IndyCar: Totalmente remodelada, F-Indy abre temporada com estreias de novo carro e Barrichello

Categoria tem muitas novidades. Primeira etapa será uma entre as oito provas previstas para circuitos de rua em 2012

A Fórmula Indy realiza no próximo domingo (25/03) a etapa de abertura da temporada 2012, nas ruas da cidade de São Petersburgo, na Flórida. A prova marca a estreia nas pistas do DW12, novo carro da categoria produzido pela italiana Dallara, que homenageia o piloto Dan Wheldon, morto em decorrência de um acidente na prova de encerramento da temporada 2011, em Las Vegas. Outra estreia aguardada é de Rubens Barrichello, que após 19 anos disputando a Fórmula 1 decidiu migrar para a categoria mais rápida do automobilismo mundial. O piloto, que assinou com a KV Racing para a temporada 2012, terá como companheiros de equipe o venezuelano Ernesto Viso e o brasileiro Tony Kanaan. Este último comemora em São Petersburgo sua 150ª largada na categoria.

No início de março os pilotos da Fórmula Indy participaram de testes coletivos na pista de Sebring, também na Flórida. Por possuir piso imperfeito, traçado estreito e curvas fechadas, Sebring serviu de ensaio preparatório para o que os pilotos e equipes enfrentarão nos oito traçados montados em rua na temporada. Entre eles está a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, marcada para 29 de abril nas ruas de São Paulo, correspondendo à quarta etapa do calendário.

Honda sai na frente – Os quatro dias de testes em Sebring também marcaram o primeiro confronto oficial entre as três marcas de motor que estreiam o novo regulamento técnico da temporada – outra novidade muito aguardada. Agora, a categoria tem como fornecedores oficiais a Honda, Chevrolet e Lotus. Os ensaios na Flórida foram dominados pelos carros equipados com o motor Honda da equipe Target Chip Ganassi. Seus pilotos Scott Dixon (Nova Zelândia) e Dario Franchitti (Escócia), cravaram o primeiro e segundo melhores tempos, respectivamente.

Entre os brasileiros, o mais rápido dos testes de Sebring foi Helio Castroneves, que terminou os quatro dias com o terceiro melhor tempo, seguido pelo estreante na Fórmula Indy Rubens Barrichello. Castroneves, que até a temporada passada utilizava os motores Honda na equipe Penske, terá em 2012 um novo propulsor em seu carro, graças a um acordo firmado entre seu time e a Chevrolet – mesma marca usada por Barrichello e Kanaan na KV Racing. Com motor Lotus, o mais rápido foi o espanhol Oriol Servia da equipe Dreyer & Reinbold Racing, que em Sebring ficou com o 19º tempo.

“Desde o início dessa nova fase, o Team Penske firmou uma parceria com a Chevrolet e estou muito satisfeito com o que já conseguimos em tão pouco tempo de trabalho em pista”, elogiou Castroneves. “A turma da Chevrolet trabalha duro, com competência, tem sede por vitórias e não perde uma oportunidade sequer para atingir uma melhor performance. Então, como o time de Roger Penske é justamente isso, o casamento foi perfeito”, resumiu.

Experiência é vantagem – Helinho também comentou a nova forma de disputa entre os motores Honda, Chevrolet e Lotus: “Não será uma disputa fácil. A Honda tem toda uma vivência na categoria e, mesmo com a troca substancial do equipamento, esses anos de experiência vão contar muito. Já a Lotus vem com tudo também, estreando na nossa categoria como fornecedora de motores e sei que a empresa não entrou nesse desafio para fazer feio. Veremos muita evolução durante o ano, obviamente que nos limites estabelecidos pelo regulamento, e será um atrativo adicional para um campeonato que vai ser demais”, previu o piloto brasileiro da Penske.

O circuito de rua de São Petersburgo tem 2.897 metros de extensão, possui 14 curvas e oferece boas possibilidades de ultrapassagens. Ao lado de Long Beach servirá de laboratório para a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. O vencedor da etapa de São Petersburgo de 2011 foi Dario Franchitti, da Target Chip Ganassi, que no final da temporada sagrou-se campeão da Fórmula Indy.

A largada da etapa de São Petersburgo está marcada para as 14h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo pela Band. Confira os pilotos, equipes, carros, motores e o calendário da temporada 2012:

Equipe, Piloto, País, Motor
A.J. Foyt Enterprises, Mike Conway, Inglaterra, Honda
Dale Coyne Racing, James Jakes, Inglaterra, Honda
Dale Coyne Racing, Justin Wilson, Inglaterra, Honda
Sam Schmidt Motorsports, Simon Pagenaud, França, Honda
MSR Indy, AJ Allmendinger, Estados Unidos, Honda
MSR Indy, Brian Bailey, Canadá, Honda
Fisher Hartman, Josef Newgarden, Estados Unidos, Honda
Target Chip Ganassi Racing, Scott Dixon, Nova Zelândia, Honda
Target Chip Ganassi Racing, Dario Franchitti, Escócia, Honda
Novo Nordski Ganassi Racing, Charlie Kimball, Inglaterra, Honda
Service Central Ganassi Racing, Graham Rahal, Estados Unidos, Honda
Rahal Letterman Lanigan Racing, Takuma Sato, Japão, Honda

Andretti Autosport, Marco Andretti, Estados Unidos, Chevrolet
Andretti Autosport, James Hinchcliffe, Canadá, Chevrolet
Andretti Autosport, Ryan Hunter-Reay, Estados Unidos, Chevrolet
Ed Carpenter Racing, Ed Carpenter, Estados Unidos, Chevrolet
KV Racing Technology, Tony Kanaan, Brasil, Chevrolet
KV Racing Technology, Rubens Barrichello, Brasil, Chevrolet
KV Racing Technology, Ernesto Viso, Venezuela, Chevrolet
Panther Racing, JR Hildebrand, Estados Unidos, Chevrolet
Team Penske, Ryan Briscoe, Austrália, Chevrolet
Team Penske, Helio Castroneves, Brasil, Chevrolet
Team Penske, Will Power, Austrália, Chevrolet

Lotus Team Barracuda, Alex Tagliani, Canadá, Lotus
Dreyer & Reinbold Racing, Oriol Servia, Espanha, Lotus
HVM Racing, Simona de Silvestro, Suíça, Lotus
Luczo Dragon Racing de Ferran Motorsports, Sebastien Bourdais, França, Lotus
Luczo Dragon Racing de Ferran Motorsports, Katherine Legge, Inglaterra, Lotus

Calendário 2012
25/03 – Honda Grand Prix of St. Petersburg
01/04 – Honda Indy Grand Prix of Alabama
15/04 – Toyota Grand Prix of Long Beach
29/04 – Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé
27/05 – Indianapolis 500
03/06 – Chevrolet Detroit Belle Isle Grand Prix
09/06 – Firestone 550
16/06 – Milwaukee IndyFest
23/06 – Iowa Corn Indy 250
08/07 – Honda Indy Toronto
22/07 – Edmonton Indy
05/08 – Honda Indy 200 at Mid-Ohio
18/08 – Streets of Qingdao
26/08 – Indy Grand Prix of Sonoma
02/09 – Baltimore Grand Prix
15/09 – Auto Club Speedway

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *