Kart: Matheus Jacques, pole-position no Brasileiro, retoma o foco nos regionais

Piloto foi prejudicado na competição nacional, mas continua a luta pelos tÁ­tulos regionais.

O piloto cadete Matheus Jacques (Claudinho Racing / KartMini / ABL / VivoSabor / CMS / Enxuto) voltou para a cidade de Cosmópolis, interior de São Paulo, com sentimentos de alegria e ao mesmo tempo tristeza, pelos fatos ocorridos no 44º Campeonato Brasileiro de Kart, disputado em Goiânia (GO).

A alegria de Jacques é pelo excelente trabalho realizado por ele e a equipe Claudinho Racing, que culminaram com a conquista da pole-position na competição, que reuniu 43 pilotos na categoria Cadete.

“Ser pole em um Brasileiro é muito bom, fiquei muito feliz, pena que o restante da competição tenha sido tão confuso.” comentou o piloto.

A confusão a que Matheus se refere, que também é o motivo de sua tristeza, se deu em todos os âmbitos da competição. Fora da pista, o que se viu foram instalações precárias, problemas no parque fechado, brigas e muita reclamação. Dentro dela, problemas com cronometragem, erros inaceitáveis da Direção e Comissariado de Provas e muitos acidentes.

Após a pole-position, Matheus foi para a primeira bateria classificatória esperando fazer mais uma excelente prova, mas não teve sorte e, envolvido em pequenos acidentes durante toda a corrida, finalizou em sexto. Na segunda bateria, em uma decisão equivocada da direção de prova, foi punido por queimar a largada, embora ele fosse novamente o pole-position. Reposicionado para a quinta colocação no grid, Jacques não pÁ´de fazer uma boa prova, e terminou em 12º.

“Não foi justa essa punição, o pole é que determina o ritmo e ele vinha lento na volta de apresentação, como tem que ser. O segundo é que errou, mas o Matheus acabou punido. Fomos muito prejudicados com isso” afirmou Décio Freire Jacques, pai do piloto.

Na prova pré-final, Matheus não conseguiu escapar de um engavetamento logo na primeira curva do circuito, que envolveu a quase totalidade dos pilotos. Mesmo voltando no final do pelotão de 34 karts, fez boa recuperação e finalizou a bateria em 10º, posição em que largou na prova final, onde também foi envolvido em acidentes, concluindo a competição apenas na 16ª colocação.

“Foi lamentável o que aconteceu em Goiânia.” comentou Décio, e acrescentou “Parecia até que estávamos lá fazendo um favor para eles. O Diretor de Provas foi rude com as pessoas, os comissários erraram muito, e nós, como boa parte dos pilotos e equipes, saÁ­mos de lá com o sentimento de que fomos prejudicados. Espero que isso nunca mais aconteça”.

Matheus Jacques volta agora suas atenções para os campeonatos regionais que disputa, em especial a Copa São Paulo da Granja Viana, que lidera com boa vantagem. Nos planos do piloto para este ano está também a participação no GP Brasil de Kart, que será realizado em Itú (SP), no final de agosto.