LMS: Das quatro categorias, apenas uma terá disputa pelo título da temporada em Interlagos

Das quatro categorias que fazem parte da Le Mans Series, apenas uma, a LMP1, que é a principal, terá o título de campeão definido nas Mil Milhas Brasil, em Interlagos, no sábado (10/11).

Disputam à taça da LMP1, Stéphane Sarrazin e Pedro Lamy, os líderes, com 36 pontos, Jean-Christophe Boullion, com 34, Emmanuel Collard, 30 e Marc Gené Nicolas Minassian, com 28 pontos.


Apenas quatro carros da categoria se inscreveram para a prova, as duas duplas da Peugeot (Sarrazin/ Lamy, Gené/ Minassian), um trio da Pescarolo (Emmanuel Collard / Jean-Christophe Boullion / Harold Primat) e um trio da Creation Autosportif (Jamie Campbell-Walter / Felipe Ortiz/Stuart Hall).


Todas as cinco etapas anteriores foram vencidas pelos carros da Peugeot (Sarrazin/ Lamy, três e Gené/ Minassian, duas). O sistema de pontuação é o mesmo da F-1, com os oitos primeiros pontuando, na ordem, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1.


Apesar de correrem em dupla ou trio, os pilotos pontuam em separado. Com isso Collard, parceiro habitual de Boullion, mas que não disputou a etapa de Valência, tem quatro pontos a menos que o companheiro de equipe.


Na classe LMP2 os lideres são o brasileiro Thomas Erdos e o inglês Mike Newton, que somam 36 pontos. A dupla, que corre com um MG Lola da RML, não disputa a prova, e mesmo assim garantiu o título da categoria, pois Miguel Amaral, Angel Burgeno, Miguel Castro, todos com 30 pontos, também não vieram ao Brasil. Juan Barazi / Karim Ojjeh, com vinte pontos, podem garantir o vice-campeonato, em caso de vitória em São Paulo. Três carros lutam pela vitória na categoria. Mario Haberfeld e Paulo Roberto Bonifácio, são os brasileiros na disputa.


Pela classe LMGT1, dois únicos carros estão no Brasil. Soheil Ayari/
Stephane Ortelli, com 40 pontos, são os campeões. Eles venceram quatro etapas consecutivas, e também preferiram ficar na Europa, a vir ao Brasil. Fernando Ress é o brasileiro na classe.


A classe LMGT2 é a que mais tem carros na prova, treze. Robert Bell tem 42 pontos, dez a mais do que Allan Simonsen, que não disputa a prova, e foi parceiro de Bell em quatro provas na temporada. Marc Lieb/ Xavier Pompidou, com 29 pontos e Fabrizio de Simone, com 27, lutam em Interlagos pelo vice-campeonato.


Três trios brasileiros estão na luta pela vitória na classe: Xandy Negrão / Xandinho Negrão / Andreas Mattheis, Francisco Longo / Chico Serra / Daniel Serra e Raul Boesel / Nonô Figueiredo / Marcel Visconde.


O SpeedRacing é um dos únicos sites brasileiros a cobrir todo o campeonato da Le Mans Series, com matérias completas e exclusivas.


Acompanhe as Mil Milhas Brasil no SpeedRacing, que estará, ao vivo, direto de Interlagos, trazendo todas as notícias da prova. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *