IRL: Temporada vive ‘embalos de sábado Á  noite’

Três das próximas quatro etapas do serão noturnas. Corrida deste sábado terá largada Á s 22h, com transmissão da Band.


A temporada de 2006 da Fórmula Indy abre uma nova fase. Das quatro próximas corridas, três serão noturnas e aos sábados. A seqüência será aberta com o GP do Texas, sexta das 14 etapas que compõem o campeonato. Com 200 voltas pelo circuito oval de uma milha e meia do Texas Motor Speedway, a prova noturna deste sábado (10) é cercada de uma expectativa geral de maior equilÁ­brio na disputa pela liderança da competição.

Liderança que, até o momento, é do Brasil. Hélio Castroneves, vencedor em St. Petersburg e Motegi, soma 182 pontos e está 12 Á  frente do neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, que ganhou domingo (4) o GP de Watkins Glen. O norte-americano Sam Hornish Jr., também da Penske, venceu em Indianápolis e está em terceiro, a 20 pontos do lÁ­der. O inglês Dan Wheldon, com a outra Ganassi, ganhou em Miami e está em quarto, com 157.

Os pilotos da Penske e da Ganassi dominam a classificação da Indy e o grid do GP do Texas, definido na noite de quinta-feira (8). Hornish e Wheldon vão formar a primeira fila, com Castroneves e Dixon ocupando a segunda. No histórico da prova em Fort Worth, o domÁ­nio é da Panther. A equipe venceu cinco das 16 edições, com Scott Goodyear, em 1999 e 2000, Hornish, em 2001 e 2002, e o sul-africano Tomas Scheckter, no ano passado.

A Panther não se coloca entre as favoritas Á  vitória neste sábado. Tendo Vitor Meira como seu único piloto, o time vive uma fase de reestruturação técnica. Motivação, contudo, não falta. “O retrospecto da equipe aqui é muito bom. Eles já ganharam cinco vezes, inclusive a última corrida. Os acertos não mudaram muito, a gente ainda pode usar as anotações e as informações que a equipe tem para ir atrás de outro bom resultado nesta corrida”, anima-se.

Meira foi o brasileiro melhor colocado na corrida do último domingo em Watkins Glen. Largando em oitavo, terminou em segundo. O resultado o fez saltar de décimo para sexto na classificação do campeonato, com 124 pontos. “Um bom resultado no Texas pode fazer a gente ganhar ainda mais posições. E os pilotos vão ter que se acostumar a viver nos embalos de sábado Á  noite”, brinca, em alusão ao filme estrelado por John Travolta em 1977.

Após a prova no Texas, a Indy terá outra etapa noturna no dia 24, no oval de Richmond. A corrida seguinte, no Kansas, será disputada no dia 2 de julho, um domingo. Duas semanas depois, o campeonato terá mais um GP em noite de sábado, em Nashville, no dia 15. Tony Kanaan, da equipe Andretti-Green, quinto colocado na tabela com 138 pontos, e Felipe Giaffone, da A.J. Foyt, 12º com 109, completam o time de pilotos brasileiros na categoria.

O GP do Texas terá largada Á s 22h de BrasÁ­lia. A Rede Bandeirantes transmitirá a prova ao vivo, com narração de Celso Miranda e comentário de Willy Herrmann.