Indycar: Indy pode definir campeão na etapa de Kentucky

Will Power poderá erguer a taça na próxima etapa, mas Dario Franchitti fará de tudo para levar a decisão a Las Vegas

A corrida deste fim de semana da Fórmula Indy será a primeira que, de fato, um piloto poderá se sagrar campeão. As máquinas e competidores já estão em Kentucky para 16ª, e penúltima etapa do campeonato, para definir quem será o premiado com a taça de vencedor, ou quem mais se aproximará do título. O australiano Will Power da Penske conta com 542 pontos e o escocês Dario Franchitti da Chip Ganassi está com 531.

A etapa de Kentucky, assim como a derradeira, em Las Vegas, são em ovais, o que em tese favorecem um pouco o carro da Ganassi, mas Power não quer nem saber disso e já quer comemorar neste domingo o título da Indy.

Para sair de lá com o título, Power tem que abrir uma diferença de no mínimo 43 pontos ao final da prova, pois como o máximo de pontos que se pode somar em uma etapa é 53, e o mínimo dez, o australiano ergue a taça, por exemplo, se vencer (marcando a pole e liderando o maior número de voltas) e Franchitti chegar de nono para baixo. Todavia, uma posição pouco costumeira para o escocês.

E se o fizer, Power quebrará um hiato gigantesco para a Austrália no que se diz respeito a títulos em campeonatos importantes em monopostos internacionais, uma vez que o último piloto do país a se sagrar campeão em uma categoria neste requisito foi Alan Jones em 1980, quando disputava o campeonato de Fórmula 1 pela Williams.

De lá para cá, o país quase nunca teve um piloto no automobilismo de ponta almejando títulos, como o próprio Will Power já fez na temporada de 2010, quando chegou em segundo atrás de Dario Franchitti. Nem mesmo Mark Webber, atual piloto da Red Bull Racing na Fórmula 1, conquistou um título expressivo.

Mas mesmo ficando há tantos anos sem um título de renome no automobilismo, o ano de 2011 tem sido muito fértil para os pilotos australianos que correm no exterior, uma vez que Casey Stoner, que é do motociclismo, está a passos largos para conquistar o título da MotoGP, Will Power pode se sagrar campeão nesta etapa da Indy, e Mark Webber tem carro para se firmar em segundo no Mundial de Fórmula 1.

Pelo lado dos brasileiros, a esquadrão volta a ter somente quatro representantes, pois João Paulo de Oliveira não competirá pela Conquest, que verá o colombiano Sebastián Saavedra reassumir seu posto de titular. Tony Kanaan é o brasileiro mais bem posicionado na tabela geral de classificação, em quinto no campeonato com 353 pontos. Helio Castroneves é o décimo com 302 pontos, Vitor Meira se encontra na 15ª posição com 273 pontos enquanto Bia Figueiredo é somente a 21ª com 200 pontos.

Horários dos treinos e da corrida da Kentucky Indy 300:

Sábado:

Treinos livres:
11h00-12h15
13h45-14h45

Treino classificatório:
17h00-18h00

Domingo:

Corrida: 13h45 (200 voltas)

(Horários de Brasília)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *