IndyCar: Mid-Ohio recebe Fórmula Indy neste domingo iniciando fase decisiva em 2010

Circuito misto será palco da 12ª etapa do campeonato.

Após onze provas realizadas na temporada 2010 da Fórmula Indy, o australiano Will Power segue na liderança do campeonato, o domínio vem desde a primeira prova disputada neste ano, realizada em São Paulo. O piloto da equipe Penske soma 420 pontos. Seu maior rival neste momento é o escocês Dario Franchitti da equipe Chip Ganassi com cinqüenta pontos de desvantagem.

A categoria chega neste final de semana para a disputa da 12ª etapa da temporada, em Lexington, uma pequena cidade com pouco mais de quatro mil habitantes localizada no estado de Ohio, onde a principal atração da cidade é o autódromo de Mid-Ohio, palco da corrida deste domingo (08)

O circuito misto de Mid-Ohio foi construído no início da década de sessenta, sendo formado por treze curvas ao longo de seus 3.621 metros de extensão. O autódromo tem capacidade para acomodar mais de setenta mil pessoas.

Desde 1980 são realizadas corridas da Fórmula Indy sob organização da CART em Mid-Ohio, apenas nos anos entre 2004 e 2006 não foram realizadas corridas de monopostos nesta pista. A partir de 2007, a IndyCar Series assumiu a promoção da prova.

Os pilotos brasileiros já venceram em cinco oportunidades em Mid-Ohio. Emerson Fittipaldi foi responsável por três conquistas, em 1988, 1992 e 1993. Hélio Castroneves venceu outras duas, nos anos de 2000 e 2001.

Em conjunto com a Fórmula Indy, outras categorias estarão na pista de Mid-Ohio neste final de semana. Além da Indy Lights, categoria de base da Indy, a American Le Mans Series competirá neste circuito misto.

Alteração no regulamento da Fórmula Indy para Mid-Ohio

A Fórmula Indy fez uma mudança no seu regulamento para poder receber as 27 inscrições de carros para a corrida de Mid-Ohio. O grid de largada para cada corrida da Fórmula Indy, admite no máximo 28 carros, com a exceção de Indianápolis, onde largam 33 carros. Alguns autódromos que tem o pit-lane mais curto, não comportam este número de carros, como Toronto e Mid-Ohio, sendo que nestes circuitos são aceitos até 26 carros. Na São Paulo Indy300, o pit-lane comportava apenas 24 caros.

Regra 8.1 (E) (5) (d) foi revisada para Mid-Ohio

O Grande Prêmio de Mid-Ohio terá 27 carros inscritos, além dos 24 carros regulares da temporada da Fórmula Indy, o pit-lane receberá Jay Howard, correndo pela Sarah Fisher Racing, Adam Carroll, que guiará pelo quinto carro da Andretti Autosport e Graham Rahal, que participará da corrida pela Newman Haas Racing. A corrida de Mid-Ohio terá duas novidades no grid. O norte-americano J. R. Hilldebrand, campeão da Indy Lights em 2009, fará sua estréia na categoria pela equipe Dreyer & Reinbold substituindo o lesionado Mike Conway, que se recupera do grave acidente ocorrido durante as 500 milhas de Indianápolis em maio passado. O italiano Francesco Dracone de 26 anos, substituirá o brasileiro Mario Romancini no time Conquest Racing.

Multa ao brasileiro Hélio Castroneves

Os oficiais da Fórmula Indy aplicaram uma multa de 60 mil dólares para Helio Castroneves, em punição para as atitudes do piloto brasileiro na etapa de Edmonton. Além da multa, o brasileiro estará sob observação até o fim do ano.

Castroneves foi penalizado por recusar seguir os oficiais da prova e por comportamento anti-esportivo após a corrida. O presidente da categoria, Randy Bernard, teve uma reunião com o piloto da Penske na última segunda-feira (02).

Confira a programação para o GP de Mid-Ohio

Sexta (06/08)
17h00 – 18h00 Treino Livre

Sábado (07/08)
10h00 – 11h00 Treino Livre
13h35 – 14h55 Treino classificatório

Domingo (08/08)
10h15 – 10h45 Warm-up
16h30 – Grande Prêmio de Mid-Ohio (85 voltas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *