IndyCar: Tony anda com os cinco carros da Andretti no primeiro dia em Indianápolis

Kanaan tem inÁ­cio concorrido em Indianápolis ao testar todos os carros da Andretti.

No primeiro treino no oval de 2,5 Milhas de Indianápolis, o brasileiro Tony Kanaan teve bastante trabalho ao andar com os cinco carros de sua equipe, a Andretti Autosport. Coube ao brasileiro fazer um “shake down” e equalizar os carros de Danica Patrick, Marco Andretti, John Andretti e Ryan Hunter-Reay, além do seu próprio, o tradicional numero 11 verde e branco. Nas duas horas de treino, Kanaan não mudou o acerto aerodinâmico e focou mais em passar aos engenheiros da equipe como respondiam cada um deles e as suas diferenças. Os companheiros só assumiram o comando após Kanaan entregar o bólido.

Kanaan fez a melhor volta da equipe ao chegar perto das 225 mph (milhas por hora) de média (224.793) e terminar na 5a colocação no geral. “Nós apenas fizemos um treino para certificar que todos os nossos carros estavam bem e se estávamos no mesmo ponto dos demais”, destacou o baiano. “Me falaram para eu testar os carros porque sou o mais veterano, mas não me vejo assim não”, brincou o campeão da categoria de 2004, de 34 anos. “Fico feliz pela confiança de todos eles, e tive uma boa idéia do que temos de equipamento na mão. Vamos trabalhar forte nos próximos dias”, comentou o brasileiro.

Neste domingo (16), Kanaan e os demais pilotos “veteranos” terão mais duas horas de testes. Os novatos ainda estarão separados e terão também o mesmo tempo para se adaptarem ao oval mais famoso do mundo. A partir de segunda (17) até sexta-feira (21), todos os pilotos treinarão das 13h Á s 19h (horário de BrasÁ­lia). O Pole Day – que definide de 1o a 24o – será no sábado (22), e no domingo (23) serão definidas as posições de 25o a 33o. As 500 Milhas de Indianápolis acontece no dia 30 de maio.

Os cinco mais rápidos deste sábado foram: Helio Castroneves (226.603 milhas por hora), Dario Franchitti (226.535), ScotT Dixon (226.237), Dan Wheldon (225.609) e Kanaan (224.793).