Kart – Brasileiro: Aos nove anos de idade, Gabriel Sereia busca o bicampeonato nacional

Piloto do Mato Grosso é o mais jovem Campeão Brasileiro da história, e pode repetir a conquista do principal campeonato do paÁ­s nesta semana, no Ceará.

O piloto mato-grossense Gabriel Sereia (Kart Power/Bihl Group/Alphameat) inicia nesta terça-feira (8), no Ceará, a busca por seu segundo tÁ­tulo de Campeão Brasileiro de Kart. Aos nove anos de idade, Gabriel tornou-se o piloto mais jovem da história a sagrar-se campeão nacional em Florianópolis, há dois anos, e pode atingir mais um feito histórico neste fim de semana no Kartódromo Julio Ventura.

A pista, localizada no municÁ­pio de Euzébio, na Grande Fortaleza, já foi palco de outras disputas de Campeonato Brasileiro, e reunirá cerca de 150 pilotos para as provas desta semana. Atual Campeão Sul-Brasileiro, Gabriel Sereia é um dos nomes cotados para a vitória na categoria Cadete, e planeja colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos para a disputa de mais um tÁ­tulo.

“Neste ano, em especial, temos treinado muito e desenvolvido bastante o nosso equipamento”, comentou o piloto. “Por isso estou confiante em fazer um bom campeonato. Não há favoritos na minha categoria, que tem pelo menos dez pilotos em condição de ficar com o tÁ­tulo, mas estou no páreo. Seria muito bom conquistar o bicampeonato brasileiro depois do bom desempenho que tivemos no Sul-Brasileiro, e teremos uma semana de muito trabalho nesse sentido”, acrescentou.

A categoria Cadete, já há alguns anos, é a mais competitiva do kartismo nacional, principalmente pelo fato de que todos os participantes são obrigados a competir com motores fornecidos pela organização (e sorteados antes de cada torneio). Dessa maneira, a experiência de cada piloto e o trabalho de acerto de chassis tornam-se fundamentais numa disputa que costuma ser por centésimos de segundo.

“No Brasileiro de Kart tudo tem que funcionar perfeitamente por toda a semana, e é importante ter uma equipe acostumada ao kart e ao circuito. Por isso fizemos alguns treinos nessa pista no mês passado. Deu para conhecer o traçado e pegar algumas manhas. Só que não treinamos sozinhos e, por isso, este vai ser um campeonato bastante competitivo”, acrescentou Sereia.

Como o número de participantes na categoria Cadete ultrapassou o limite de 36 no grid – são 43 inscrito neste ano -, a organização alterou o formato de disputa e abandonou a repescagem. O objetivo foi evitar que os jovens pilotos da categoria voltassem para casa sem nem mesmo garantir uma vaga no grid de largada da competição. Nesse caso, a disputa na Cadete será semelhante Á  do Campeonato Mundial, em que os pilotos são divididos em grupos de acordo com o resultado da tomada de tempos, e participam de provas classificatórias. No sistema internacional, o campeão é aquele que vencer a última bateria, independente de seus resultados nas corridas anteriores.

A programação completa do Campeonato Brasileiro de Kart para a categoria Cadete é a seguinte:

Terça-feira (8/7)
Treinos livres: 08h45 e 13h40

Quarta-feira (9/7)
Treinos livres: 08h45 e 13h40

Quinta-feira (10/7)
Treino de aquecimento: 08h35
Treino de classificação: 13h20 (Grupo I) e 13h40 (Grupo II)

Sexta-feira (11/7)
Treino de aquecimento: 08h35
Bateria 1 – 10h10
Bateria 2 – 14h05

Sábado (12/7)
Treino de aquecimento: 08h10
Bateria 3 – 10h25
Bateria 4 – 14h15