Kart: Mudanças na Endurance atraem mais um piloto da Stock Car para o Paulista

Valdeno Brito, segundo colocado na etapa de Londrina da Copa Nextel Stock Car, está confirmado para a quarta rodada da temporada.

As recentes mudanças no regulamento da categoria Auto Market Endurance de Kart – que estreou este ano no Campeonato Paulista como a primeira competição com provas de média duração da história do estadual –, têm atraído novos pilotos para a temporada de 2007. A quarta etapa do torneio será realizada neste sábado (11), e já tem a presença confirmada do paraibano Valdeno Brito, da Copa Nextel Stock Car.

A partir da quarta etapa do calendário, a Auto Market Endurance de Kart vai estrear um novo formato de disputas: as provas da categoria terão 40 minutos de duração – e não mais uma hora – e o peso do conjunto kart-piloto será aumentado para 170 kg, o que alinhou o torneio ao regulamento das categorias seniores.

“A Auto Market Endurance tem atraído todos os tipos de pilotos, de veteranos a novatos”, explica o Hexacampeão Brasileiro de Kart Paulo Carcasci, promotor do evento. “O kart usado nessa categoria, equipado com o motor Fireball de dois tempos, é rápido e gostoso de pilotar, além de ser fácil de acertar. Por isso, não é preciso ser um superkartista para se dar bem nessa categoria”, completa Carcasci.

As três primeiras corridas do ano tiveram média de 15 inscritos e marcaram o encontro de nomes de destaque no automobilismo nacional e internacional – como Aloísio Coelho, Alan Hellmeister e Felipe Maluhy – e pilotos estreantes na modalidade, entre eles o novato Francisco Weiller, atual líder do estadual na categoria Sprinter.

Para Valdeno Brito, que há duas semanas conquistou o primeiro pódio da Peugeot na Copa Nextel Stock Car, o kart representa uma prática oportunidade de treinamento de pista, principalmente porque na Stock Car os testes particulares são proibidos. “O kart é uma ótima alternativa para o meu treinamento, já que exige muito fisicamente e submete o piloto a forças G laterais bem superiores às da Stock Car”, ressaltou Valdeno. “E disputar o Paulista de Kart é, antes de tudo, um grande prazer para mim, além de representar um excelente treinamento”, acrescentou.

A Auto Market Endurance de Kart é uma das categorias criadas em 2007 pelos novos promotores do Campeonato Paulista de Kart. Neste ano a competição sofreu mudanças no regulamento para voltar a crescer, e em apenas três etapas reuniu 95 pilotos de diversas idades – um aumento de cerca de 100% em relação ao número de inscritos registrados no final do ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *