Kart: Drift e duelos eletrizantes marcaram a quarta etapa do Ituano de Kart

O Campeonato Ituano de Kart 2008 teve prosseguimento neste domingo, dia 29, com a realização de sua quarta etapa. A exemplo das demais etapas esta prova aconteceu no Kartódromo Arena Schincariol. Duelos fantásticos nas categorias Stock Kart e Cadete, além de um show de Drift com potentes carros com mais de 400 cavalos de força, animaram o bom publico presente.

No Drift as rodas dianteiras dos carros estão sempre em direção oposta à da curva (se o carro vira para a direita as rodas dianteiras devem estar viradas para a esquerda, e vice versa), fazendo o automóvel literalmente andar de lado. Assim, com um festival de derrapagens controladas, ronco forte de motores e muita fumaça de pneus, estas potentes maquinas fizeram o publico delirar no intervalo entre as tomadas de tempos classificatórios e as provas.

Na tomada de tempos da Cadete, categoria que utiliza motores sorteados fornecidos pela Moa Competições e Cuca Racing, a pole position ficou com o kartista Fernando França, que estabeleceu a marca de 1m03s138 em sua quinta passagem. Autorizada a largada da prova, França manteve a dianteira, com Breno Borges tomando a segunda colocação de Vitor Baptista e Lucas Iesque assumindo a quarta posição e completando o compacto pelotão dianteiro. Nas voltas seguintes França e Borges passaram a revezar a ponta da corrida, sempre com Baptista colado e esperando uma oportunidade para assumir a liderança, neste momento Iesque já se distanciava sem conseguir acompanhar o forte ritmo dos lideres. A luta do veloz trio pela vitória persistiu até a linha de chegada, já que Fernando França e Breno Borges cruzaram a linha final com seus bólidos rigorosamente emparelhados e com Vitor Baptista “embutido” no para-choques de Borges. Pela ínfima diferença de dez milésimos de segundo (0s010), a vitória na rodada ficou com Fernando França.

Utilizando os potentes motores Parilla de 125cc refrigerados a água, também fornecidos e sorteados pela Moa Competições, a prova da Stock Kart ficou marcada pelo emocionante duelo entre os pilotos Renato Gasparian e Diego Cruañes e pela incomum interação da torcida que lotava as arquibancadas, Paddock e boxes. O pole position Gasparian conseguiu manter a dianteira no momento da largada, mas, na freada da veloz Curva Concretada os pneus ainda frios foram responsáveis pelo desequilíbrio do kart de Cruañes que não conseguiu manter o kart na pista e rodou. Enquanto Gasparian abria grande vantagem, Cruañes retornava à disputa com a faca nos dentes e decidido a buscar a vitória, ainda que quase impossível. A partir de então estava aberto o jogo de gato-e-rato. Inteligentemente Renato Gasparian passou a administrar a vantagem, enquanto Cruañes, literalmente, voava pela pista pulverizando o cronômetro e reduzindo sensivelmente a distancia que o separava de seu concorrente. O bom público, que lotava completamente o kartódromo, passou a “torcer” pela luta direta e a cada passagem de Diego a arquibancada gritava entusiasmada em incentivo ao piloto de Limeira. Na volta final Cruañes conseguiu aproximar-se de Gasparian, que, por sua vez, conseguiu se defender e receber a bandeirada da vitória com apenas 0s246 de vantagem para Cruañes.

A ultima prova do dia reuniu em grid único as categorias Formula 4 Tempos “A”, “B” “Sorteado”, esta também utilizando motores fornecidos pela organização. A posição de honra na “geral” foi garantida por Danilo Siqueira, mas a vitória foi novamente para o piloto lusitano Marcelo Pires, líder isolado do Certame. Na classe “B”, Gustavo Almeida registrou pole, melhor volta e vitória, que lhe permitiram assumir a dianteira na tabela de pontos da classe. André Lebl, Jairo dos Santos e Roberto Zeitlin completaram os quatro primeiro colocados. Finalmente, na Formula 4 Tempos Sorteada, o experiente kartista Beto Nini fez sua segunda corrida no certame, também com pole, melhor volta e vitória.

A próxima etapa do Campeonato Ituano de Kart será realizada no dia 10 de agosto, juntamente com a realização do I Itu Open de Shifter. A competição será a última oportunidade para quem quiser se preparar para o II GP Brasil de Kart, V Brasileiro de Kart Endurance e III Brasileiro de Shifter, eventos que terão vez entre os dias 27 e 31 no mesmo Kartódromo Arena Schincariol.

Campeonato Ituano de Kart 2008
Kartódromo Arena Schincariol – Itu – SP
29 de junho de 2008 – 4ª Etapa

Cadete
1.- Fernando França, com 15 voltas em 15m58s657
2.- Breno Borges, a 0s010
3.- Vitor Baptista, a 0s191
4.- Lucas Iesque, a 8s737
5.- Felipe Bastos, a 13s965
6.- Nicolas Piotto, a 16s651
7.- Michael Douglas, a 34s302
8.- Carlos Cunha Filho, a 43s876
9.- Roland Theil, com 14 voltas

Pole Position: Fernando França, com 1m03s138
Melhor Volta: Vitor Baptista, com 1m03s169

Stock Kart
1.- Renato Gasparian, com 20 voltas em 17m34s700
2.- Diego Cruañes, a 0s246

Pole Position: Renato Gasparian, com 51s861
Melhor Volta: Diego Cruañes, com 51s599

4 Tempos A
1.- Marcelo Pires, com 21 voltas em 19m22s462
2.- Danilo Siqueira, com 15 voltas

Pole Position: Danilo Siqueira, com 54s319
Melhor Volta: Danilo Siqueira, com 54s173

4 Tempos B
1.- Gustavo Almeida, com 21 voltas em 19m27s689
2.- André Lebl, a 13s110
3.- Jairo dos Santos, a 25s334
4.- Roberto Zeitlin, a 45s088

Pole Position: Gustavo Almeida, com 54s974
Melhor Volta: Gustavo Almeida, com 54s928

4 Tempos Sorteada
1.- Beto Nini, com 20 voltas em 19m25s637

Pole Position: Beto Nini, com 56s860
Melhor Volta: Beto Nini, com 56s317

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *