Kart: Florianópolis sedia o Pan-Americano de Kart de 2006

Kartódromo dos Ingleses recebe o principal campeonato do continente entre os dias 28 e 30 de abril.

Florianópolis será o centro do kartismo nas Américas a partir desta quarta-feira (26), quando começam os treinos no Kartódromo dos Ingleses para a edição de 2006 do Campeonato Panamericano de Kart. Cerca de 80 pilotos de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos, como Colômbia e Argentina, são esperados para o evento, que se caracteriza como a competição mais importante do primeiro semestre no calendário da modalidade. A realização do Pan em território brasileiro – algo que não acontecia desde 2003 – era aguardada com grandes expectativas pelos pilotos do país.

“É sempre muito bom poder disputar um torneio internacional correndo em casa, sem a necessidade de ter de se adaptar a uma nova pista, ou ter de completar uma longa viagem para competir”, acredita o jovem destaque da categoria Júnior, Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/Cargonave), de 13 anos de idade. “Acredito que, pela grande movimentação dos pilotos brasileiros em torno da competição, a edição deste ano do Pan seja uma das mais competitivas dos últimos tempos. Certamente Florianópolis vai receber um campeonato digno da beleza da cidade e da qualidade de vida que ela proporciona a seus moradores”, completou o piloto, que viveu por dois anos na capital catarinense.

O Brasil – a exemplo do que acontece no futebol –, também tem como adversários tradicionais no kartismo sul-americano a Argentina, a Colômbia e o Uruguai, e o fato dessas quatro bandeiras representarem a elite da modalidade em todo o continente só aumenta o clima de rivalidade. Neste ano, a expectativa é de que os pilotos brasileiros fiquem com a maioria dos títulos e o ingresso neste inevitável embate entre nações também tem atraído a atenção dos jovens pilotos.

“Essa rivalidade natural é saudável, faz bem ao esporte e estimula a competição. Como nos Estados Unidos o kartismo não é tão difundido por questões culturais, as principais disputas em todo o continente são entre os sul-americanos. Neste ano, creio que a tradição se repita e espero estar no grupo que vai brigar por um lugar no pódio”, almeja Henrique Martins.

O piloto da equipe Faster Motorsport fará em Florianópolis sua segunda participação em um torneio internacional, e acredita que possa deixar o Kartódromo dos Ingleses com um bom resultado. A estréia do piloto em competições estrangeiras ocorreu no início do mês de março, na Itália, quando ele se classificou para a final do Trofeo Andrea Margutti, considerado o campeonato mundial da categoria Júnior.

“Já superei o peso da estréia e agora, correndo em casa, espero fazer um bom campeonato. Disputar uma competição internacional é bem diferente de competir por um título regional ou mesmo nacional. Além do equipamento ser diferente, o peso da disputa é outro, e acredito que em termos de experiência, a estréia no Andrea Margutti foi muito positiva para minha carreira”, finalizou Henrique.

A programação do evento prevê treinos livres na quarta e na quinta-feira. Na sexta serão realizadas as tomadas de tempo e no sábado, as provas classificatórias. As finais estão marcadas para o domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *