IndyCar: Mário Romancini compara Watkins Glen a Spa-Francorchamps

Piloto brasileiro destaca semelhanças entre as duas pistas antes da nona etapa do campeonato da Fórmula Indy em 2010

Encerrada a primeira fase de circuitos ovais na temporada – com quatro provas nesse tipo de pista nos últimos dois meses – a Fórmula Indy retorna no próximo final de semana (02 a 04/7) a um traçado misto. O circuito de Watkins Glen, no estado de Nova York, recebe a nona etapa da categoria. E seu traçado de aproximadamente 5,4 km foi comparado ao circuito de Spa-Francorchamps pelo piloto brasileiro Mário Romancini.

“Watkins Glen me lembra bastante a pista de Spa, na Bélgica. É um circuito de alta velocidade, com curvas bastante rápidas e desafiadoras”, destacou Romancini, que já teve a oportunidade de correr no “The Glen”, como a pista é chamada nos Estados Unidos. “Corri nessa pista na Fórmula Indy Lights, na temporada passada. Foi uma etapa difícil, onde tive problemas com o câmbio ainda no começo da corrida, mas gostei muito da pista, é sem dúvida uma das melhores dos Estados Unidos”, completou Romancini.

Agora o brasileiro retorna a Watkins Glen em um desafio ainda maior: sua primeira temporada na principal categoria de monopostos da América do Norte. Competindo pela equipe Conquest, Romancini marcou pontos em todas as corridas disputadas até aqui e é o vice-líder entre os estreantes do campeonato – atrás apenas do britânico Alex Lloyd, que está três posições à frente na classificação geral.

“Nessa etapa teremos que descontar nos dois treinos livres, uma desvantagem: outras equipes fizeram testes nessa pista antes, e a Conquest não chegou a treinar lá. Então precisamos trabalhar duro para encontrar o acerto do carro nos dois treinos livres”, comentou Romancini.

O líder da temporada na Fórmula Indy é o australiano Will Power, da equipe Penske, com 274 pontos. Scott Dixon e Dario Franchitti, ambos da equipe Chip Ganassi, aparecem respectivamente em segundo e terceiro com 263 e 260 pontos. Helio Castroneves (251) e Ryan Briscoe (240), também da Penske, completam os cinco melhores do campeonato depois de oito corridas disputadas.

Sobre a pista – Watkins Glen é um dos circuitos mais tradicionais dos Estados Unidos. Inaugurado na década de 50 (mais precisamente em 1953), recebe ainda provas das principais categorias norte-americanas, como a Fórmula Indy e a Nascar. E foi durante 19 anos a sede do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 – entre 1961 e 1980. Foi nessa pista, inclusive, que Emerson Fittipaldi conquistou a primeira das suas 14 vitórias na principal categoria do automobilismo mundial, em 1970.

Confira a programação para a etapa de Watkins Glen da Fórmula Indy 2010 (horários de Brasília):

Sexta-feira (02/7)
16h30 às 17h30 – Treino livre

Sábado (03/7)
10h05 às 11h05 – Treino livre
14h15 às 15h45 – Treino classificatório

Domingo (04/7)
11h15 às 11h45 – Warmup
16h30 – Corrida – 9ª etapa (60 voltas) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *