IndyCar: Will Power vence GP de Toronto

O australiano Will Power (Penske) venceu neste domingo (18/07), o GP de Toronto, no Canadá, 10ª etapa da temporada. Foi a quarta vitoria de Power no ano. O escocês Dario Franchitti (Chip Ganassi) e o norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport) completaram o pódio.

Pole-position o inglês Justin Wilson (Dreyr&Reinbold) manteve a ponta, seguido por Castroneves, Franchitti, Reay, o neozelandês Sott Dixon (Chip Ganassi) e Power, que caiu de 2º para 6º nas primeiras curvas.

Na 16ª volta o brasileiro Mario Moraes e o japonês Takuma Sato, parceiros na KV Racing, se tocaram no final da reta oposta, com Sato saindo reto e abandonando a prova. A primeira bandeira amarela foi agitada, com os lideres entrando nos pits.

Castroneves saiu dos boxes em primeiro, com Franchitti em 2º, seguido por Power e Wilson. O canadense Paul Tracy (KV Racing) e o brasileiro Vitor Meira não pararam nos pits, assumindo as duas primeiras posições.

Na relargada. Na 22ª volta Castroneves partiu para cima de Meira, acertando a traseira do carro do compatriota no final da curva três. Castroneves, com a suspensão dianteira direita quebrada, abandonou. A segunda amarela foi agitada na pista de rua canadense.

Cinco voltas depois a bandeira verde foi agitada, mas por poucos metros. O inglês Alex Lloyd (Dale Coyne) bateu na proteção de pneus da curva um. Terceira amarela da tarde.

Na 32ª volta aconteceu a relargada. Moraes tentou passar o inglês Dan Wheldon (Panther) na curva três, esparramando e acertando o compatriota Mario Romancini (Conquest), que abandonou. Quarta amarela.

Enquanto a bandeira verde ainda permanecia, Franchitti ultrapassou Tracy pela primeira posição. Pouco depois o veterano canadense, que liderou por 14 voltas, e Meira, entraram nos boxes. Power assumiu o segundo lugar. Na 36ª volta a prova recomeçou.

Na 54ª volta começou a segunda sessão de pit stops. Franchitti foi o primeiro a parar, com Power e Wilson entrando na volta seguinte. De volta à pista, Wilson reassumiu a liderança, com Power em segundo, seguido por Franchitti.

O trio manteve o controle da prova nas dez voltas seguintes, até a quinta bandeira amarela, na 66ª volta. Na disputa pela 10ª posição, o canadense Alex Tagliani (FAZZT) tocou no brasileiro Raphael Matos (de Ferran Dragon), que rodou. O venezuelano Ernesto Viso (KV Racing), para evitar bater no Dallara-Honda de Matos, parou o seu carro, bloqueando a pista.

A relargada aconteceu na 71ª volta. Power aproveitou a má largada de Wilson, para assumir a liderança. O pole-position acabou rodando pouco depois, caindo para o final do pelotão.

Na volta seguinte o sul-africano Thomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) tocou em Tagliani, com a última amarela da prova sendo agitada.

Faltando oito voltas para o final a bandeira verde foi agitada. Power manteve a ponta, vencendo com 1s2757 de vantagem sobre Franchitti. Hunter-Reay foi o 3º.

O melhor brasileiro na prova, Tony Kanaan (Andretti Autosport) em 4º. Em seu retorno a Newman Haas Racing, o norte-americano Graham Rahal terminou em 5º, seguido pela norte-americana Danica Patrick (Andretti Autosport). Wilson foi o 7º, seguido pelo norte-americano Marco Andretti (Andretti Autosport) e a suíça Simona de Silvestro (HVM). Wheldon fechou os dez primeiros. Meira foi o 11º e Moraes o 14º.

Power lidera o campeonato com 377 pontos. O vice-lider Franchitti soma 335 pontos. Dixon é o 3º com 299.

A próxima corrida da Fórmula Indy acontece no próximo domingo (25), também no Canadá, agora, no circuito de Edmonton, montado em uma pista de aeroporto.

Final:

1º Will Power (AUS) Penske 85 voltas
2º Dario Franchitti (ESC) Chip Ganassi 1.2757
3º Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport 1.7605
4º Tony Kanaan (BRA) Andretti Autosport 3.5382
5º Graham Rahal (EUA) Newman Haas Racing 9.7349
6º Danica Patrick (EUA) Andretti Autosport 11.9439
7º Justin Wilson (ING) Dreyer & Reinbold Racing 12.3783
8º Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport 16.3360
9º Simona de Silvestro (SUI) HVM Racing 21.5321
10º Dan Wheldon (ING) Panther Racing 23.1537
11º Vitor Meira (BRA) A J. Foyt Racing 25.8960
12º Hideki Mutoh (JAP) Newman Haas Racing 26.2878
13º Paul Tracy (CAN) KV Racing Technology + 1 volta
14º Mario Moraes (BRA) KV Racing Technology + 1 volta
15º Tomas Scheckter (AFS) Dreyer & Reinbold Racing + 1 volta
16º Bertrand Baguette (BEL) Conquest Racing + 1 volta
17º Alex Tagliani (CAN) FAZZT Race Team + 1 volta
18º Ryan Briscoe (AUS) Penske + 2 voltas
19º Ernesto José Viso (VEN) KV Racing Technology + 3 voltas

Não completaram a prova

20º Scott Dixon (NZL) Chip Ganassi Acidente
21º Raphael Matos (BRA) De Ferran Dragon Racing Acidente
22º Mario Romancini (BRA) Conquest Racing Acidente

23º Alex Lloyd (ING) Dale Coyne Racing Acidente
24º Helio Castroneves (BRA) Penske Acidente
25º Takuma Sato (JAP) KV Racing Technology Acidente
26º Milka Duno (VEN) Dale Coyne Racing Problemas mecânicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *