Kart: Felipe Guimarães conquista o tri no Pan-Americano na categoria Sudam

O piloto Felipe Guimarães (Webmotors) conquistou neste domingo, dia 30/4, seu terceiro título Pan-Americano de Kart consecutivo. Com apenas 15 anos de idade, Felipe venceu o torneio disputado na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, competindo na categoria Sudam, a principal da competição.


Esta foi a estréia de Felipe Guimarães na Sudam – que só admite pilotos com idade acima de 15 anos. Os outros dois títulos do brasiliense tinham sido conquistados na categoria Sudam Júnior em 2004 (Fray Bentos, no Uruguai) e 2005 (Zárate, Argentina). “Não tenho palavras para descrever minha felicidade com esse título. Foi um dos campeonatos mais difíceis que eu já disputei e fico orgulhoso de saber que fui o vencedor”, contou o piloto que com a conquista garantiu licença para disputar o Campeonato Mundial de Kart, em outubro, na França.

 


Desde os primeiros treinos – realizados na quarta-feira (26/4), primeiro dia de atividades do Pan – Felipe Guimarães se destacou na Sudam, na qual a maior parte dos competidores era muito mais experiente que ele. Na tomada de tempos que definiu a ordem de largada das provas classificatórias, Felipe chamou a atenção ao marcar o melhor tempo na primeira das duas sessões. Ele só perdeu a primeira colocação do grid na segunda sessão da tomada, quando o paranaense Cláudio Cantelli Júnior cravou a melhor volta. Ainda assim, a segunda posição na tomada de tempos, garantiu ao piloto largar na pole em duas das três classificatórias. “Claro que ir bem na tomada de tempos é muito bom, mas não é o mais importante em um torneio que só se define na finalíssima”, comentou Felipe, lembrando que não existe um sistema de pontos para definir o campeão Pan-Americano. Leva o titulo aquele piloto que vencer a prova final, independente dos resultados das outras corridas.


 


Os 40 pilotos que estiveram em Florianópolis para a categoria Sudam foram divididos, depois da tomada de tempos, em quatro grupos que se enfrentaram em seis provas classificatórias – três para cada piloto – disputadas no sábado (29/4). Em suas corridas, Felipe Guimarães conseguiu um segundo lugar na primeira classificatória e venceu as outras duas, garantindo a pole-position da corrida Pré-Final. “As classificatórias são importantes porque define onde você vai largar na Pré-Final, que é onde começa de verdade a briga pelo título”, disse Guimarães.


 


Na corrida Pré-final, já no domingo, Felipe Guimarães largou na frente e manteve a ponta no começo da corrida. Evitando acidentes e pensando na grande final, Felipe correu poupando seu equipamento e terminou a prova em quarto – posição de sua largada na grande final. “A pré-final é apenas uma corrida que define o grid da última. Não tinha porque correr feito um louco para ganhar, bastava garantir uma posição de largada que me dê chance de brigar pelo campeonato. E é isso que eu fiz”, falou Felipe.


 


A final do Pan-Americano de Kart 2006 foi uma das provas mais disputadas e cheias de surpresas desse campeonato. Largando na segunda fila do grid, Felipe ganhou duas posições na partida e passou a atacar o líder, Rafael Suzuki. A grande disputa do brasiliense nessa prova, no entanto, aconteceu contra Cláudio Cantelli Júnior, que vinha em terceiro. Quando Cantelli abandonou com seu motor quebrado, Felipe já tinha uma grande desvantagem em relação ao líder e ficar com o título parecia uma tarefa impossível.


 


Foi então que a estrela peculiar de todo grande campeão voltou a brilhar. Rafael Suzuki teve problemas ao tentar ultrapassar um piloto retardatário e abandonou a corrida quando faltavam duas voltas para o fim. Felipe, em segundo, assumiu a primeira colocação e conduziu seu kart até a bandeirada para comemorar seu terceiro título do Pan. “No momento que eu vi que estava passando para primeiro eu não acreditei. Precisei me esforçar para não perder a concentração e cometer um erro”, contou o campeão que agora superou Ayrton Senna nesta competição. O tricampeão Mundial de Fórmula 1 era bicampeão do Pan-americano de Kart.


 


Felipe Guimarães conquistou esse título competindo pela equipe MSC, que preparou os chassis Kart-Mini usados por ele e também os motores Parilla. A equipe fez dobradinha nesse Pan-Americano com o vice-campeonato de André Nicastro. “Já corro com a MSC desde o final do ano passado. Temos um bom entrosamento. É fantástico conquistar um título com eles e saber que fiz parte do desenvolvimento desse chassi da Kart-Mini”, comentou Felipe. A equipe MSC é o time oficial da fábrica Kart-Mini no Brasil.


 


Veja quem foram os 15 primeiros colocados no Pan-Americano de Kart 2006 – categoria Sudam


 


1- Felipe Guimarães (BRA)


2- André Nicastro (BRA)


3- Ezequiel Costa (URU)


4- Mathias Milla (ARG)


5- Douglas Hiar (BRA)


6- Nicolas Petrongolo (ARG)


7- Lucas Finger (BRA)


8- Fabiano Machado (BRA)


9- Leonardo Cordeiro (BRA)


10- Franco Vivian (ARG)


11- Nathan Silva (BRA)


12- Bruno Pacetti (BRA)


13- Nicholas Zugaib (BRA)


14- Diego Gutierrez (BRA)


15- Rafael Suzuki (BRA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *