IRL: Tony Kanaan vence em Michigan

O brasileiro Tony Kannan, da Andretti-Green, venceu neste domingo (05/08), o GP de Michigan, 13º etapa da temporada. O norte-americano Marco Andretti, seu companheiro de equipe, ficou em 2º, com seu compatriota, Scott Sharp, da Rahal-Letterman, fechando o pódio.

O inicio da corrida sofreu um atraso de quase cinco horas, devido a forte chuva que caiu na região do superspeedway. O lÁ­der do campeonato, Dario Franchitti, da Andretti-Green, saindo da pole manteve a ponta na largada, seguido pela dupla da Penske, o norte-americano Sam Hornish Júnior e o brasileiro Helio Castroneves. O neozelandês Scott Dixon e o britânico Dan Wheldon, ambos da Ganassi, vinham a seguir.


O norte-americano Jon Herb, da Racing Professionals, bateu forte no muro na 29º volta. Com a bandeira amarela todos pararam nos pits, com Hornish perdendo posição devido a um problema no macaco hidráulico do carro.


Franchitti continuava na liderança, com a relargada. Mas em sua segunda parada, logo depois de uma nova amarela, na 46º volta, o escocês deixou o carro morrer, caindo para a 18º posição. Dixon assumiu a ponta, seguido Kanaan e Wheldon.


Com a corrida reiniciada Franchitti partiu para reconquistar as posições perdidas, e na 58º volta já era o 2º colocado, pressionando Dixon. Ai aconteceu o acidente entre Castroneves e Vitor Meira, da Panther. Os dois brasileiros bateram forte, sendo arremessados no muro. O bi-campeão das 500 Milhas desceu do carro muito irritado indo tirar satisfações com Meira, que só abriu os braços, pois não tinha o que se explicar. Helio foi para os boxes com um verdadeiro ataque de nervos, gesticulando e gritando. Pior para o cinegrafista que o seguia, de costas, que acabou caindo no chão.


Dario voltou Á  liderança, seguido pelo sul-africano Tomas Scheckter, da Vision que começou a pressioná-lo. A norte-americana Sarah Fisher, da Dreyer& Reinbold, bateu no muro na 83º volta, provocando uma nova amarela. Com as paradas nos pits, Wheldon assumiu o primeiro lugar.


Na relargada Franchitti e Kannan superaram Wheldon. O inglês Darren Manning, da A.J. Foyt, bateu no muro na 114º volta, com a bandeira amarela voltando Á  pista. Com aprova reiniciada Franchitti, Wheldon e Scheckter passaram a dominar as ações, se alternando na ponta.


Na 143º volta Franchitti e Wheldon se tocaram com o escocês capotando e se arrastando de cabeça para baixo na pista. A confusão acabou envolvendo também Hornish, Dixon e os três carros da Vision, de Scheckter, A.J.Foyt IV e Ed Carpenter. Hornish ajudou a desvirar o carro de Franchitti, que saiu ileso, apesar do enorme susto. Apenas sete carros se estavam inteiros para as últimas 50 voltas.


A bandeira amarela foi acionada para a limpeza da pista, que tinha pedaço de carro para tudo que era lado. Foyt IV, Dixon e Hornish retornaram a corrida, mas abandonaram pouco depois. Os pontinhos a mais somados por Dixon e Hornish nesta volta podem ser importantes no final do campeonato.


Faltando 29 voltas para a bandeirada final a prova recomeçou com um duelo entre os carros da Andretti-Green: Kanaan, Andretti e Danica Patrick. Porém um pneu furado na 185º volta tirou Danica da luta pela vitória.


Kanaan suportou a pressão do filho do patrão, vencendo com apenas 0s0595 de frente. Sharp, deposi de um duelo parecido com o japonês Kosuke Matsuura, da Super Aguri Panther, completou o pódio. Os norte-americanos Buddy Rice, da Dreyer & Reinbold e Ryan Hunter-Reay, da Rahal-Letterman, foram os outros sobreviventes do dia. Patrick chegou na 7º posição, uma volta atrás.


Franchitti lidera o campeonato, com 494 pontos, com Dixon na vice-liderança, somando 470. Kanaan com 413 pontos, teve as esperanças renascidas. Castroneves, em 6º, tem 336 e Meira, na 12º, soma 265.


A próxima etapa acontece no dia 11 de agosto, em Kentucky.


Final:


1 Tony Kanaan 200 voltas
2 Marco Andretti a 0.0595
3 Scott Sharp a 0.3867
4 Kosuke Matsuura a 0.4703 
5 Buddy Rice a 4.9097 
6 Ryan Hunter-Reay a 10.0114    
7 Danica Patrick a 1 volta
8 AJ Foyt IV a 33 voltas
9 Sam Hornish Jr a 52 voltas   
10 Scott Dixon  55  voltas 
11 Tomas Scheckter a 56 voltas
12 Dan Wheldon  57 voltas
13 Dario Franchitti a 57 voltas
14 Ed Carpenter a 57 voltas
15 Darren Manning a 87 voltas
16 Sarah Fisher a 117 voltas
17 Helio Castroneves a 142 voltas
18 Vitor Meira a 142 voltas

19 Milka Duno a 157 voltas
20 Jon Herb a 174 voltas