Kart: André Salmoria abre temporada 2009 com terceiro lugar

Na primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, disputada no ultimo sábado (14/03) no Kartódromo Internacional Granja Viana, o kartista paulista André Salmoria (Bayer Breeze 2/ KartZoom) voltou a ser um dos destaques da prova da categoria Sport 400 e completou na terceira colocação, batendo experientes pilotos.

Ao estabelecer a marca de 51s080 na sétima passagem da tomada de tempos classificatórios, Salmoria garantiu a posição externa da segunda fila do grid de largada da prova da categoria Sport 400, o que tornar-se-ia um elemento à mais de dificuldade, posto que por se tratar de um posicionamento fora do traçado ideal para a tomada da primeira curva, ao final da reta de largada, e do lado “sujo” da pista – em qual ficam depositados os detritos de poeira e restos de borracha de pneus -, o natural é a perda de uma, ou duas posições, para conseguir encaixar-se no “trenzinho” formado pelo pelotão de micromonopostos.

Todavia, com uma largada perfeita, o representante da equipe Bayer Breeze 2/ KartZoom conseguiu superar a dificuldade, assumindo antes da tomada da veloz Curva 1 do seletivo circuito a terceira posição da prova. Ao final da primeira volta a liderança da corrida estava com Bruno Miloni, seguido por Breno Pero, André Salmoria, Michael Pryor, Beto Nini e André Nishida, que completava o sexteto com boas chances de lutar pela vitória.

Com o passar da voltas Nini conseguiu superar Pryor e encostar no kart de Salmoria, dando inicio ao combate pela terceira colocação, mas André Salmoria não intimidou-se com a maior experiência e dezenas de títulos amealhados ao longo da carreira pelo competidor e partiu para a defesa da posição. Nini atacava incessantemente, com Pryor colado em sua traseira e pronto para beneficiar-se de um eventual problema decorrente da forte disputa, mas André conseguia superar a menor experiência com uma tocada fantástica, que passou a chamar a atenção do publico que lotava as dependências do Kartódromo Granja Viana.

O belíssimo duelo persistiu por mais de quinze das vinte e uma voltas de corrida. Na volta final os bólidos pilotados pelos valentes combatentes ingressaram na reta final lado a lado, mas Salmoria conseguiu, sob aplausos do publico, receber a bandeira a quadros na terceira colocação final.

Era esta apenas a quarta corrida na carreira desportiva de André Salmoria (Bayer Breeze 2/ KartZoom), mas as luzes da ribalta já passam a focar suas performances, mostrando o que pode ser o inicio da carreira de um grande campeão do mundo da velocidade. Talvez seja esta a hora certa para que empresas aliem sua marca ao nome de um vencedor nato.

“Comecei a competir na Sport 400 durante o play-off de 2008 e na primeira corrida, tive problemas com o carburador na classificação, fui penalizado e tive que lagar em último (18º). Para ‘ajudar’, o traçado escolhido não usava a reta principal, o que dificultava as ultrapassagens e o máximo que deu para fazer foi chegar em 10º. Na segunda já foi melhor, já que larguei em 2º, e durante a corrida, mesmo com alguns tropeços, cheguei em 2º. Na última corrida foi pra valer, já que fiz a pole e disputei a corrida inteira a liderança com o Luiz Brás, mas no final, deixei pra frear onde não dava mais. O kart escorregou e caí para 4º, mas como o 3º foi penalizado por usar pneus novos, ‘herdei’ o 3º posto”, resume suas participações anteriores, o jovem kartista de apenas dezessete anos de idade.

“Em 2009 vou continuar na Sport 400 e vou tentar ganhar o ‘caneco’ para pensar em mudar de categoria. No fim do ano passado eu consegui patrocínio da Bayer, pela área Diabetes Care, já que eles estavam lançando um monitor para diabéticos, o Breeze 2, que é muito prático e com tecnologia autocodificante. Como sou diabético Tipo 1 eles se interessaram em usar minha participação em corridas na campanha do aparelho e quero agradecer esse apoio inestimável com o máximo de vitórias”, concluiu o jovem talento.

Confira o resultado da Sport 400 na primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:
1.- Bruno Miloni, com 21 voltas em 18m37s703
2.- Breno Pero, à 1s141
3.- André Salmoria (Bayer Breeze 2/ KartZoom), à 5s952
4.- Beto Nini, à 6s944
5.- Michael Pryor, à 7s224
6.- Renato Rios, à 11s146
7.- Marcelo Manna, à 12s886
8.- Eduardo Abrantes, à 13s544
9.- André Muraro, à 28s399
10.- Selmo Benelli, à 28s454
11.- Luiz Alberto Braz, à 29s804
12.- Roberto Padovani, à 41s348
13.- Dagoberto Quaresma, à 44s293
14.- Gilson Diniz, à 48s672
15.- César Rocha, à 50s735
16.- Domingos Iório, à 1 voltas
17.- Andrei Batistela, à 2 voltas
18.- Alexandre Payossin, à 2 voltas
19.- Alexandre Nishida, à 3 voltas

Pole Position: Breno Pero, com 50s862
Melhor Volta: Bruno Miloni, com 50s932

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *