ALMS: Melo Júnior tenta segunda vitória do ano em Lime Rock

Depois do bicampeonato nas 24 Horas de Le Mans, piloto brasileiro vai Á  pista em busca da segunda vitória na temporada norte-americana.

Depois de um intervalo de dois meses no calendário, a American Le Mans Series retoma suas atividades neste sábado (18), com a quinta etapa. Maioria das equipes da categoria dedicaram o trabalho Á  preparação e Á  disputa, em junho, da 77ª edição das 24 Horas de Le Mans. Caso, por exemplo, da Risi Competizione, que venceu a prova francesa pela segunda vez consecutiva na classe GT2, com o brasileiro Jaime Melo, o finlandês Pierre Kaffer e o finlandês Mika Salo.

Melo e Kaffer, parceiros na disputa da American Le Mans Series, estão na vice-liderança do campeonato. A vitória em Le Mans reforça a motivação da dupla para a corrida na pista de Lime Rock, no estado norte-americano de Connecticut. â€œÉ claro que aqui tudo é diferente de Le Mans, é uma pista bem curta, a corrida é curta, mas é claro que ter vencido lá, numa das corridas mais aguardadas do ano, ajuda bastante o trabalho aqui nos Estados Unidos”, considera Melo.

O piloto brasileiro, campeão da ALMS em 2007 – ano em que tinha Salo como parceiro -, aposta nos dados colhidos nas edições anteriores da corrida em Lime Rock para extrair desde os primeiros treinos um bom rendimento da Ferrari F430 GT. “Vamos começar o trabalho com os mesmos ajustes do ano passado, talvez com algumas mudanças, só teremos como definir isso no dia, analisando as condições da pista, a temperatura e coisas assim”, diz o piloto.

O tráfego no circuito, cujo traçado tem pouco menos de dois quilÁ´metros e meio, é visto por Melo como uma das dificuldades esperadas para a corrida. “No ano passado, por exemplo, tivemos problemas com um retardatário e isso custou a perda de uma volta na corrida, então o objetivo principal, para o Kaffer e eu, vai ser ficar o mais longe possÁ­vel desse tipo de problema”, comenta. “Fazendo isso, a chance de terminar bem aumenta, o que vai nos ajudar no campeonato”.

Com uma vitória – nas 12 Horas de Sebring, prova que abriu a temporada 2009 da American Le Mans Series -, um segundo e um terceiro lugar, além de um abandono, Melo e Kaffer somam 59 pontos. Estão a 21 do norte-americano Patrick Long e do alemão JÁ¶rg Bergmeister, que venceram as três últimas provas e são lÁ­deres com o Porsche 911 GT3 da Flying Lizard Motorsports. “Eu digo que temos condições de superar a Porsche e dar inÁ­cio Á  nossa reação”, diz o brasileiro.

A programação em pista da quinta etapa da American Le Mans Series terá inÁ­cio na sexta-feira (17), com sessões de treinos livres de 60 minutos a partir das 12h15 e das 15h30. O grid será definido no mesmo dia, com a tomada de tempos sendo aberta Á s 16h35. A largada para a corrida de sábado será dada Á s 15h05, para 2h45min de disputa – todos os horários são referentes a BrasÁ­lia, que está uma hora Á  frente de Lima Rock no fuso horário.

Após a disputa de quatro etapas, a classe GT2 tem a seguinte pontuação:
1º) JÁ¶rg Bergmeister/Patrick Long (ALE/EUA), 80
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
 
2º) Jaime Melo/Pierre Kaffer (BRA/ALE), 59
Risi Competizione, Ferrari F430 GT 
3º) Dominik Farnbacher/Ian James (ALE/EUA), 52
Panoz Team PTG, Panoz Esperante GTLM-Ford
 
4º) Seth Neiman (EUA), 40
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
 
5º) Marc Lieb (ALE), 36
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
 
6º) Darren Law/Seth Neiman (EUA), 34
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
 
6º) Wolf Henzler (ALE), 34
Farnbacher Loles Racing, Porsche 911 GT3 RSR
 
8º) Dirk Mueller/Tommy Milner (MON/EUA), 33
BMW Rahal-Letterman Racing Team, BMW E92 MW
 
9º) Mika Salo (FIN), 30
Risi Competizione, Ferrari F430 GT
 
10º) Luis Companc/Mathias Russo/Gianmaria Bruni (ARG/ARG/ITA), 26
Advanced Engineering Pecom Racing Team, Ferrari 430 GT