IndyCar: Tony Kanaan completa a centésima corrida na Fórmula Indy

Na Califórnia, brasileiro atinge “marca especial” em sua carreira nos EUA.

Quando alinhar o seu carro no GP de Long Beach, neste domingo (19), o brasileiro Tony Kanaan completará a centésima largada na Fórmula Indy. E foi no clássico circuito da Califórnia que Kanaan fez a sua primeira corrida nos Estados Unidos, em 96, pela Indy Lights. E mais, a marca é destacada por ser a 99a com a equipe Andretti Green Racing, já que antes de estrear pelo time de Michael Andretti, o baiano disputou as 500 Milhas de Indianápolis de 2002 pela Mo Nunn Racing. Sem esconder a alegria, Kanaan falou sobre o número especial justamente no retorno da charmosa prova na Califórnia ao calendário da Indy.

“Estou feliz pra caramba, pois no automobilismo é muito difícil chegar a uma marca assim. Ainda bem que ouvi o pedido do meu pai e acreditei que meu futuro seria esse. Foram muitas conquistas e a 100a prova me trás um “flashback”. Por isso, fico honrado e entusiasmado com essa marca, mas espero aumentá-la muito mais”, comentou o piloto de 33 anos, que inicia em 2009 o novo contrato de cinco anos com a AGR.

Com 99 largadas, Kanaan detém um retrospecto de 1 título (2004), 13 vitórias, 10 pole-positions, 67 vezes entre os cinco primeiros e 2534 voltas na liderança. Na primeira prova de 2009, em St.Petersburg, o brasileiro fez uma corrida de recuperação após cair para a 19a colocação e finalizou no quinto posto. Agora, em Long Beach, Tony volta a correr depois de sete anos, desde quando se transferiu da Champ Car (Cart) para a Indy. “Não vejo a hora de correr em Long Beach, pois tenho maravilhosas lembranças. Foi lá que iniciei minha trajetória nos Estados Unidos, quando disputei a minha primeira corrida na Indy Lights em 96. Em 99, pela antiga Cart, foi lá também que conquistei minha primeira pole-position e não esqueço daquele dia. E agora, será a mnha 100a corrida na Indy. Estou extremamente feliz por voltar a esse lugar”, revelou.

O baiano também comentou sobre o traçado da pista de rua californiana. “Estava com saudades de Long Beach, pois é um circuito que eu gosto muito e bem tradicional. O traçado é bem desafiador e uma das melhores provas dos Estados Unidos”, elogiou o piloto. “Nos treinos livres, vamos avaliar os novos compostos de pneus, pois o da faixa vermelha (macio) será ainda mais macio e, embora mais rápido, vai durar menos ainda do que em St.Pete. De qualquer forma, estou contente e espero que meus adversários respeitem a minha centésima prova”, brincou Kanaan.

Os treinos livres na Califórnia, segunda corrida de 2009, iniciam nesta sexta-feira (17) em duas sessões. No sábado (18), acontece mais uma teste antes do treino oficial que estabelecerá as posições do grid de largada. Aí, sim, no domingo (19), a largada para o GP de Long Beach acontece às 16h30 (horário de Brasília).

Confira a programação:

Sexta-feira (17)

1o treino livre – 13h30 às 14h30 (horário de Brasília)
2o treino livre – 17h às 18h

Sábado (18)

3o treino livre – 13h25 às 14h25
Classificação – 17h10

Domingo (19)

Warm Up – 11h40
GP de Long Beach – 16h30
Califórnia, Estados Unidos
Voltas: 85
2a etapa de 2009
Circuito: Misto de rua
Extensão: 3.148 km

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *