LMS: Brasileiro defende liderança em Spa

Circuito belga será palco da quarta etapa da temporada neste final de semana.

 


“Não será uma prova fácil. Como se trata de uma corrida de longa duração, vamos acertar o carro nos treinos e confiar na resistência do equipamento. Quero manter o bom rendimento para chegar no Brasil em condições de conquistar o tÁ­tulo”, disse Erdos em relação Á  última etapa do campeonato, a Mil Milhas Brasil, que será disputada no dia 10 de novembro, em São Paulo.


Na categoria LMP1, a Peugeot tenta manter a supremacia. Vencedora das três primeiras etapas – em Monza, Valência e Nürburgring – a equipe francesa é franca favorita ao tÁ­tulo. O time, que conta com os pilotos Pedro Lamy, Stephane Sarrazin, Nicolas Minassian e Marc Gene, utiliza a revolucionária tecnologia diesel.


Na Gran Turismo, tanto na LMGT1 quanto na LMGT2, o equilÁ­brio predomina. Com um Aston Martin da equipe Modena, o brasileiro Christian Fittipaldi busca a sua primeira vitória na categoria. A briga pela vitória ainda conta com carros como Ferrari, Porsche Saleen e Corvette.


Após a corrida Spa, o campeonato segue com os 1000 km de Silverstone, na Inglaterra, nos dias 15 e 16 de setembro e com a Mil Milhas Brasil, nos dias 10 e 11 de novembro, no circuito de Interlagos, em São Paulo. Para acertar os últimos detalhes da etapa brasileira, os organizadores da prova – Antonio Hermann, Alessandro Martinelli e Kiko Barros – acompanharão de perto as atividades na Bélgica.


â€œÉ sempre importante fazermos este tipo de intercâmbio. As equipes estão empolgadas com a prova no Brasil e, com certeza, o público poderá conferir um grande espetáculo na Mil Milhas Brasil”, disse o diretor de marketing Alessandro Martinelli.


Categorias:


A Le Mans Series é dividida em quatro categorias: LMP-1: Protótipos abertos ou fechados com peso mÁ­nimo de 925Kg, motores de até 6000cc e potência de 760 cavalos; LMP-2: Protótipos abertos ou fechados com peso mÁ­nimo de 775 Kg, motores de até 4000cc e potência de 550 cavalos; GT-1: Carros de Gran-Turismo com peso de 1.125Kg, motores de até 8000 cc e potência de 650 cavalos; GT-2: Carros de Gran-Turismo com peso de 1.225Kg, motores de até 8000 cc e potência de 500 cavalos.



Programação em Spa-Francorchamps (horário de BrasÁ­lia):


Sexta-feira:


8 horas – Primeiro treino livre
12h20 – Segundo treino livre


Sábado:


4h45 – Terceiro treino livre
9h40 – Treino classificatório


Domingo:


3 horas – Warm-up
7h30 – Corrida



Classificação geral do campenato:


LMP1:


1) Pedro Lamy, 26 pontos
Stephane Sarrazin, 26
2) Marc Gene, 18
Nicolas Minassian, 18
Jean-Christophe Boullion 18
3) Emmanuel Collard 14
4) Jan Charouz, 13
Stefan Mucke, 13
Alex Yoong, 13
5) Harold Primat, 8
Christophe Tinseau, 8
João Barbosa, 8
Stuart Hall, 8


LMP2:


1) Thomas Erdos, 21 pontos
Mike Newton 21 pontos
2) Miguel Amaral, 16
Angel Burgeno, 16
Miguel Castro, 16
3) Fredy Lienhard, 15
Didier Theys, 15
Eric Van de Poele, 15
Alain Filhol, 15
Bruce Jouanny, 15
Jacques Nicolet, 15
4) Juan Barazi, 10
Karim Ojjeh, 10
Michael Vergers, 10
5) Bill Binnie, 9
Chris Buncombe, 9
Allen Timpany, 9


LMGT1


1) Patrice Goueslard, 21 pontos
Jerome Policand, 21
2) Soheil Ayari, 20
Stephane Ortelli, 20
3) Christophe Bouchut, 19
Gabriel Gardel, 19
Fabrizio Gollin, 19
4) Antonio Garcia, 17
5) Marco Cioci, 16
Pier Giuseppe Perazzini, 16
Salvatore Tavano, 16


LMGT2


1) Robert Bell, 24 pontos
Allan Simonsen 24
2) Marc Lieb, 19
Xavier Pompidou, 19
3) Alessandro Bonetti, 17
Fabrizio de Simone, 17
4) Alex Caffi, 14
Denny Zardo, 14
5) Sergio Hernandez, 12