IndyCar: CET implantará operação especial de trânsito para a Indy em São Paulo

Treinos e corridas serão apenas no sábado e domingo, e a pista expressa da Marginal Tietê ficará liberada.

A cidade de São Paulo irá receber no próximo dia 14 de março a São Paulo Indy 300, prova que abre a temporada da Fórmula Indy. O Circuito do Anhembi utilizará a região do Sambódromo, circundando o complexo de eventos. O traçado também utilizará parte da pista local da Marginal Tietê, cujo nome oficial, naquele trecho, é Avenida Assis Chateaubriand.Â
Conforme divulgado no dia 4 de fevereiro, a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito) irá implantar um plano especial de tráfego para região do circuito nos dia 13 (data dos treinos) e 14 de março (corrida). Para evitar transtornos ao trânsito em um dia de semana, na sexta-feira não haverá atividades no circuito da Fórmula Indy em São Paulo.
A CET terá uma Central de Gerenciamento de Operações na Praça Campo de Bagatele, reforçando a orientação e fiscalização do trânsito. A Avenida Olavo Fontoura será bloqueada. Em todo o entorno do Parque do Anhembi haverá proibição de estacionamento. Na operação de trânsito serão empregados 700 funcionários e 80 viaturas da CET, além de guinchos e motos. A região será sinalizada por 1.500 cavaletes, 400 cones e 100 rolos de fita zebrada.Â
Para facilitar a chegada do público ao circuito a CET oferece caminhos de rota alternativa (ver abaixo), bolsão para Á´nibus fretados, bolsões para taxi e serviço ATENDE para pessoas com necessidades especiais. O uso do transporte coletivo é recomendado, uma vez que o metrÁ´ e várias linhas de Á´nibus cobrirão as necessidades da região.
Ruas que serão bloqueadas a partir do dia 13/04
•Pista local da Marginal do Tietê, sentido Castello Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da casa Verde
•Avenida Olavo Fontoura, em ambos os sentidos, entre a Praça Campo de Bagatelle e a Rua Alfonso Reinaldo Gallucci. Neste trecho, será permitido somente o acesso de pedestres e de veÁ­culos prestadores de serviço de transporte ao evento
•Rua Professor Milton Rodrigues, em ambos os sentidos
•Rua Brazelisa Alves de Carvalho
•Rua Professor Luciano Prata
•Rua Anita Malfatti, Rua Dr. Melo Nogueira
•Rua Marambaia
•Rua Hermenegildo C. de Almeida
•Rua Alfonso Reinaldo Gallucci
•Rua Marssinet Sorcinelli, entre a Marginal Tietê e a Rua Marechal Leitão de Carvalho
CAMINHOS ALTERNATIVOS
•Pista local da Marginal Tietê: a opção de desvio será a pista expressa da Marginal Tietê.
•Av. Olavo Fontoura: a opção de desvio será a Av. Braz Leme e/ou Marginal do Tietê.Â
•R. Massinet Sorcinelli, entre a Marginal Tietê e Rua Mal. Leitão de Carvalho: a opção ao trânsito será a pista expressa da Marginal Tietê até Ponte do Limão, retornando pela pista sentido Castelo Branco / Ayrton Senna até Ponte das Bandeiras ou Cruzeiro do Sul.
TRANSPORTE COLETIVO
Á”NIBUS MUNICIPAIS – O público deverá utilizar-se das linhas normais que servem a região, que podem ser consultadas na página da São Paulo Transportes (SPTrans) na Internet, www.sptrans.com.br. As linhas que circulam pela av. Olavo Fontoura terão o itinerário alterado passando a circular pela av. Braz Leme.
Á”NIBUS FRETADOS – Será ativado bolsão de Á´nibus para fretados na Av. do Estado entre Av. Santos Dumont e Av. Pres. Castelo Branco.
METRÁ” – A Estação Tietê é a mais próxima do evento. Segundo informações da Cia do Metropolitano de São Paulo, os horários de funcionamento serão mantidos nos dias de treino e corrida, www.metro.sp.gov.br.Â
PONTE ORCA – Serviço complementar do MetrÁ´ de São Paulo, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, permitindo a integração gratuita entre a linha 2 do metrÁ´ de São Paulo e as linhas 9 e 10 da CPTM.
TÁXI – O desembarque deve ser realizado de preferência nas proximidades da ponte da Casa Verde com a Av. Braz Leme, por ser este o menor trajeto até os portões de acesso ao evento. Serão criados quatro bolsões para estacionamento de táxis na Rua Paineira do Campo, na Rua Anita Malfatti, na Rua Santa Eulália e na Av. Braz Leme.
ATENDE – Para os Portadores de Necessidades Especiais, a SPTrans estará implantando o Projeto Atende com embarque pela R. Mal. Odylio Denys, junto Á  estação Tietê do MetrÁ´ e terminal Barra Funda.
Dados da São Paulo Indy 300
Extensão do circuito: 4.180 metros
Sentido: Horário
Número de curvas: 11 (7 para direita e 4 para esquerda)
Número de voltas: 75 (300 Km)
A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.