IndyCar: Tony Kanaan almeja terminar o ano vencendo na Fórmula Indy

Kanaan tem uma disputa com Wheldon pelo 3o lugar no campeonato.

Para a última etapa válida pelo campeonato da Fórmula Indy, o brasileiro Tony Kanaan espera finalizar a temporada vencendo. E o piloto da Andretti Green Racing, que renovou o seu contrato até o final de 2013, tem base para se colocar como um dos postulantes a vitória no GP de Chicago, que acontece neste domingo (7), Á s 16h50 (horário de BrasÁ­lia) com transmissão ao vivo da Band. Isso porque as caracterÁ­sticas da pista no estado de Illinois são semelhantes ao oval de Miami, em Homestead, primeira prova do ano, que Kanaan só não venceu porque tinha o retardatário Ernesto Viso rodando Á  sua frente, quando tinha uma vantagem de 3s para o 2o colocado. Ambos ovais tem 1,5 milhas e suas inclinações nas curvas são bem parecidas, embora o formato da pista seja diferente.

“Sei que muitos pensam como eu, mas o nosso objetivo é terminar a temporada vencendo em Chicago”, destacou o brasileiro, sobre o autódromo que fica na 3a maior cidade dos Estados Unidos, com uma população estimada em quase 10 milhões de habitantes. “Minha equipe esteve bem forte e competitiva nos circuitos de 1,5 milhas, especialmente em Homestead, e esperamos continuar no mesmo caminho. Sempre estivemos bem perto, mas ainda não vencemos em Chicago. Esperamos quebrar essa marca no domingo”, contou o campeão da categoria em 2004, que detém 13 vitórias e 10 pole-positions no currÁ­culo.

Kanaan também busca concretizar a 3a colocação no campeonato. O brasileiro tem 17 pontos de vantagem em cima do inglês Dan Wheldon, que deixa a Ganassi e segue para Panther em 2009. “Sem dúvida, será uma atração a mais. Não só a briga entre o primeiro e o segundo, mas como o terceiro e o quarto estão emocionantes”. E o fato de Scott Dixon (Ganassi) e Hélio Castroneves (Penske) brigarem pelo titulo, é um aliado para Kanaan conseguir o objetivo de subir no lugar mais alto do pódio. “Sem dúvida, posso arriscar muito mais do que eles. E quero vencer. Mas só na sábado vamos ver como o carro desce do caminhão”, revelou.

O GP de Chicago será a 98a corrida de Tony na categoria. Os treinos livres só iniciam neste sábado (6), quando também decidirá a ordem de largada. No treino oficial, cada piloto dará duas voltas de aquecimento e quatro voltas cronometradas. Vale a soma dos quatro giros. Após Chicago, haverá o GP da Austrália, no dia 26 de outubro, mas não valerá pontos para o campeonato. Será uma festa de encerramento do ano.

Confira a programação:

Sábado (6)
1o treino livre – 11h15 Á s 13h (horário de BrasÁ­lia)
2o treino livre – 14h30 Á s 15h30
Classificação – 17h15

Domingo (7)
Largada – 16h50

GP de Chicago – 7 de Setembro
17ª etapa de 2008
Circuito: Oval
Extensão: 1,5 milhas
Inclinação nas curvas: 18 graus
Inclinação na reta: 11 graus
Inclinação na reta oposta: 5 graus
Voltas: 200
Capacidade: 75 mil lugares
Melhor resultado de Tony Kanaan: 3º (2004)

TV

Band e BandSports AO VIVO
Narração: Téo José
Comentários: Celso Miranda e Willy Hermann