Informações: Assembléia da CBA tem saldo positivo

18 federações votaram antecipação das eleições.

As eleições para o mandato 2009/2013 da Confederação Brasileira de Automobilismo ganharam novas regras em assembléia realizada hoje (segunda, 8), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O encontro convocado a pedido de dirigentes da Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul contou com a participação das 18 entidades que compõem a CBA e,  foi presidida por Paulo Scaglione, atual líder da confederação. Entre os assuntos tratados no encontro destaca-se a antecipação das eleições em dois meses, para a segunda quinzena de janeiro, e a equalização de todas as federações com direito a voto. O grupo que compõe a chapa de oposição “Por uma CBA de verdade”, considerou  o saldo da assembléia foi extremamente positivo para o automobilismo brasileiro, como explica Dione Rodrigues de Souza, vice-presidente da entidade:


 


“Tivemos uma assembléia marcada por uma discussão clara, ampla e com debates de alto nível. Todos concordaram em seguir as recomendações feitas recentemente pelo Ministro Orlando Silva, dos Esportes, que se manifestou contra as reeleições perenes.” 


 


As próximas eleições da CBA estavam marcadas para a segunda quinzena de março, com o prazo de 15 de fevereiro para a inscrição das chapas. Pelo processo antigo o peso de cada uma das 18 federações variava em função das modalidades praticadas em cada estado e de acordo com o tempo de existência de cada entidade. Na assembléia de hoje ficou definida que todas as FAUs – jargão do esporte para definir cada federação -, inclusive as da Bahia, Distrito Federal e Tocantins, terão direito a apenas um voto desde que cumpram com as condições estatutárias. O dia da eleição, na segunda quinzena de janeiro, deve ser anunciado pelo presidente Paulo Scaglione até o dia 15.


 


Outro ponto importante debatido e definido na assembléia de hoje foi com relação à transparência de gestão financeira da CBA. A assembléia e a diretoria da confederação concordaram em incluir no estatuto da entidade o artigo que permite a qualquer federação solicitar, com dez dias de antecedência, fazer vistas aos registros contábeis e econômicos da entidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *