IndyCar: Tony Kanaan almeja terminar o ano vencendo na Fórmula Indy

Kanaan tem uma disputa com Wheldon pelo 3o lugar no campeonato.

Para a última etapa válida pelo campeonato da Fórmula Indy, o brasileiro Tony Kanaan espera finalizar a temporada vencendo. E o piloto da Andretti Green Racing, que renovou o seu contrato até o final de 2013, tem base para se colocar como um dos postulantes a vitória no GP de Chicago, que acontece neste domingo (7), às 16h50 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da Band. Isso porque as características da pista no estado de Illinois são semelhantes ao oval de Miami, em Homestead, primeira prova do ano, que Kanaan só não venceu porque tinha o retardatário Ernesto Viso rodando à sua frente, quando tinha uma vantagem de 3s para o 2o colocado. Ambos ovais tem 1,5 milhas e suas inclinações nas curvas são bem parecidas, embora o formato da pista seja diferente.

“Sei que muitos pensam como eu, mas o nosso objetivo é terminar a temporada vencendo em Chicago”, destacou o brasileiro, sobre o autódromo que fica na 3a maior cidade dos Estados Unidos, com uma população estimada em quase 10 milhões de habitantes. “Minha equipe esteve bem forte e competitiva nos circuitos de 1,5 milhas, especialmente em Homestead, e esperamos continuar no mesmo caminho. Sempre estivemos bem perto, mas ainda não vencemos em Chicago. Esperamos quebrar essa marca no domingo”, contou o campeão da categoria em 2004, que detém 13 vitórias e 10 pole-positions no currículo.

Kanaan também busca concretizar a 3a colocação no campeonato. O brasileiro tem 17 pontos de vantagem em cima do inglês Dan Wheldon, que deixa a Ganassi e segue para Panther em 2009. “Sem dúvida, será uma atração a mais. Não só a briga entre o primeiro e o segundo, mas como o terceiro e o quarto estão emocionantes”. E o fato de Scott Dixon (Ganassi) e Hélio Castroneves (Penske) brigarem pelo titulo, é um aliado para Kanaan conseguir o objetivo de subir no lugar mais alto do pódio. “Sem dúvida, posso arriscar muito mais do que eles. E quero vencer. Mas só na sábado vamos ver como o carro desce do caminhão”, revelou.

O GP de Chicago será a 98a corrida de Tony na categoria. Os treinos livres só iniciam neste sábado (6), quando também decidirá a ordem de largada. No treino oficial, cada piloto dará duas voltas de aquecimento e quatro voltas cronometradas. Vale a soma dos quatro giros. Após Chicago, haverá o GP da Austrália, no dia 26 de outubro, mas não valerá pontos para o campeonato. Será uma festa de encerramento do ano.

Confira a programação:

Sábado (6)
1o treino livre – 11h15 às 13h (horário de Brasília)
2o treino livre – 14h30 às 15h30
Classificação – 17h15

Domingo (7)
Largada – 16h50

GP de Chicago – 7 de Setembro
17ª etapa de 2008
Circuito: Oval
Extensão: 1,5 milhas
Inclinação nas curvas: 18 graus
Inclinação na reta: 11 graus
Inclinação na reta oposta: 5 graus
Voltas: 200
Capacidade: 75 mil lugares
Melhor resultado de Tony Kanaan: 3º (2004)

TV

Band e BandSports AO VIVO
Narração: Téo José
Comentários: Celso Miranda e Willy Hermann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *