Mercedes-Benz Grand Challenge: Campeonato tem seu primeiro piloto paraplégico no grid

Tales Lombardi dividirá um Mercedes C250 Turbo com Gustavo Marques, na equipe RSports, a partir da etapa do Velopark

O Mercedes-Benz Grand Challenge terá uma estreia especial na disputa da sua sexta etapa da temporada, que será realizada no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, entre os dias quatro e seis de outubro. Pela equipe RSports, Tales Lombardi dividirá a pilotagem de um Mercedes C250 Turbo adaptado com Gustavo Marques colocando seu nome na história da categoria como o primeiro piloto com paraplegia do grid. A expectativa de todos os envolvidos é alta em busca de um bom resultado.

Com 35 anos, Tales Nóbrega Lombardi, paulistano, viu sua vida mudar há sete anos quando sofreu um acidente de helicóptero. “Exatamente neste dia 19 de setembro, há sete anos, o helicóptero que estava pilotando teve uma pane no motor. Para não cair em um campo de futebol onde tinha crianças, joguei a máquina em um matagal e no impacto acabei fraturando a minha coluna”, fala Tales.

“Acabei passando sete meses internado e quando estava me recuperando, já fora do hospital, meu pai acabou falecendo, por isso este foi um perÁ­odo especÁ­fico bem difÁ­cil para mim”, completa o piloto. Paraplégico, Tales trabalhou duro e conseguiu se reabilitar fazendo o que ama: correr. “Com a ajuda da minha famÁ­lia me recuperei e sigo minha vida normalmente, tirando o fato que agora estou dependendo da cadeira de rodas”, completa Nóbrega.

Desde 2008 disputando competições de kart adaptados como a Copa São Paulo de Parakart e as 500 Milhas da Granja Vianna, além de disputar o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, Tales agora parte para um novo desafio. A disputa de um torneio nacional no Mercedes-Benz Grand Challenge. Sobre este passo Á  frente em sua carreira, o piloto fala. “Não estou conseguindo nem dormir por isso, não vejo a hora de começar”, revela.

“Meu maior objetivo é quebrar esta barreira para mostrar que pilotos com deficiência também podem competir. Espero conhecer bem o carro, consolidar minhas parcerias para ter um grande final de ano no Mercedes-Benz Grand Challenge. Por isso, quero muito, também, agradecer ao Gustavo, com quem vou dividir o cockpit do meu carro, e a equipe RSports, do Leandro Romera, por nos ajudar a realizar este sonho”, encerra Tales.

Ao lado de Lombardi o também paulista Gustavo Marques completará a dupla. Sobre este novo desafio, o piloto fala. “Depois de competir anos no kartismo ter a oportunidade de pegar um carro como esta Mercedes C250 Turbo e pilotá-la em vários circuitos do Brasil é a realização de uma meta. Todo o nosso empenho será em ter um grande final de ano na categoria e, assim, começar 2014 ainda mais fortes juntos”, destaca Gustavo.

Carro e equipe

Para possibilitar a pilotagem de um competidor paraplégico o trabalho de adaptação na Mercedes C250 Turbo está sendo realizado para construir um acelerador e freio com acionamento manual. Supervisando este trabalho e como equipe responsável pelo carro, a RSports, de Leandro Romera, recebe seus novos competidores de braços abertos.

“Fiquei extremamente feliz por ser escolhido para tocar este projeto já que estou há anos no automobilismo e estamos todos trabalhando bastante para deixar o equipamento pronto. São dois pilotos extremamente profissionais, focados e acredito que será uma dupla bem interessante para todos acompanharmos”, declara Romera.

“Tentamos inovar sempre e esta oportunidade é perfeita para incentivar uma transformação no automobilismo nacional abrindo portas para pessoas com deficiência e que podem competir de igual para igual com todos. Todos esperamos ter um grande final de ano juntos e também estou na expectativa pelas três etapas final com grande sucesso no Mercedes-Benz Grand Challenge”, encerra Leandro Romera.