IndyCar: Cheia de novidades, temporada começa neste fim de semana em St. Petesburg

Novos carros, novos motores e a estreia de Rubens Barrichello na categoria são prato cheio para os fãs de automobilismo. Corrida será transmitida ao vivo pela Band neste domingo (25) Á s 14 horas (de BrasÁ­lia)

Uma nova era se inicia na Fórmula Indy neste final de semana. Saint Petesburg, no estado norte-americano da Flórida, recebe a etapa de abertura da temporada 2012 da categoria, que vem repleta de novidades. Um novo carro, novos fabricantes de motores e a estreia de Rubens Barrichello. A Band transmite o GP de St. Pete Á s 14 horas (de BrasÁ­lia) deste domingo (25), ao vivo para todo o Brasil.

Após vários testes conduzidos em Indianápolis (misto e oval), Sebring (misto), Barber (misto), Texas (oval) e Sonoma (misto), o novo chassi fabricado pela Dallara para a categoria, e depois batizado como DW-12 em homenagem a Dan Wheldon, está pronto para a competição.

Até então única fornecedora de motores, a Honda enfrentará a concorrência de Chevrolet e Lotus equipando os times. As especificações dos propulsores também mudaram. Antes com 3,5 litros aspirados naturalmente e oito cilindros em V, as novas unidades são V6 com até 2,2 litros de capacidade cúbica e adotam turbinas. Dependendo do tipo de pista, as equipes poderão configurar os motores para mono o biturbo, o que pode desenvolver uma potência variável entre 550 e 700 cavalos.

“Trio de Ferro do Brasil” – Os testes de pré-temporada mostraram que as forças estão um pouco mais divididas, o que garantirá maior competitividade e rotatividade de vencedores. Os pilotos já consagrados continuam mostrando suas forças, como a dupla da Ganassi formada por Scott Dixon e o tetracampeão Dario Franchitti, Ryan Briscoe, Will Power e Helio Castroneves, da Penske, e o trio da Andretti Autosport, formado por Ryan Hunter-Reay, Marco Andretti e James Hinchcliffe, e o trio da KV Racing Technology, com Tony Kanaan, Ernesto Viso e Rubens Barrichello.

O Brasil terá um trio de respeito na temporada 2012 da Fórmula Indy: um tricampeão de Indianápolis (Helio), um campeão da categoria (Tony) e um estreante recordista de participações na Fórmula 1, dono de dois vice-campeonatos e 11 vitórias (Rubens). Juntos, Castroneves, Kanaan e Barrichello formam o trio de ferro brasileiro na categoria.

O circuito de rua de Saint Petesburg tem 2.896 metros (1,8 milha) e 14 curvas.

Programação para o GP de St. Pete (horário de BrasÁ­lia):

SEXTA-FEIRA (23.03)
1º Treino Livre: 12h50 – 13h50
2º Treino Livre: 15h50 – 16h50

SÁBADO (24.03)
3º Treino Livre: 10h55 – 11h55
Treino Classificatório: 14h55 – 16h15

DOMINGO (25.03)
Largada: 14h00 (100 voltas)