disputadas:
1) J.R. Hildebrand (EUA), 473 pontos;
2) Sebastian Saavedra (COL), 383;
3) James Davison (AUS), 376;
4) James Hinchcliffe (CAN), 361;
5) Wade Cunningham (NZL), 354;
6) Mario Romancini (BRA), 328;
7) Daniel Herrington (EUA), 315;
8) Bia Figueiredo (BRA), 304;
9) Charlie Kimball (EUA), 267;
10) Andrew Prendeville (EUA), 258;
11) Gustavo Yacaman (COL), 255;
12) Martin Plowman (EUA), 248;
13) Richard Philippe (FRA), 235;
14) Pippa Mann (ING), 191;
15) Ali Jackson (IRN), 172;
16) Jonathan Summerton, (EUA), 162;
17) Rodrigo Barbosa (BRA), 155;
18) Pablo Danoso (CHI), 147;
19) Junior Strous (HOL), 146;
20) Jay Howard (ING), 123;
21) Stefan Wilson (ING), 112;
22) Mike Potekhen (EUA), 108;
23) Felipe Guimarães (BRA), 107;
24) Sergey Mokshantsev (RUS), 92;
25) Brandon Wagner (EUA), 74;
26) Jesse Mason (CAN), 69;
27) Sean Guthrie (EUA), 46;
28) Dillon Battistini (ING), 15;
29) Jonathan Bomarito (EUA), 12;
30) Juan Pablo Garcia (MEX), 12;
31) Logan Gomez (EUA), 11;
32) Duncan Tappy (ING), 8 pontos.