IndyCar: Cheia de novidades, temporada começa neste fim de semana em St. Petesburg

Novos carros, novos motores e a estreia de Rubens Barrichello na categoria são prato cheio para os fãs de automobilismo. Corrida será transmitida ao vivo pela Band neste domingo (25) às 14 horas (de Brasília)

Uma nova era se inicia na Fórmula Indy neste final de semana. Saint Petesburg, no estado norte-americano da Flórida, recebe a etapa de abertura da temporada 2012 da categoria, que vem repleta de novidades. Um novo carro, novos fabricantes de motores e a estreia de Rubens Barrichello. A Band transmite o GP de St. Pete às 14 horas (de Brasília) deste domingo (25), ao vivo para todo o Brasil.

Após vários testes conduzidos em Indianápolis (misto e oval), Sebring (misto), Barber (misto), Texas (oval) e Sonoma (misto), o novo chassi fabricado pela Dallara para a categoria, e depois batizado como DW-12 em homenagem a Dan Wheldon, está pronto para a competição.

Até então única fornecedora de motores, a Honda enfrentará a concorrência de Chevrolet e Lotus equipando os times. As especificações dos propulsores também mudaram. Antes com 3,5 litros aspirados naturalmente e oito cilindros em V, as novas unidades são V6 com até 2,2 litros de capacidade cúbica e adotam turbinas. Dependendo do tipo de pista, as equipes poderão configurar os motores para mono o biturbo, o que pode desenvolver uma potência variável entre 550 e 700 cavalos.

“Trio de Ferro do Brasil” – Os testes de pré-temporada mostraram que as forças estão um pouco mais divididas, o que garantirá maior competitividade e rotatividade de vencedores. Os pilotos já consagrados continuam mostrando suas forças, como a dupla da Ganassi formada por Scott Dixon e o tetracampeão Dario Franchitti, Ryan Briscoe, Will Power e Helio Castroneves, da Penske, e o trio da Andretti Autosport, formado por Ryan Hunter-Reay, Marco Andretti e James Hinchcliffe, e o trio da KV Racing Technology, com Tony Kanaan, Ernesto Viso e Rubens Barrichello.

O Brasil terá um trio de respeito na temporada 2012 da Fórmula Indy: um tricampeão de Indianápolis (Helio), um campeão da categoria (Tony) e um estreante recordista de participações na Fórmula 1, dono de dois vice-campeonatos e 11 vitórias (Rubens). Juntos, Castroneves, Kanaan e Barrichello formam o trio de ferro brasileiro na categoria.

O circuito de rua de Saint Petesburg tem 2.896 metros (1,8 milha) e 14 curvas.

Programação para o GP de St. Pete (horário de Brasília):

SEXTA-FEIRA (23.03)
1º Treino Livre: 12h50 – 13h50
2º Treino Livre: 15h50 – 16h50

SÁBADO (24.03)
3º Treino Livre: 10h55 – 11h55
Treino Classificatório: 14h55 – 16h15

DOMINGO (25.03)
Largada: 14h00 (100 voltas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *