Marcas e Pilotos: Resultados da quinta etapa acirram disputa por tÁ­tulos do Regional

Alysson Moreno e César Chemin, lÁ­deres das duas categorias, vêem cair vantagem em relação aos demais candidatos nos grupos A e N

Os fatos verificados na quinta etapa do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos foram saudáveis ao equilÁ­brio da disputa pelos tÁ­tulos dos grupos A e N. Nas duas subdivisões, Alysson Moreno e César Chemin, que comandam a tabela de classificação, viram nas duas baterias do último domingo (14) no Autódromo Internacional de Cascavel a diminuição da vantagem que têm para seus principais adversários na caça aos tÁ­tulos de 2007.


No grupo A, Moreno, vencedor de duas etapas, largou da pole e dominou a primeira bateria, com Júnior Caús em segundo. Na segunda, enquanto o lÁ­der do campeonato abandonava com problemas mecânicos, o piloto da Caús Motorsport vencia sob chuva e comemorava seu primeiro triunfo na temporada. A tabela bruta de pontuação apresenta uma queda de 22 para três pontos na diferença entre os dois pilotos, que são lÁ­der e vice-lÁ­der.


A situação de Caús na disputa pelo tÁ­tulo melhorou, mas não tanto quanto os números indicam numa primeira análise. Como o regulamento desportivo prevê o descarte dos resultados de duas baterias por piloto, a vantagem de Moreno vai a 14 pontos. O lÁ­der despreza a bateria final da primeira e da quarta etapa, em que não marcou nenhum ponto. O vice-lÁ­der, pela projeção atual, desfaz-se das duas baterias da segunda etapa, em que totalizou 11 pontos.


Considerados desde já os descartes de resultados de cada piloto, Moreno segue na liderança com 158 pontos, contra 144 de Caús, que será campeão caso conquiste a pole-position e vença as duas baterias da última etapa, marcada para 25 de novembro, liderando também a 15ª volta de cada prova – instante em que há atribuição de pontos de bonificação. Uma série de outras combinações podem fazer de Caús, vice em 2005, o campeão desta temporada.


A disputa pelo tÁ­tulo do grupo A envolve outros dois competidores. Marlon Bastos, também da Seidel Preparações, soma 125 pontos. Com os descartes, cai a 116. Sua situação é menos favorável, por depender de resultados negativos dos dois primeiros colocados. LuÁ­s Pielak, da Sérgio Ferrari Racing Team, foi segundo colocado na prova de domingo e está em quarto na tabela. Tem 108 pontos brutos e vai a 106 na classificação lÁ­quida. Sua chance é remota.


O grupo N terá três pilotos envolvidos com a disputa pelo tÁ­tulo na prova do dia 25. César Chemin, campeão em 2006 e lÁ­der da temporada, teve atuação parecida com a de Moreno na quinta etapa. Largando da pole, o piloto da Sorbara Motorsport ganhou a primeira bateria. Na segunda, foi sétimo. Somou 31 pontos, em terceiro na pontuação geral. O vice-lÁ­der LeÁ´nidas Fagundes, da Sirtoli Racing, foi segundo na etapa, com um segundo e um quinto lugar.


A vitória na etapa foi de Diego Barroso, da Ferrari Motorsport. Quarto na primeira bateria, ele ganhou a segunda para comemorar o segundo triunfo no ano, consolidado com 35 pontos na etapa. Chemin lidera com 149 pontos e não tem de descartar resultados – desfaz-se das duas baterias da primeira etapa, em que não marcou nenhum ponto. Fagundes, com 141, despreza as duas baterias da quarta etapa, quando teve um sétimo lugar e um abandono. Cai a 135.


A diferença lÁ­quida de 14 pontos, idêntica Á  que separa Moreno e Caús no grupo A, confere a Fagundes a possibilidade de comemorar o tÁ­tulo com a pole e a vitória nas duas baterias da última etapa. Barroso tem 123 pontos. Perde um com os descartes, já que elimina um abandono e um décimo lugar, ambos na primeira etapa, e cai a 122. Para ficar com o tÁ­tulo, em termos gerais, precisa de domÁ­nio absoluto na etapa final, contando com combinações de resultados.


Cada etapa do Regional de Marcas & Pilotos põe em jogo 53 pontos. Há um ponto de bÁ´nus pela conquista da pole. Além disso, em cada bateria, são seis pontos para o piloto que lidera a 15ª volta, instante em que há bonificação para os cinco primeiros colocados em cada grupo. O resultado final de cada bateria, em que há pontuação para os 10 primeiros colocados no grupo A e no grupo N, dá ao vencedor um total de 20 pontos no campeonato.