Informações: Assembléia da CBA tem saldo positivo

18 federações votaram antecipação das eleições.

As eleições para o mandato 2009/2013 da Confederação Brasileira de Automobilismo ganharam novas regras em assembléia realizada hoje (segunda, 8), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O encontro convocado a pedido de dirigentes da ParaÁ­ba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul contou com a participação das 18 entidades que compõem a CBA e,  foi presidida por Paulo Scaglione, atual lÁ­der da confederação. Entre os assuntos tratados no encontro destaca-se a antecipação das eleições em dois meses, para a segunda quinzena de janeiro, e a equalização de todas as federações com direito a voto. O grupo que compõe a chapa de oposição “Por uma CBA de verdade”, considerou  o saldo da assembléia foi extremamente positivo para o automobilismo brasileiro, como explica Dione Rodrigues de Souza, vice-presidente da entidade:


 


“Tivemos uma assembléia marcada por uma discussão clara, ampla e com debates de alto nÁ­vel. Todos concordaram em seguir as recomendações feitas recentemente pelo Ministro Orlando Silva, dos Esportes, que se manifestou contra as reeleições perenes.” 


 


As próximas eleições da CBA estavam marcadas para a segunda quinzena de março, com o prazo de 15 de fevereiro para a inscrição das chapas. Pelo processo antigo o peso de cada uma das 18 federações variava em função das modalidades praticadas em cada estado e de acordo com o tempo de existência de cada entidade. Na assembléia de hoje ficou definida que todas as FAUs – jargão do esporte para definir cada federação -, inclusive as da Bahia, Distrito Federal e Tocantins, terão direito a apenas um voto desde que cumpram com as condições estatutárias. O dia da eleição, na segunda quinzena de janeiro, deve ser anunciado pelo presidente Paulo Scaglione até o dia 15.


 


Outro ponto importante debatido e definido na assembléia de hoje foi com relação Á  transparência de gestão financeira da CBA. A assembléia e a diretoria da confederação concordaram em incluir no estatuto da entidade o artigo que permite a qualquer federação solicitar, com dez dias de antecedência, fazer vistas aos registros contábeis e econÁ´micos da entidade.