Mil Milhas Brasil: Gene / Minassian vencem em Interlagos na final da Le Mans Series

O time Peugeot dominou a etapa final da Le Mans Series com a vitória de Marc Gene e Nicolas Minassian e o tÁ­tulo de Pedro Lamy e Stephane Sarrazian, que terminou a prova na segunda colocação.


A prova conturbada de Pedro Lamy e Stephane Sarrazin graças a um problema de embreagem logo na largada foi recompensado ao final com o tÁ­tulo da Le Mans Series na categoria principal (LMP1), mesmo terminando 12 voltas atrás do lÁ­der.

A vitória ficou com a dupla do Peugeot nº 7 Marc Gene e Nicolas MInassian que dominaram a prova desde a largada, perdendo a ponta apenas uma vez durante todas as 374 voltas graças a primeira parada aos boxes.

Depois disso o passeio dos carros franceses em Interlagos não deu chance ao Pescarolo, único carro que poderia ameaçar o domÁ­nio da marca do leão. Porém, um problema na suspensão dianteira logo no inÁ­cio da corrida eliminou as chances do Pescarolo.

O Creation CA07 Judd terminou na terceira colocação no geral, 16 voltas atrás do lÁ­der da prova.

Dos 23 carros que largaram, 16 completaram a prova. Entre os doze brasileiros inscritos, apenas Paulo Bonifácio não completou a prova, devido a problemas com seu Pibeam MP93 Judd logo na largada. E ainda um acidente por perto da volta 300 de Pierre Bruneau na saÁ­da do “S” do Senna.

Na categoria LMP2, Juan Barazi, Michael Vergers e Karim Ojjeh venceram na classe, terminando na 5ª posição no geral. Warren H4ghes, Darren Manning e o brasileiro Mário Haberfeld terminaram na segunda colocação na categoria, porém não completaram a prova devido a quebra da suspensão traseira que ocasionou uma saÁ­da de pista.

O Aston Martin DBR9 onde o brasileiro Fernando Ress fez sua estréia na Le Mans Series venceu na categoria LMGT1 (6º no geral) juntamente com seus companheiros Gregor Fisken, Steve Zacchia e Roland Berville. O Corvette C6R de Olivier Beretta, Patrice Goueslard e Olivier Gavin terminou na segunda colocação, 11º colocado no geral.

A equipe brasileira formada por Xandy Negrão, Xandinho Negrão e Andreas Mattheis subiu ao pódio na categoria LMGT2, terminando na segunda colocação (8º no geral) com a Ferrari 430 GT, ficando atrás do Porsche 997 GT3 RSR de Marc Lieb, Xavier Pompidou e Marc Basseng que terminou em 7º no geral. Fechou o pódio o trio Ben Aucott, Philip Petter e Rob Bell com outra Ferrari 430 GT.

Lamy e Sarrazian conquistam o tÁ­tulo da Le Mans Series somando 40 pontos. Jean Christophe Boullion, da Pescarolo, termina o campeonato como vice campeão somando 36,5 pontos, enquanto a outra dupla da Peugeot, Gene e Minassian, ficaram com a terceira colocação somando 33 pontos.


Como apenas quatro carros a pontuação foi modificada, com os pilotos ganhando metade dos pontos.


Final:


1) Nicolas Minassian / Marc Gene (Team Peugeot Total – Peugeot 908 Hdi-FAP), 374 voltas em 8h58min21s822
2) Stéphane Sarrazin / Pedro Lamy (Team Peugeot Total – Peugeot 908 Hdi-FAP), 362 voltas
3) Jamie Campbell-Walter / Felipe Ortiz/Stuart Hall (Creation Autosportif – Creation 07/01 – Judd), 358 voltas
4) Emmanuel Collard / Jean-Christophe Boullion / Harold Primat (Pescarolo Sport – Pescarolo Judd), 354 voltas
5) Juan Barazi / Michael Vergers / Karim Ojjeh (Barazi – Epsilon – Zytek 07S – Zytek), 351 voltas
6) Gregor Fisken / Steve Zacchia / Roland Berville / Fernando Rees (Aston Martin Racing Larbre – Aston Martin DBR9), 329 voltas
7) Marc Lieb / Xavier Pompidou / Marc Basseng (Team Felbermayr Proton – Porsche 997 GT3 RSR), 326 voltas
8) Xandy Negrão / Xandinho Negrão / Andreas Mattheis (JMB Racing – Ferrari F430 GT), 324 voltas
9) Ben Aucott / Philip Peter / Robert Bell (JMB Racing – Ferrari F430 GT), 323 voltas
10) Peter Kox / Mike Hezemans / Paul Van Splunteren (Spyker Squadron – Spyker C8 Spyder GT2R), 321 voltas
11) Oliver Gavin / Patrice Goueslard / Oliver Beretta (Luc Alphand Aventures – Corvette C6.R), 320 voltas
12) Raul Boesel / NonÁ´ Figueiredo / Marcel Visconde (Stuttgart Motorsport – Porsche 997 GT3 RSR), 318 voltas
13) Francisco Longo / Chico Serra / Daniel Serra (JMB Racing – Ferrari F430 GT), 318 voltas
14) Andre Chiesa / Andrea Belicche / Jonny Kane (Speed Racing Team – Spyker C8 Spyder GT2R), 316 voltas
15) Christian Ried / Horst Felbermayr Jr. (Team Felbermayr Proton – Porsche 997 GT3 RSR), 302 voltas
16) Warren Hughes / Darren Manning / Mario Haberfeld (Embassy Racing – Radical RS9 – Judd), 278 voltas
17) Horst Felbermayr Sr. / Gerold Ried / Philip Collin (Team Felbermayr Proton – Porsche 997 GT3 RSR), 235 voltas
18) Philippe Hesnault / Rob Barff / John Hartshorne / Thierry Perrier (Thierry Perrier – Porsche 997 GT3 RSR), 232 voltas
19) Rene Rasmussen / Kurt Thiim (Team Markland Racing – Corvette C6 Z06), 212