Kart: Estadual do Rio começa em Volta Redonda

A abertura do Estadual de Kart do Rio de Janeiro foi marcada por um ensolarado domingo e boas disputas, no kartódromo de Volta Redonda. A mais empolgante delas aconteceu na prova que reuniu pilotos da Cadete e Mirim, justamente a que abriu a programação na bem cuidada pista que sediou, em julho, o Brasileiro da modalidade. “Estou muito contente com minha primeira vitória. Não desisti nunca de brigar por ela”, resumiu Paulo Júnior, piloto da Cidade do Aço, que começou a correr há seis meses, em disputas de kart indoor

Campeão estadual da Mirim no ano passado e dono da pole, Sinder Bitton manteve a ponta quando a largada foi autorizada, seguido de perto por boa parte do pelotão. Aos poucos, o ponteiro conseguiu abrir e a melhor disputa do dia passou a ser pelo segundo lugar, envolvendo João Sá, Gianluca de Castro e Paulo Júnior, que levou a melhor e ocupou o alto do pódio, após empolgantes trocas de posição e a desclassificação de Sinder, por ter sido flagrado na vistoria sem parte da espuma do filtro de ar.

Segundo do grid, Paulo Júnior se manteve atrás de Sinder quando a largada foi autorizada, seguido de muito perto por Gianluca. Logo na segunda volta, os dois se enroscaram e João Sá se aproveitou para pular do quinto para o segundo lugar. Paulo Júnior caiu para terceiro, mas seguiu na briga. Na metade das 15 voltas, no entanto, o dono da segunda posição passou a ser Gianluca, após oportuna manobra. Mas, mais uma vez, Paulo Júnior não desistiu e, na volta seguinte, voltou a recuperar a segunda posição geral, que lhe valeu a vitória após a punição de Sinder. Ao ser o terceiro a cruzar a linha de chegada, Gianluca de Castro garantiu a vitória na Mirim.

Na segunda prova do dia, Kenneth Rodrigues e Gui Pessoa não tiveram dificuldades para chegar ao alto do pódio, respectivamente, nas categorias Sprinter e Júnior, que compuseram a segunda prova da programação.

A terceira e última corrida do dia foi aquela que reuniu os experientes competidores da Sênior e, como aconteceu com os mais jovens, a briga também foi boa, principalmente pela liderança. Dono da pole, o finlandês Timo Lokinen foi seguido de muito perto, durante as 20 voltas, por Sérgio Verdi. A distância entre os dois era mínima principalmente no miolo, com curvas de baixa. Mais veloz nas retas e curvas de alta, Timo manteve a ponta e comemorou a vitória. Aos 45 anos, o finlandês começou a correr há três anos, na Venezuela. “Sempre tive a vontade de competir de Kart, mas a oportunidade só apareceu recentemente”, explicou o engenheiro finlandês.

Como o regulamento do campeonato determina que há o descarte de um resultado, mesmo que o piloto não tenha participado dela, espera-se que mais competidores participem da segunda das cinco provas do Estadual, dia 24 de outubro, também em Volta Redonda.

 

Veja os vencedores de cada uma das cinco categorias:

Mirim – Gianluca de Castro

Cadete – Paulo Júnior

Sprinter – Kenneth Rodrigues

Júnior – Gui Pessoa

Sênior – Timo Lokinen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *